5 Coisas para Nunca Fazer com a Pessoa com Alzheimer
- 22 de novembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Com certeza você já ouviu falar que para cuidar de alguém com Alzheimer é preciso muita paciência e dedicação. Ter a compreensão de que muitas das atitudes do idoso são decorrentes da doença é importante. Isso vai te deixar mais preparado para lidar com qualquer incidente, e ainda vai evitar conflitos desnecessários.
Veja as 5 dicas abaixo de coisas que você deve evitar fazer com uma pessoa com Alzheimer:
1 – Nunca discuta. Sempre concorde!
Pessoas com Alzheimer podem apresentar teimosia, principalmente se tiverem delírios e alucinações. Para evitar que elam fiquem agressivas ou desapontadas, diga que concorda com o que estão falando, mesmo que você tenha uma opinião contrária.
2 – Nunca argumente. Use algo para distraí-la!
Da mesma forma, tentar argumentar pode ser pior. Lembre-se que o idoso está com suas faculdades mentais comprometidas. Aceite isso e não tente ficar argumentando excessivamente. Use algo para distraí-lo, como um objeto, uma atividade, a TV etc.
3 – Nunca deixe-a com vergonha. Dê incentivos!
Mesmo que algumas vezes a pessoa com Alzheimer aja como uma criança, ela não é uma! Chamar atenção de forma a infantilizá-la pode deixá-la com vergonha, desapontada e até depressiva. Ao invés de criticar atitudes erradas, incentive as certas.
4 – Nunca peça para que se lembre. Ajude a recordar!
Um dos principais sintomas do Alzheimer, como você já deve saber, é a perda de memória. Quando o idoso demonstrar que não se lembra de algo, evite pedir para que ele tente se lembrar. Isso também pode deixá-lo bastante triste com sua condição. A melhor opção é ajudá-lo, dando dicas sobre a memória que ele está tentando reaver.
5 – Nunca diga “Já te disse”. Repita o quanto for necessário!
Essa dica está relacionada à anterior. Por causa da perda de memória, é inevitável que a pessoa com Alzheimer pergunte a mesma coisa várias vezes. Falar que “já disse” só piora a situação e não vai ajudá-la a se lembrar. Tenha paciência e repita o quanto for necessário!
Por fim, se você anda exausto e sem paciência, pode ser sinal de estresse do cuidador. Para manter uma rotina mais equilibrada, saiba como otimizar o seu tempo e guardar um período do dia para cuidar de si mesmo. Na plataforma de ensino do Alzheimer360 você vai encontrar tudo o que precisa para melhorar sua rotina de cuidados e acabar com o estresse, com as sugestões de médicos e especialistas. Clique aqui para assistir a um vídeo-apresentação sobre a plataforma e aproveite!
Realmente é uma situação dificílima ,principalmente quando vc não tem dentro da família os mesmos pensamentos .,.
Como é difícil……. triste……. é tirar forças para continuar a batalha.
Onde devo levar uma pessoa idosa, de 76 anos, com lapsos de memória frequente – inclusive esquecendo atividades q fazia rotineiramente -? Moro em Salvador-Ba. E a pessoa referida possui plano de saúde: Planserv.
Bom dia, meu pai tem 65anos e é portador de D.A faz +ou- 15 anos, tem alucinações, fala para todo mundo que nos filhos batemos nele, que nos o roubamos, que nos filhos contratamos um delegado para o matar. Para ele só os irmãos e amigos o ajuda, mas os mesmo o abandonou, dificilmente alguém vem visitar ele, e os irmãos já deixaram bem claro que eu obrigação dis filhos cuidarem, e não dá para contar com eles. Aí que vem mais um problema ele não quer que nós cuidamos dele, como devo agir, com a agressividade física e verbal, com essas afirmações de o roubar, querer mata lo e agredi lo.
Difícil demais, Kátia. Mas a única coisa que tenho que ter na cabeça é que é meu pai… e, nao importa o que, vou ter que administrar isso…proteger ele, cuidar dele.
