Zooterapia: Os Benefícios da Relação Entre Animais e Pessoas com Alzheimer
- 3 de novembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Quem já teve algum animal de estimação sabe como os bichinhos são carinhosos. Eles despertam muitos sentimentos positivos nas pessoas, e estão cada vez mais presentes no lar dos brasileiros. Segundo dados do IBGE, mais de 44% dos lares têm pelo menos um cachorro e quase 18% têm ao menos um gato. Ao todo, são 74 milhões de animais no país inteiro! Acho que isso já dá uma dimensão do quanto as pessoas amam os seus bichos, certo? Agora, você sabia que eles trazem benefícios para as pessoas com Alzheimer, e que a zooterapia é mais usada a cada dia?
É isso mesmo! Muitos lares de idosos e centros-dia já contam com a zooterapia, uma forma de tratamento para os idosos baseada na relação deles com os animais. Já se comprovou que pessoas que tem contato com bichos de estimação liberam endorfina, o hormônio responsável pelas sensações de bem-estar e bom humor. E isso é fundamental para melhorar a vida de quem tem Alzheimer!
Voltando a sorrir
Existem casos de pessoas com Alzheimer que tem dificuldades de socialização, problemas que são minimizados na presença de animais. Alguns voltam a sorrir e se comunicar depois de muito tempo, apenas por terem contato com algum bichinho de estimação. Para idosos que vivem em instituições, essa presença é ainda mais importante, pois as interações valorizam o tato e o carinho.
Há também um componente muito importante na zooterapia: ela pode fazer bem para a memória! Não significa que o contato com um gato ou cachorro fará a pessoa com Alzheimer se lembrar de coisas que já esqueceu. Trata-se da memória afetiva, que vem à tona quando ocorre uma recordação relacionada a um bom momento do passado. Assim, revive-se um bom sentimento ocorrido anteriormente, proporcionando mais prazer e qualidade de vida!
Quer conhecer mais dicas sobre diversos aspectos do Alzheimer e seus cuidados? Assista às vídeo-aulas do Curso Online Gratuito para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer, do Alzheimer360! É só fazer a sua inscrição e participar!
muito bom seu artigo
muito bom o seu artigo
Muito bom poder adquirir conhecimento, bem como ter a oportunidade de em momentos mais complicados sentir um amparo.
Muito grata
Parabéns pelo artigo..
Gostei.