8 Dicas para Aliviar o Estresse do Cuidador de Pessoas com Alzheimer
- 13 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Cuidador Dicas e Cuidados
O Estresse do Cuidador da Pessoa com Alzheimer é um problema que afeta uma grande parcela dos cuidadores. Afinal de contas, os especialistas estimam que para cuidar de alguém com Alzheimer sejam necessárias 16 horas por dia. Em muitos casos, uma única pessoa fica encarregada de fazer tudo. Portanto, é preciso tomar algumas atitudes para que esse cuidador não acabe ficando doente. Veja algumas dicas que podem ajudar:
1 – Converse e busque apoio
É importante conhecer outras pessoas que também cuidam de idosos com Alzheimer. A troca de experiências é bem útil para que você saiba que não está sozinho nesse desafio. Procure associações e grupos de apoio a familiares que existam na sua região.
2 – Peça ajuda quando achar necessário
Como foi falado no início, muitas vezes uma única pessoa fica encarregada de cuidar do doente. Quando sentir que a carga é demais, peça ajuda de familiares e amigos. Sentir-se cansado e estressado é normal, e pedir auxílio quando julgar que é preciso, também!
3 – Prepare-se e informe-se sobre a doença e suas fases
Se você se informar sobre os estágios do Alzheimer e souber o que pode acontecer em cada um deles, estará mais preparado para quando essas situações acontecerem.
4 – Conte com ajuda profissional
É importante também contar com a ajuda de profissionais de saúde, como geriatras e gerontólogos. Marque consultas regulares para o tratamento da pessoa com Alzheimer e aproveite para tirar suas dúvidas.
5 – Procure ajuda para gerenciar conflitos familiares
Quando um familiar tem Alzheimer e demanda cuidados de outros membros da família, é comum que aconteçam algumas discussões e desentendimentos. Não tente mediar tudo sozinho! Procure ajuda de terapeutas e psicólogos, o que ajudará a reduzir o nível de estresse das situações.
6 – Faça um diário do cuidador
Anote o que acontece no seu dia a dia de cuidados com a pessoa com Alzheimer. Isso vai ajudar a monitorar o avanço da doença e auxiliar a resolver situações que se repitam no futuro.
7 – Aceite a doença
Um passo importante é reconhecer que a pessoa que você cuida tem Alzheimer, sem ficar pensando em como ela era antes. Pense no presente e foque nos cuidados que você precisa ter hoje.
8 – Procure se capacitar
Faça cursos e capacite-se para ser um cuidador cada vez melhor. Mesmo que você seja cuidador familiar, é importante saber como desempenhar suas funções da melhor forma possível. Assim, você vai garantir mais qualidade de vida para a pessoa que cuida, terá menos estresse e ganhará em tempo livre, podendo gastá-lo com cuidados a si mesmo!
Uma opção incrível é o Curso Gratuito Online para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer, do Alzheimer360, com 4 vídeo-aulas exclusivas com diferentes profissionais. Milhares de pessoas já fizeram! Clique aqui para fazer o seu cadastro e participar também. É grátis!
Acima de tudo , tenha Amor no coração!!!!!
Gostaria sim de conseguir com quem poder desabafar. Nesses momentos pessoas se retiram e só pensam em si .
Oi Vera Lúcia ,minha querida Amada,olha nós estamos no mesmo barco,se você quiser que nós tornarmos parceiros e Amiga,pode contar comigo okk! Nunca se esqueça Deus Não dar uma cruz se nós Não aguenta carregar, e tenha fé que tudo passa. Acredita.??????????
Temos que ser fortes mesmo, eu tam bem passo por esse problema, mais se quiser conversar um pouco para desabafar vai ser ótimo. 13988564474
Tenho mt dificuldade de cuidar e aceitar essa doença na minha mãe. E meus irmãos não ajudam. Sei que estou estressada.me ajuda aceitar e lidar com isso .Abraço
Olá Neli, tudo bem? Você pode nos enviar um e-mail com sua solicitação? Teremos prazer em ajudá-la! Nosso contato é: contato@alzheimer360.com
Neli entre em contato nesse email e um grupo no watsap que ajuda cuidadores
Gostaria de ajuda tenho meus pais com alzaimér me sinto muito so
Ola… Como faço pra participar desse grupo de watts?
