Dormir bem diminui seu risco de ter Alzheimer
- 14 de novembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Com certeza você já ouviu falar sobre os benefícios de uma boa noite de sono, não é mesmo? É durante o sono que o corpo libera vários hormônios importantes para a saúde do organismo. Além disso, a hora de dormir é o momento em que nosso cérebro sintetiza as proteínas responsáveis pela conexão entre os neurônios, aprimorando nossa memória e capacidade de aprendizado. Para ter um bom dia, é importante ter uma boa noite!
É nesse último detalhe que pode estar a relação entra sono de má qualidade e a Doença de Alzheimer. Os pesquisadores da Escola Bloomberg de Saúde Pública Johns Hopkins, nos Estados Unidos, analisaram idosos acima de 70 anos de idade. Após a realização de diversas tomografias, eles concluíram que aqueles que diziam dormir pouco ou ter um sono ruim tinham maior concentração de placas beta-amiloide no cérebro – placas cujo acúmulo lesam neurônios e estão relacionadas ao Alzheimer.
A relação entre o sono e o Alzheimer
Segundo os pesquisadores, não se sabe ao certo o quanto dormir bem ou mal pode acelerar ou reduzir a ocorrência de Alzheimer. O que ficou claro, porém, é que aqueles que dormiam melhor tinham o cérebro mais “limpo” e com menos placas que podem causar a doença, transformando o bom sono em claro fator de prevenção.
“Os resultados são importantes, em parte, porque os distúrbios do sono podem ser tratados em pessoas idosas. Na medida em que a falta de sono promove o desenvolvimento da doença de Alzheimer, tratamentos para a falta de sono ou esforços para manter padrões de sono saudável podem ajudar a prevenir ou retardar a progressão da doença de Alzheimer.” afirma o doutor Adam Spira, responsável pela pesquisa.
Dormir bem é apenas um de muitos hábitos saudáveis que se pode ter para adiar o avanço do Alzheimer. Se você cuida de alguém que tem a doença, certamente pode promover esses hábitos para a pessoa que está sob seus cuidados. E isso varia, desde a alimentação até atividades e exercícios diários feitos especialmente para doentes de Alzheimer. Quer saber como e o que fazer, com dicas de médicos e especialistas? Faça o Curso Online Gratuito para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer, do Alzheimer360! Clique aqui, inscreva-se e já assista às vídeo-aulas!