Por 50 anos fui a prioridade deles, preocupei eles,… Agora é a minha vez de sair do meu caminho, do meu conforto .. Não existe nenhuma outra opção melhor que essa, pq NINGUÉM cuidaria dele como eu…mesmo sendo difícil demas, tenho que fazer mágica e milagres para garantir total proteção dele até o fim.
Boa sorte, e que vc consiga administrar tudo isso da melhor maneira possível
Tenho caso na família!
Importante aprendermos
mais sobre a doença.
Obrigada!
Que meus familiares entendam isso.
Olá
Concordo com a informação e para mim foi mais uma fonte de aprendizagem, pois tenho 2 pessoas na familia com essa doença e em estado muito adientado
Obrigados
Muito bom saber que tem pessoas preocupada em nos orientar pois cuidar de pessoas com Alzheimer não é fácil.
Gostei muito do trabalho de vcs isso ajuda muito o paciente e tbm o cuidador obrigado!
Parabéns!
Adorei!! Tenho minha mãe que está com Alzheimer e fui aprendendo no dia a dia, mas foi muito duro. Hoje ela se encontra numa Casa de Repouso, pois não estava conseguindo cuidar mesmo com todo o conhecimento.
Por isso , quanto mais informações, melhor para lidarmos com nossos entes, sem desgastar ambas as partes na relação.
Obrigada!!
Que os meus familiares entendam isso.
Otimas dicas repassamos mas ainda falta interesse famikiar para querer .aprender
Minha mãe tem 80 anos e este mês foi constatado esta doença.
Comecei ontem a cuidar de uma idosa com Alzheimer,ela fala o tempo todo que vai embora cuidar da mãe dela.So que a mãe já faleceu.Muito triste qdo nosso cérebro chega a esse ponto
Minha mãe está apresentando sintomas de está com Alzheimer,mas se recusa ir ao médico diz não está doente, como fazer com que ela vá a a consulta para poder começar o tratamento se for o caso, estou aflita,sem saber como fazer.
E o que fazer quando a pessoa fica pedindo mas remédio toda hora e ameaça se matar se você não der?
Foi ruim no iniçio, minha mãe sempre, foi muito ativa, percebemos com ela se descuidando, e falando coisas sem sentido, atualmente está acompanhada pelo neuro, o Alzheimer está evoluindo, mas com a graça de Deus, e desse site estou aprendendo mais.
Moro em Portugal eu minha mãe e irmãs , a cerca de dois meses trouxemos minha avó do Brasil pra cá . No início foi tudo bom passou um mês começou o tormento… minha avó de certeza que tem Alzheimer pois já tem 85 anos. No começo pensei que fosse birra dela mais tenho notado que ela não está bem… o pior é que ela não quer ficar em Portugal e no Brasil ninguém quer cuidar dizem que se ela chegar lá vai pô-la no lar de idosos. Ela não quer… aqui ela tem mais conforto e uma vida melhor só que não podemos prender ela aqui… não saber o que fazer numa situação dessas … alguém porfavor pode me orientar??
Sou cuidadora e minha paciente é muito carente, mas tá cada dia mais grosseira e vive de mal humor.
Não sei ainda o que se passa com minha vó éramos muito unidas, fiz uma casa no terreno dela ela tomou, me colocou pra fora da casa, chegou a ir na polícia e falar, que agredimos, ela, estou sem saber o que fazer, o pior que não tenho contato com ela, tenho uma tua que está se aproveitando da situação para afastar ela de nós. ???
Tenho 40 anos e não tenho familiares próximos. Minha mãe foi diagnosticada recentemente e devido à necessidade me afastei do trabalho para cuidar dela, não tenho irmãos assim como não sou casado… Gostaria de saber se existe alguma auxílio governamental ou entidade voltadas para ajudar pessoas nessa situação? Obrigado e muito bom trabalho!!!