Sou cuidadora entro na segunda e só saio no sábado bem dizer moro no trabalho mas tô cansando me ajudem por favor obrigada
Boa noite, tenho minha sogra a 5 anos diagnosticada, ela mora com nós e não aceita, por isso briga muito e maltrata o filho, meu marido, ele tem ficado com depressão e está cada vez pior, não vai no médico e com certeza está pior que ela, pois fora o Alzheimer, de saúde está bem, mas ele cada vez pior, vou pedir para médico vir na minha casa para vê ló, se quiserem e puderem mandem e-mail falando para ele, se chama Jair, agradeço o trabalho e atenção de todos.
Gostaria de ficar trocando experiências com vcs. Minha mãe tem 92 anos e com Alzheimer na fase grave. Estou cansada.
Obrigado
Olá Maria Lúcia! Minha amada, nós estamos no mesmo barco,eu também cuido da minha mãezinha com Alzheimer e estou só apesar que sou filha única e adotiva.e cuido do meu marido que retirou um tumor na cabeça! E faço tudo de casa é médico e etc….mas uma coisa o Alzheimer 360 está mi ensinando muito, e tenho acompanhado a novela da vozinha e Benedito neto.. isso está cada dia mais mim fortalecendo.minha mãezinha tem 83anos! Ela está no grau alto, continua Não parece é mais tudo passa.okkk firme aí. E eu Firmo daqui!?????????
Olá! Uma pequena sugestão! Vcs poderiam fazer um material q orientasse um pequeno grupo que se formaria num determinado local comum aquele grupo.
Por exemplo: moro no centro de Nova Iguaçu, um município do RJ, aqui não tem nenhum grupo de apoio pra cuidador familiar de pacientes com Alzheime, mas conheço pessoas q tem parentes com DA, poderíamos nos reunirmos informalmente, mas sob uma orientação de profissionais.
Espero q tenha contribuído e quem sabe, ter inspirado novas idéias!
Que Deus abençoe a todos nós!
Meu sogro sofre de Alzheimer. De uns tempos pra cá ele não quer saber de se alimentar, não fica quieto , incomoda tanto os familiares como os vizinhos que moram do lado por ouvir palavrões pesados!
Tudo pra ele estar ruim. Estou gravida, e não tenho um bom descanso durante ao dia e a noite!
O que eu posso fazer?
Boa noite, sou cuidadora e gostaria de participar do grupo de ajuda para entender e cuidar de quem tem a doença.
Agradeço a informação.
Boa noite, sou cuidador de minha mãe que tem alzheime, gostaria de conversar com alguém que passa pela mesma dificuldade. E conversar e desabafar para me dar um alivio. Se quiser conversar um pouco comigo
agradeço e muito mesmo. 13988564474 Obrigado.
Olá gente, cuido de minha mãe que sofre de Alzheimer. É muito difícil as vezes para a gente suportar, tem dia que a gente não tem tanta paciência para suportar tudo que acontece. Gostaria que tivesse mais pessoas para conversar comigo, para aliviar o stress que sinto. Gostaria que tivesse vários grupos de pessoas que cuidam de pessoas que sofrem desse problema.
Meu nome é Isabel tenho 30 anos, sou filha única e adotiva, cuido da minha mãe com alzheimer e estou passando por momentos muito difíceis, estou muito sobrecarregada, muito estressada, me sinto uma pessoa péssima, me pergunto a Deus tds os dias pq me escolheu Se eu não seria capaz? Não tenho condições de trabalhar pq cuido dela, dependo do salário dela pra td médico, medicação, alimentação… Estou cansada, exausta penso em desistir, tem dias que chego a bater minha cabeça na parede para aliviar a tensão e o estresse. As pessoas não entendem, não me houve, pensam que é bobagem minha, que é frescura, sei lá… Não estou bem, não sei o que fazer! Vim na internet tentar achar uma saída uma luz.
Cuido da minha sogra, ela teve dois avc’s recentemente e embora ela não tenha Alzheimer o comportamento dela é muito parecido com os portadores da doença. Ela esquece das coisas com facilidade, muda de temperamento de uma hora pra outra, e tem estado muito agressiva desde então. Como ela não consegue andar, fica muito mais dependente de mim. Estou cansada, é muito difícil lidar com uma pessoa difícil, eu sei que parte disso é devido a doença e é nisso que tento buscar conforto. Tem dias que choro, pois o estresse é tanto que eu só consigo chorar. Estou buscando ajuda através da meditação, tentando relaxar sozinha, isso tem me ajudado bastante.
boa tarde cuido da minha mãe com alzheimer estou sofrendo,cansada tem dias que ela não me deixa dormir…
perdi minha liberdade,privacidade,paz meu filho de 5 anos não dorme mais comigo e também afeta meu relacionamento.enfim preciso de ajuda não sei mas o que faço.
