Blog
Prevenção: 5 atitudes que ajudam a prevenir o Alzheimer
- 6 de outubro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Antigamente, o Alzheimer era visto no senso comum como uma doença estritamente genética. Ou seja, o que era pensado era o seguinte: se meu pai teve Alzheimer, automaticamente eu terei também. Hoje, sabemos que não é bem por aí, e que a prevenção do Alzheimer existe e é necessária! Hoje, sabemos que carga genética é, sim, importante, mas não é o único fator responsável no desenvolvimento do Alzheimer. Um estudo recente foi publicado afirmando que mais de 30% das demências, como o Alzheimer, podem ser prevenidas através do estilo de vida. Por isso, sempre falamos sobre o assunto na Plataforma de Ensino Online do Alzheimer360! É, sem dúvidas, um assunto muito importante! Hoje, trouxemos algumas dicas que contribuem na prevenção da doença, para conscientizar a população sobre essas atitudes. É importante lembrar que a prevenção é composta por um conjunto de fatores, não apenas um ou outro isolado, e que a carga genética, embora não seja determinante, tem influência grande no desenvolvimento da doença. Vamos à prevenção?
1) Alimentação adequada
Mantenha uma alimentação equilibrada, baseada na Dieta Mediterrânea. Esse tipo de dieta já era muito conhecida como aliada no combate às doenças cardíacas, e hoje, é um consenso entre os especialistas que uma alimentação baseada da dieta mediterrânea pode ajudar a tratar e prevenir o Alzheimer. Os itens dessa dieta contém alimentos repletos de antioxidantes e anti-inflamatórios, o que é excelente para o cérebro!
2) Faça atividades físicas
O sedentarismo é um dos fatores de risco para desenvolvimento da doença, e a falta de atividades físicas pode desenvolver outros fatores de risco, como obesidade e hipertensão. O exercício físico reduz a inflamação, o estresse oxidativo e controla os níveis de açúcar no sangue, equilibrando o metabolismo da insulina. Além disso, como mencionamos, a atividade física tem poder de prevenção multifatorial, ajudando a preservar a saúde mental. Um estudo norte-americano concluiu que pessoas que tinham o risco de desenvolver a doença de Alzheimer que praticaram exercícios pelo menos 4 vezes por semana aumentaram o volume de massa cinzenta em várias partes do cérebro, principalmente no lobo temporal, responsável pelas memórias de curto prazo. Motivos não faltam para levantar do sofá e fazer aquela caminhada tão adiada, né?
3) Estimule sua mente
Estude bastante, aprenda sempre coisas novas, uma língua diferente, um instrumento novo, faça palavras cruzadas, uma arte que você não conhece a fundo, se abra para o novo! Exercite seu cérebro com atividades que precisem de atenção, treino e utilização das suas funções executivas. Essas atitudes treinam os neurônios e previnem a chegada do Alzheimer!
4) Trate a sua depressão
A depressão é um dos fatores de risco associados ao Alzheimer. Se você estiver com depressão, procure ajuda de psiquiatras e psicólogos para tratá-la. Existe até um estudo que associa a depressão ao aparecimento do Alzheimer! Portanto, lembre-se que depressão é coisa séria, e deve ser tratada, tanto para melhorar sua qualidade de vida, quanto para prevenir a chegada do Alzheimer.
5) Pare de fumar
Os motivos para parar de fumar não faltam! E agora tem mais um: o fumo é um grande fator de risco para o desenvolvimento do Alzheimer! De acordo com um estudo, fumar pode aumentar em 157% o risco de desenvolver a Doença de Alzheimer! Ou seja, abandonar o cigarro é uma atitude extremamente importante, tanto para quem deseja prevenir o Alzheimer quanto para sua saúde em geral! Só benefícios! Lembre-se de que essas dicas não apenas irão te ajudar a prevenir o Alzheimer, mas irão elevar a sua qualidade de vida de um modo geral. Portanto, compartilhe essa publicação com o máximo de pessoas! Vamos fazer nossa parte e ajudar a criar uma sociedade mais conscientizada sobre a prevenção do Alzheimer!
ótima matéria, o exercício físico e muito importante para o nosso corpo, obrigado.
Excelente matéria!!! O exercício fisico é primordial para a saúde física e mental…agradecida pela excelente matéria.
Meteria Exelemte. Vou compartilhar no zap
Estou travando uma luta para não ter alzheimer tenho depressão estou sempre a cima do peso mas sou muito sensivel , mas vou lutar obrigado pelo espaço
Estou travando uma luta para não ter alzheimer tenho depressão estou sempre a cima do peso mas sou muito sensivel , mas vou lutar obrigado pelo espaço , a primeira vez que escrevo nunca enviei comentario algum