7 Formas de Melhorar a Segurança da Pessoa com Alzheimer Dentro de Casa
- 31 de outubro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Em muitos casos, a pessoa com Alzheimer passa boa parte do tempo em casa. Isso acontece, principalmente, quando os cuidadores são pessoas da família. Há também aqueles que são cuidados por profissionais em suas próprias casas. Em qualquer um dos dois exemplos, é importante manter a segurança do ambiente. Mesmo que haja alguém sempre por perto, acidentes acontecem. A melhor atitude é evitá-los!
Veja essa lista com 7 formas de melhorar a segurança nos lares onde moram pessoas com Alzheimer:
1 – Evite tapetes
Essa dica simples pode evitar muitas complicações. Ter tapetes em casa oferece o risco do idoso escorregar. Quedas, em determinada faixa etária, podem trazer problemas mais sérios à saúde.
2 – Utilize piso antiderrapante
Pelo mesmo motivo citado acima, é uma boa ideia colocar um piso antiderrapante, como os emborrachados, por exemplo, em locais onde a pessoa com Alzheimer circula com mais frequência. Você pode optar também por colocá-lo em locais críticos, como banheiro, área de serviço ou outros lugares com pisos que podem causar risco de escorregamento.
3 – Instale barras de apoio
Barras de apoio em locais específicos podem ajudar o idoso com Alzheimer e dar uma segurança extra. Elas servem como apoio, ajudam na locomoção e também evitam quedas. São bem indicadas para a área do chuveiro e próximo ao vaso sanitário.
4 – Evite mesinhas de centro
As mesas de centro, principalmente as mais baixas, podem levar a pessoa com Alzheimer a tropeçar e até se machucar. Retire-as ou coloque-as nos cantos do cômodo.
5 – Deixe luzes acesas à noite
Durante a noite e a madrugada, deixe acesa alguma luz que ilumine o caminho para o banheiro e a cozinha, locais que a pessoa com Alzheimer pode precisar acessar enquanto os outros moradores estão dormindo.
6 – Telefones de emergência
Tenha sempre à mão um telefone ou celular para usar em caso de emergências. Anote e guarde em um lugar de fácil acesso números de emergência e quaisquer outros que você possa precisar em casos urgentes.
7 – Informe as pessoas ao redor
Além das pessoas que moram na mesma casa da pessoa com Alzheimer, é importante que aqueles ao redor também tenham conhecimento que ali se encontra alguém com a doença. Vizinhos, porteiro, síndico e outros podem ajudar em caso de emergências, já sabendo do que se trata, ou mesmo ficar atentos no caso do idoso sair de casa e se perder.
Quer conhecer mais dicas de especialistas em cuidados de pessoas com Alzheimer? Conheça a plataforma do Alzheimer360, com centenas de ideias e indicações de como melhorar a sua rotina de cuidados. Acesse e conheça agora!
Muito bom trabalho,importante termos conhecimento
muito bom o seu artigo
Interessante.
Amo as dicas e vou ficar mais atenta
Adorei!
Gostei
Vou seguir a par e passo todas as informações sobre o Alzheimer. Acho que isso é fundamental.
COLOCAR BONS CHINELOS PARA DAR BANHO ONDE ESTIVER ESCORREGADIO AI É COLOCAR OUTRO CALÇADO DEPOIS DO BANHO >.
Sempre é bom o apoio extrno para os cuidados com os acometidos com essa doença. As dicas são importantes e ajuda na seguraça do enfermo.
Uma idéia muito boa.
Muy buena información.
Excelente información.
Obrigado pelas dicas.ja fazemos muotad delas
muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns! 😀