Cuido da minha mãe com Alzheimer. Me sinto mal por ficar aborrecida as vezes. Não sou uma pessoa ruim mas tem dias que ela me deixa sem paciência. Sei que é a doença e mais fortes traços de sua personalidade!!!! Não sei se a negatividade dela é só da doença pq sempre foi assim…. tudo é ruim sempre…. reclama de tudo e não consigo me sentir bem as vezes!!! Sua bnegatividade me deixa cansada no final do dia… Os cuidados levo de boa.Faz parte os cuidados , mas seu humor!!!! Resolvi tomar antidepressivo para me sentir mais leve!!!! Como é difícil conviver com a loucura da doença. Não me leve a mal, mas é difícil!!!
Gente,cuido da minha sogra a 10anos ela tem Alzheimer e também cuidei do meu sogro com reumatismo ele ficou um tempo acamado.Gostaria de falar pra vcs que Deus nos fortalece a cada manhã basta agente confiar nele.No começo não foi nada fácil pensei em desistir,mas o senhor renovou as minhas forças pois não poderia deixar o meu esposo e nem os meu filhos.Deus ajude todos vc assim como me ajudou e ajuda.
Boa tarde, pessoal!
Sei o quanto é difícil cuidar de alguém que necessita de cuidados especiais e o quanto é difícil encontrar alguém que te apóie verdadeiramente em todas situações. Porém Deus nunca nos desampara. Confie naquele que nunca está ocupado demais para não te ajudar, pois ele te ouve, ele te vê, ele está sempre com você.
O fardo pode ser pesado demais mais Deus te ajuda a carregar.
Que Deus abençoe e renove as forças de todos (as) que necessitam de alívio e renovo.
Boa noite, minha mãe está com Alzheimer e Parkinson, somos onze filhos e ela só fica bem se estiver comigo, é muito pesado então fiz uma escala, todos finais de semana um irmão/ irmã tem que levar a mamãe para passar o final de semana, costumam trazer de volta no domingo a noite, muito difícil ficar com ela até segunda feira, sou professora não estou trabalhando pois tenho que cuidar dela na minha casa pois a casa dela foi tomada pelos filhos com a desculpa que não tem como pagar aluguel, afinal é minha mãe e não tenho coragem de não cuidar dela até o dia que Deus achar melhor, e fico agradecida pela atenção que possa ter com essa doença e não deixar ela em sofrimento, tenho apoio de meu marido e meus filhos e netos, isso é muito importante para nós, amo muito minha família.
Gostaria de entrar no grupo do ZAP
Eu estou igual a você, n vejo saída n vejo luz no fim do túnel minha paciência se esgotou são dois anos cuidando do meu pai,tive que sair do emprego n tenho vida social.n consigo ir nem na academia pq ele ocupa todo meu tempo o fato de vc sentir prazer e felicidade de cuidar de um pai n chega nem perto da tristeza e depressão que vc passa O dia todo cuidando dele vc n se cuida mas a doença acaba com ele e acaba com vc ninguém te entende senta ao seu lado pra te ouvir eu só tenho 29 anos como posso deixar minha vida toda assim? Pq eu deus?pq ele se cuidou?com 60 anos ele teve a doença muito por causa da bebida largou a mulher e qndo se aposentou resolveu ir pro interior e Me deixou . Depois volta doente com alzheimer e desse dia em diante eu perdi minha vida eu vivo minha vida pra ele como pode uma coisa dessa?pq tão novo assim? Eu Que nem filho tive eu nem sei mas os fazer só espero a hora dele dormir pra deitar e chorar de tão cansado que estou
ESTOU IGUAL À VOCÊ, MAS UM POUCO PIOR PORQUE JÁ ESTOU PENSANDO EM SUICÍDIO..
Nossa é muito cansativo a cabeça fica a mil…as vezes penso em sumir mas tenho dois filhos …parei minha vida não posso trabalhar fora.se saio já ficam me ligando chorando gritando.é exaustivo
Essa doença é tão triste… eu só queria guardar minha avó em um potinho para que nada de ruim acontecesse com ela. Tem sido difícil aceitar a doença, tem tido dias estressantes, e eu me pergunto o porque de ter acontecido logo com ela… nessas horas todo mundo da família só sabe opinar em vez de ajudar. As vezes fico sem paciência mas eu amo ela. Só queria que isso não estivesse acontecendo, e fosse só um pesadelo…
Por favor, alguém pode me ajudar com a experiência que já tem com parente com Alzheimer? Não estou sabendo lidar com a doença da minha mãe. Está muito difícil, por favor me contem sobre as suas experiências.
Grata.