6 Formas de Evitar que a Pessoa com Alzheimer Saia Sozinha e se Perca
- 15 de novembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Em alguns estágios do Alzheimer, pode ocorrer da pessoa não reconhecer a própria casa e tentar “fugir”. Uma vez na rua, sai em perambulação e fica perdida, tendo dificuldades para voltar. A melhor forma de evitar esse tipo de acontecimento é se prevenir. Veja algumas dicas sobre como evitar a perambulação das pessoas com Alzheimer:
1 – Esteja presente e atento
Essa dica vale para todos os momentos, mas é ainda mais importante em caso de pessoas com Alzheimer que tem tendências à perambulação. Se perceber que em algum momento do dia o idoso fica mais inquieto, ansioso ou pede para sair de casa, redobre sua atenção nesse período.
2 – Atividades e distrações
Uma boa ideia para quando o idoso se mostrar inquieto é colocá-lo para fazer alguma atividade ou exercício físico. Pode ser alguma tarefa simples e que o faça se sentir útil. Isso vai focar sua atenção e evitar a perambulação. Lembre-se que deve ser feita sob supervisão!
3 – “Esconda” objetos
Se o idoso mostrar uma tendência a perambular, não deixe à mostra objetos que ele costumava a usar quando saía de casa, como bolsas, carteiras e relógios. Isso vai desestimulá-lo a sair.
4 – Avise os vizinhos!
É importante que os vizinhos estejam conscientes de que em sua casa mora uma pessoa com Alzheimer. Avise sobre a tendência dela em sair de casa e peça para que lhe avisem caso seja vista perdida pela vizinhança.
5 – Aumente a segurança
Em casos extremos, a pessoa com Alzheimer pode se sentir confusa e com medo, tentando, de qualquer forma, sair de casa. Se esse for o caso, instale dispositivos ou use trancas e cadeados para manter portas e janelas fechadas.
6 – Procure um médico
A tendência à perambulação ou “fugir de casa” pode ser sinal de medo, ansiedade, desorientação e inquietação. Esses sintomas podem, inclusive, ser efeitos de alguma medicação. Caso fique muito frequente, consulte o médico!
Essa três etapas da doença é frequente , lembra de vc, esquece,não quer se alimentar, outro dia come tudo o que vê pela frente,grita, agride ,depois age como se não aconteceu nada. Palavra banho, nem fale,dormir, isso não te pertence mais. E assim vai.
Minha mãe tem auzhaeimer preciso muito de orientações para passar para a família .
Muito interessante os videos sobre Alzheimer minha mãe tem e sabemos que todo dia é um recomeço.
Olá! Gostei de tudo aqui! Vou continuar te seguindo!
Gostaria de acrescentar mais uma dica : bordar na roupa, de forma que não a deixe constrangida : nome, endereço, telefone ou celular, e a pessoa responsável
Minha mãe está apresentando essa crise quase todos os dias ao fim da tarde (sundowing).
Sempre quando musa a rotina ou ela se sente irritada.
Escondemos as chaves e quando apresenta a crise, sempre com muita irritação, temos que sair com ela, andar, demonstrar muito carinho e depois arrumar um pretexto para voltar para casa. Tipo… estou com sede, vamos prá casa?