Blog
8 fatos sobre Alzheimer que todo mundo precisa saber
- 2 de fevereiro de 2018
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados Estudos Prevenção e Tratamento
Apesar de já estar com número alarmante de casos de Alzheimer ao redor do mundo, a população em geral ainda tem muitas dúvidas sobre a Doença. Existem coisas que todos os cidadãos deveriam saber sobre o Alzheimer para que a nossa sociedade esteja mais conscientizada sobre a doença . Selecionamos 8 delas:
Alzheimer não tem cura
O Alzheimer não tem cura. O que existe hoje são os tratamentos, que atrasam a evolução da doença.
Tem prevenção
Apesar de ter a carga genética como um fator de risco forte existem atitudes que diminuem muito as chances de ter Alzheimer.
São atitudes como: não fumar, fazer exercícios físicos, exercitar o intelecto, aprender um novo idioma, se alimentar bem (dieta mediterrânea), ter contato social, etc.
Tratamento não é só remédio
Se engana quem pensa que tratamento de Alzheimer é só dar os remédios que o neurologista pediu. O tratamento de Alzheimer envolve atividades de estímulos cognitivos, físicos e sociais. Além disso, existem inúmeras terapias alternativas que ajudam no tratamento, como a musicoterapia, que apresenta resultados excelentes.
Atinge mais mulheres do que homens
Aproximadamente 2/3 das pessoas que têm Alzheimer no mundo são mulheres! O número de cuidadores de pessoas com Alzheimer também é maior em mulheres do que em homens ao redor do mundo.
A maioria das pessoas com demência moram em países de baixa renda
De acordo com o último Relatório anual da “Alzheimer’s Association”, 90% das pessoas com demência moram em países de baixa ou média renda. Ou seja, países mais pobres. Outra curiosidade é que metade das pessoas com demência em países de alta renda ainda não tiveram diagnóstico.
O índice de estresse do cuidador é muito alto
Uma das características mais fortes nos cuidadores familiares de pessoas com Alzheimer é o estresse. O cuidador precisa de descanso, ajuda e momentos para ele mesmo.
É preciso conscientizar a população sobre o Alzheimer
É urgente que a sociedade se conscientize sobre a doença! Existem muitos equívocos e desinformação sobre o Alzheimer ainda hoje. Por exemplo, é preciso conscientizar que não se deve zombar ou apelidar os idosos com demência; que o cuidador de uma pessoa com Alzheimer precisa de ajuda e apoio; que existem atitudes que ajudam a prevenir a doença; a reconhecer os sintomas para que o diagnóstico possa ser feito o mais cedo possível (quanto antes for feito o diagnóstico, melhores são as respostas ao tratamento); que é necessário ter muita paciência, respeito e carinho com esses idosos… Enfim, a conscientização deve ser trabalhada e, todos devem fazer parte desse processo se informando corretamente e compartilhando as informações com seu ciclo de amigos.
A capacidade de sentir afeto é preservada
“Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento”. Essa famosa frase do médico Patch Adams representado no filme “O amor é contagioso” pode, e deve, ser aplicada no contexto do Alzheimer. Tente fazer o doente sorrir. Fazer com que ele se senta amado e acolhido.
Por mais que a pessoa com Alzheimer possa esquecer rostos e nomes, a capacidade de sentir emoções é mantida, ainda que ele não consiga expressar essa emoção. Ou seja, se você der carinho e amor para o doente, ele irá sentir. Inclusive, que tal fazer isso agora mesmo?
Dar o seu melhor cuidado para a pessoa que você ama também é uma maneira de demonstrar seu amor! É interessante se inspirar em casos de cuidadores reais que dedicaram suas vidas para os doentes de Alzheimer de sua família, como a história da Ana Heloísa Arnout, que cuidou da mãe com Alzheimer dando um exemplo de paciência e carinho. Para ver seu relato e suas dicas, acesse a Plataforma de Ensino Online do Alzheimer360 e assista a esta palestra emocionante! Clique aqui e cadastre-se!
Boa noite. Gostaria de saber se ao cadastrar na plataforma de ensino online Alzheimer 360 paga-se alguma taxa?
quais atividades que posso fazer com pacientes com Alzheimer que envolve atividades de estímulos cognitivos, físicos e sociais?????
Como lhe dar o paciente sem estressar demais,