Robson, meu marido é filho único e recentemente perdeu o pai. Minha sogra tem Alzheimer. Sei o quanto é duro encarar essa sozinho. Estou a tua disposição para conversar. Meu e-mail é andreampe@gmail.com
Tenho 27 anos e a 4 anos tenho lidado diariamente com essa Doença! Minha Mãe ='( .. Tenho irmãos que se preocupam, ajudam, porém eu que estou com ela “24hs” por dia. Me pergunto diariamente o porque com a minha mãe?! Uma pessoa ativa, sempre saiu e hoje … e hoje! Tem sido muito difícil conviver com tudo isso, vejo tudo e tem hora parece que não vou dar conta. Ver ela cada dia que passa estar esquecendo de coisas diárias, como por exemplo “quanto de açúcar coloco pra fazer o café mesmo?” Éh, aos poucos vou tendo paciência, mais paciência e pedindo a Deus não me deixar cair. E claro, AGRADECENDO todos os dias por tudo que tenho passado apesar de todas a dificuldades. Sei que Deus não dá o fardo maior que posso carregar e por isso sou GRATA DIARIAMENTE por tudo. Eles cuidaram de nós, tiveram paciência ao caminhar passo a passo, nosso primeiro banho, choros e mais choros, eles nos deram a vida, NADA MAIS JUSTO DO QUE PODER RETRIBUIR .. é diante de gratidões assim que aprendemos a olhar com o olhar do próximo ♥ . Se alguém quiser conversar sobre, estou disponível .. As vezes só precisamos de um colo ♥ (35) 9.9194.8667)
Meu pai tem setenta sete e está com início de mal de alzaimer como lidar com essa situação
Minha mãe começou apresentar sinais de alterações tem + ou – uns 8 anos, agora já depende de mim para quase tudo, ainda banha e come sozinha mas tenho que estar perto, eu e minha irmã revezamos e dormimos no mesmo quarto que ela numa cama ao lado pós acorda confusa e não consegue encontrar banheiro. Mas de tudo que tenho aprendido é que se aceitarmos que eles estão mudando e vão se tornar cada dia mais limitados em vez de ficar querendo que eles voltem a serem normais sofreremos menos.
Meu WhatsApp para quem quiser compartilhar ideias é (62)9224-9795
Sou filha única e cuido da minha mãe que foi diagnosticada com Alzheimer. Recentemente mas fazia um tempo que ela apresentava sinais da doença e muito difícil ainda mais no meu caso não tenho irmãos para me ajudar sou eu e deus estou muito triste e preocupada pois sabemos o quanto essa doença e cruel.
O meu pai é cadeirante a mais de 18 anos, agora com 84 anos de idade está com alzheimer. É muito difícil pra eu entender, tudo que estou vivendo hoje com ele. Eu não consigo entender as artes que ele apronta. ele teve 4 avcs, e perdeu o lado esquerdo do braço, então só a mão direita funciona, assim ele pode fazer as artes dele, como não aceitar ficar com a fralda, vc coloca ele tira. Outro dia dei o jantar a ele e eu o coloquei a fralda, pois já não aguentava mais de tanto ele chamar pra ir ao banheiro, aí ele tirou o pinto pra fora e fez xixi no prato. Eu fiquei sem acreditar naquilo, outras vezes ele arremessa o lanche longe sujando tudo, e quando está no vaso enfia a mão na água do vaso pra lavar a bunda. É coisa de outro mundo. Eu estou pra ficar louca. sem falar no cuspe, não importa o lugar e nem quem estar por perto ele cospe no chão eu dou uma bacia pra ele cuspir, mas não adianta ele não se lembra. enfim, é o fim dos tempos, a família acaba ficando doente tb e nem todos os membros da família cuida, e se for pessoas de fora ou vc as paga um salário bom, com vários profissionais pra revezar ou a pessoa é maltratada, pois é preciso muito amor, generosidade e compreensão pra lidar com essa doença.
Minha mãe tem 75 anos, depois de ser diagnosticada com câncer de mama, tratada, operada e, graças a Deus, curada, está com Alzheimer.
É uma luta diária, pois a teimosia, a agressividade com nós, filhas principalmente, que estamos ali todos os dias com ela, parece não ser o suficiente para ela.
É muito triste ver uma pessoa tão ativa, bondosa como ela era, se tornar o contrário de tudo.
