Museu de Escultura Desenvolve Projeto para Estimular a Memória de Pessoas com Alzheimer
- 5 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Arte e Cultura
Sempre falamos aqui no blog do Alzheimer360 sobre como a arte pode estimular o cérebro das pessoas com Alzheimer. Por isso mesmo, temos uma sessão só dedicada à arte e cultura, com notícias e dicas de prevenção e tratamento relacionados às artes e atividades culturais (clique aqui para ver). Hoje vamos falar de mais um projeto que está totalmente relacionado às artes. É o projeto Faça Memórias, do MuBE, o Museu Brasileiro da Escultura!
A iniciativa é inspirada em um projeto semelhante do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que auxilia pessoas com Alzheimer. No caso do projeto Faça Memórias, os idosos tem a oportunidade de frequentar as exposições e participar de atividades que visam a estimulação cognitiva. Eles produzem suas próprias obras!
Como funciona o Faça Memórias
No projeto Faça Memórias as pessoas com Alzheimer têm encontros semanais, onde visitam as exposições e assim têm um estímulo a mais para suas memórias. Elas também desenvolvem atividades artísticas nos ateliês, sob a supervisão de arteterapeutas. Segundo Cristiane Pomeranz, uma das arteterapeutas responsáveis pelo projeto, é possível notar a melhora dos idosos:
“Ao olhar uma obra de arte, o idoso percebe o sentido estético da arte, gosta ou não gosta, aquilo o agrada ou desagrada. Como estamos lidando com uma doença que tira a atenção de uma pessoa, a resposta que obtivemos até agora é uma melhora significativa na qualidade de vida dos nossos alunos. A beleza do projeto é tirar o foco da doença e olhar para o sujeito, independentemente da patologia. Reforçamos que ali existe um sujeito com uma história, uma vivência, e isso é o que importa”, explica a arteterapeuta.
De fato, a arteterapia é uma incrível para a estimulação para as pessoas com Alzheimer. Se você não mora em São Paulo e não tem a oportunidade de participar do projeto MuBE, conheça a plataforma de ensino do Alzheimer360. Lá tem várias palestras e aulas sobre arteterapia e indicações de atividades para você fazer em casa com o idoso. Clique aqui e conheça!
Muito curioso.
Em Coimbra junto ao Museu N Machado de Castro,desenvolve se um projeto ‘Eu no Museu’,cheio de valor para os doentes e para nós cuidadores informais