“Minicérebros” Podem Ajudar a Descobrir Remédios para o Alzheimer
- 2 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
A tecnologia da medicina e das pesquisas científicas são realmente incríveis, não é mesmo? Uma questão importante nesse sentindo é como realizar as pesquisas sobre doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer. Afinal de contas, esses problemas acontecem dentro do cérebro… Seria possível simular o órgão em laboratório? A resposta é sim: já existem minicérebros feitos em laboratórios para ajudar nas pesquisas!
Calma, não estamos falando de nenhum filme onde se cria um cérebro com vida própria e nem da história do Frankenstein. Os minicérebros são grupos de células que funcionam como os neurônios, e por isso podem representar o que acontece, em uma escala maior, no nosso cérebro. Por isso são tão úteis, tanto no estudo do Alzheimer quanto de outras doenças que ainda não tem solução.
Como são criados os minicérebros?
Para criar os minicérebros, os cientistas utilizam células humanas da pele. Elas são modificadas em laboratório para se transformarem em células nervosas, e a partir daí se dividem em diferentes tipos de células cerebrais. O resultado é um um grupo de células que interagem entre si como os neurônios, como uma representação real e em menor escala do cérebro humano.
Essas estruturas estão sendo usadas para o teste de novos medicamentos. Alguns desses remédios, quando testados em animais, não dão os resultados esperados. Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque, obviamente, as células cerebrais dos animais são diferentes das dos humanos. Com os minicérebros os testes podem mostrar melhores conclusões, sabendo-se exatamente como as drogas funcionarão no cérebro das pessoas.
Enquanto as pesquisas prosseguem, existem muitas formas de estimular o cérebro da pessoa com Alzheimer. Isso ajuda para que ela mantenha a capacidade que ainda tem! Um bom exemplo são as atividades diárias de estimulação, dentro de uma rotina de cuidados programada. Em uma das aulas do Curso Gratuito para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer você aprende exatamente isso! Clique aqui, cadastre-se e comece o curso agora!