Meu pai passou a ter sinais da doença, e foi difícil. Quando dormia que acordava para ele era sempre de manhã , então tinha que ir atrás dele se não ele ia tomar todos os medicamentos dinovo. Começou a piorar quando passou a delirar dizia que eu queria levar tudo da casa dele, entre outras coisas. Gritava, ficava muito nervoso, irritado era muito difícil.
Estou grata por ter encontrado o site de vcs. Muitas orientações valorosas .estou em dificuldades, vcs me fizeram enxergar como posso lidar melhor com essa doença . Os relatos traduzem tudo que estou passando com minha tia de 82 anos. Sou grata pelas informações . Valeu. Mesmo !
Se a familia nao for unida ,infelizmente sobra somente para uma pessoa.
E nao é facil…..mais quando nos lembramos que nossos pais fizeram de tudo por nós,nao há dificuldade no mundo para cuidar deles.
Isso tem que ser feito por amor e nao obrigação.
aminha mae tinha Alzheimer e foi para um lar.passado uma semana teve um avc e faleceu.os medicos dizem que nao teve influencia .e voces?o que acham?gostava de saber se ela ainda podia sentir ulguma coisa estando ela num estado muito avancado da doenca ;obrigada
Eu sou cuidadora , nao aguento mais cuidar de pessoa que tem alzaimer é uma doença que a gente acaba enlouquecendo juntos , a senhora que eu cuido fala o tempo td não para um minuto é muito triste triste mesmo
Ola boa noite….. Minha mãe esta com Alzheimer 2 estágio … senhor muita paciência alem dela ser geniosa ela foi uma mãe muito ruim para nós 4 filhos … Eu estou no brasil para ajudar a cuidar dela pois um vivemos a vida dela ..mais confesso tem dia que quero sumir pois ela é terrível alem da doença ela faz de propósito so quem a conte e sabe
bem nao sei como começar minha avo me criou desde de pequena ela fala coisas que eu nuca tinha um pensamento nisso ( tipo veneno , morte , roubo ) ela pensa que vou fazer tudo isso com ela ate um simples lavagem di casa ela fala que eu estou com intenção de mata la bem depois de hoje pude per ceber que o caso e muito serio sei que nao sou fácil mas estas pessoas sabem toca no seu intmo onde doi mas quero adizer que depois de hoje vou mudar meu jeito de ser que deus tenha misericórdia da minha vida
Olá, cuido da minha mãe, ela está em um estagio intermediário. o remédio ajuda muito , começou a tomar , e ela deu uma estacionada , está mais lento o processo. O que mais me impressiona são as pessoas próximas, todas se afastaram, como se fosse contagioso. uma vergonha.
Aluta continua , só com muito AMOR e CONSIDERAÇÃO , conseguimos ser felizes…
Nossa como é difícil 🙁 . Minha tem Alzheimer e convivo com essa situação todos os dias. Uma saúde de ferro, mas mente não acompanha.
Boa noite!!
Estou aprendendo bastante com esse site,minha mãe tem Alzheimer a 7 anos e é muito triste e doloroso vê ela assim,sem saber o que somos para ela. Ela ainda caminha com dificuldade,fala pouco e muito baixo,tem muito alucinações e vê muita gente tbm, eu sofro muito com tudo isso.
Mas vou cuidar dela até o fim, embora seja muito difícil e passo muitas noites acordada com ela. Eu muito minha mãe e hj virei mãe dela.
Bom dia!
Estou passando por um momento que nunca imaginei,meu pai com alzheimer. Ainda não caiu a ficha e estou tentando aprender como lidar com esta situação. Agradeço a todos pelas dicas de como lidar com esta situação.
Gostaria de saber, se é saudável ficar tirando a pessoa da sua casa, de tempos em tempos? Minha sogra mora no Rio, um filho em SP, mas os filhos que moram na mesma cidade que ela, acham que o filho quê mora em SP, tem que ficar levando ela para casa dele, sendo que ela, quer ficar na casa dela.
Gostaria de saber, se é saudável ficar tirando a pessoa da sua casa, de tempos em tempos? os filhos casados quer ficar levando ela para casa dele, sendo que ela, quer ficar na casa dela.
Por favor alguém me ajude a entender essa doença
Minha mãe está com essa terrível doença