6 Gorduras Boas que Reduzem o Risco de Alzheimer em 44%
- 5 de janeiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Alimentação
Sempre ouvimos falar que o excesso de gorduras faz mal à saúde. Em partes, essa afirmação pode ser considerada verdadeira, já que esse tipo de alimentação está ligada à ocorrência de doenças cardiovasculares. Porém, há algumas gorduras que são “boas” e ajudam a ter uma vida mais saudável, inclusive prevenindo doenças neurodegenerativas, como é o caso da Doença de Alzheimer.
Uma pesquisa da Clinica Mayo, nos Estados Unidos, estimou que consumir gorduras boas reduz o risco de ter Alzheimer em 44%. Afinal, quais gorduras são essas e quais os seus reais benefícios? Confira na lista abaixo!
1 – Gorduras de origem animal
A gordura animal é geralmente considerada uma vilã da alimentação. Porém, quando ela vem de animais criados soltos no pasto, com alimentação natural, traz vários benefícios.
2 – Abacate
Possui gorduras mono e poliinsaturada, além de gorduras saturadas boas. Contém ainda vitaminas A, B, C K e E e minerais como cálcio, ferro, zinco e potássio. O abacate ajuda na saúde vascular, sendo assim um fator preventivo para o Alzheimer.
3 – Azeite de oliva
O azeite de oliva extravirgem tem grande quantidade de antioxidantes, que previnem o envelhecimento, e uma substância chamada hidroxitirosol, que impede a degeneração dos neurônios. Clique aqui para ler nosso post especial sobre o azeite!
4 – Óleo de coco
O óleo extraído do coco tem diversas substâncias benéficas, como os triglicérides de cadeia média (TCM). Elas atuam, por exemplo, em diferentes formas de obtenção de energia pelo cérebro.
5 – Nozes
Suas gorduras boas atuam reduzindo o colesterol ruim. Além disso, possui óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos. E como você já sabe, tudo o que beneficia a saúde cardiovascular também é protege contra o Alzheimer!
6 – Amêndoas
Assim como as nozes, as amêndoas são sementes ricas em gorduras boas. E tem mais: ela possui aminoácidos, selênio e vitamina E, que mantêm a memória e o desempenho cognitivo!
Quer saber quais outros alimentos podem ser utilizados para prevenir o Alzheimer e adiar o avanço da doença? Assista à aula sobre alimentação e Alzheimer do Curso Online Gratuito para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer. É só clicar aqui, se cadastrar e participar!
Bom dia! Eu tenho 63 anos , e sempre ouvi a minha avó, e minha bisa conversando e diziam em suas falas do jeito delas que óleo de coco, castanha, e um tal de óleo de oliva era muito bom para o juizo. Me criei ouvindo essas maravilhas delas. Hoje depois que estudei, me formei com 57 anos me lembro com muito apreço das conversar das duas mulheres sábias que tenho como referencia. Procuro ter cada vez mais conhecimento de boas práticas alimentares. A minha avó faleceu há três anos com 102 anos um mês e seis dias. Era lúcida, consciente, orientada e ainda caminhava todos os dias…