Terapia com anticorpos pode finalmente acabar com o Alzheimer
- 21 de novembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Esta tem sido considerada uma das mais importantes notícias dos últimos tempos para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer! Usando anticorpos, pela primeira vez os cientistas conseguiram reduzir o acúmulo de placas beta-amiloide no cérebro humano e reduzir a perda de memória. Essas placas são as que se acumulam e danificam os neurônios, causando os sintomas característicos do Alzheimer.
A descoberta foi feita por pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça, e foi publicada na reconhecida revista Nature. Foram testados 165 voluntários. Parte deles recebeu todo mês, durante um ano, o anticorpo aducanumab, enquanto o outro grupo recebeu um placebo. Foi então que os cientistas concluíram que o tratamento finalmente reduziu a perda de memória daqueles que se submeteram aos anticorpos!
O diagnóstico precisa ser precoce
Segundo o doutor Christian Haas, professor de bioquímica e especialista em Alzheimer do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas (DZNE), a pesquisa pode realmente ser um marco na história do tratamento do Alzheimer: “Definitivamente, para o campo da demência de Alzheimer e para os pacientes, esta é a primeira vez que há pelo menos algum efeito benéfico sobre a memória. Isso nunca se deu antes, nunca.” afirmou.
O que os pesquisadores concluíram também é que o tratamento funciona melhor o quanto antes for aplicado. As pessoas que participaram da experiência estavam nos estágios iniciais de acúmulo das placas beta-amiloide. Quando os anticorpos as removeram, houve uma melhora na perda de memória. Em estágios mais avançados, onde o cérebro já está mais comprometido, pode não ser possível ter tantas melhorias.
Ainda assim, o que se concluiu é que é possível estabilizar a memória e combater o Alzheimer com o tratamento direto no acúmulo das placas. “Uma questão importante nas últimas duas décadas e meia da pesquisa para a terapia de Alzheimer foi: ‘Qual é a causa da doença?’ E muitos, incluindo eu mesmo, sempre afirmaram que é a produção de amiloides, que formam as placas. Ou seja, se sustarmos a produção de amiloides, conseguiremos derrotar a doença.” disse ainda o Dr. Haas.
Já podemos fazer esse tratamento aqui no Brasil?
Olá minha mãe tem Alzheimer. Descobrimos essa perda de memória quando ela tinha 70 anos a 10 anos atrás. Gostaria de saber se esse remédio já foi testado em pacientes com alzheimer a mais de 10 anos ?
Interressante esse tratamento mas como conseguir minha mãe está com Alzheimer
Boas notícias ! Gostaria de participar destes testes ou seja meu pai. Em receber este medicamento do Dr. Hass
Grata
Como adquir esse médicamento? O que é necessário? Mesmo sabendo das limitações gostaria pelo menos de essa doença fosse barrada . Obg