Pessoas que falam duas línguas atrasam o surgimento do Alzheimer
- 27 de outubro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Você já deve ter ouvido de alguém que é preciso saber falar mais de uma língua – ou até mais que isso! No mundo em que vivemos, cada vez mais globalizado, isso é realmente bem importante e pode ajudar a abrir várias portas. Só que aprender línguas garante também benefícios que você nem imaginava. Esse bom hábito tem o poder de prevenir o Alzheimer e outros tipos de demências!
A pesquisa foi feita por cientistas do Nizam’s Institute of Medical Sciences, em Hyderabad, na Índia. Eles analisaram 648 idosos com diferentes tipos de demência, de diferentes sexos, escolaridades e profissões. 240 deles foram diagnosticados com Alzheimer, enquanto o restante tinha outras demências. Os incríveis resultados descobertos podem ser um caminho para descobrir novas formas de treinar o cérebro contra a doença!
Quais as conclusões trazidas pelo estudo?
Dos 648 participantes, que tinham em média 66 anos, 60% falavam duas ou mais línguas. Segundo os pesquisadores, os resultados mostraram que essas pessoas bilíngues demoraram 4,5 anos a mais para desenvolver o Alzheimer do que aquelas que falavam uma só língua. Os resultados incluem também aqueles com outros tipos de demência.
Os cientistas não chegaram a uma conclusão exata sobre o porquê desse benefício, mas ao que tudo indica, ele se deve por causa da atenção redobrada e da necessidade de aprimorar as funções executivas para se falar duas línguas. De fato, tanto aprender um novo idioma como falar uma língua não nativa é uma tarefa que exige um grande esforço do cérebro, funcionando como um treinamento para os neurônios.
Há também outras “ginásticas” cerebrais que podem prevenir e adiar o avanço do Alzheimer. Na plataforma do Alzheimer360 você aprende todas elas com especialistas, podendo aplicar em si mesmo ou na pessoa com Alzheimer que você cuida. Conheça agora e aproveite!