Interdição na Doença de Alzheimer: Qual a Hora Certa?
- 7 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Esta é uma das muitas dúvidas de familiares de pessoas com Alzheimer. Afinal, quando pedir a interdição? Antes de mais nada, a primeira coisa é explicar um pouco mais sobre o que é o ato de se interditar alguém e por que isso é importante quando ocorre o avanço da Doença de Alzheimer.
A interdição é quando uma pessoa é considerada incapaz para os atos da vida civil. Isso significa que ela tem alguma dificuldade para tomar decisões e não entende bem suas ações e consequências, o que pode ser causado por algum transtorno mental, dependência química ou doença neurodegenerativa, como é o caso do Alzheimer.
Para interditar alguém é preciso mover uma ação de interdição. A pessoa passará por uma perícia que avaliará suas capacidades, e a ação será julgada por um juiz. Ao ser interditado, o idoso passa a ser representado por um curador, ou seja, alguém que irá representá-lo em tudo o que ele não puder fazer. Geralmente, algum familiar mais próximo.
Interdição e Alzheimer
Para quem tem Alzheimer, a interdição pode ser pedida por causa da dificuldade de raciocínio, perda da capacidade de comunicação e lapsos de memória, que dificultam a tomada de decisões e a compreensão do doente. A medida visa protegê-lo, já que há muitos casos em que pessoas mal intencionadas que buscam se aproveitar da situação para explorá-lo ou cometer crimes: retirar dinheiro do banco, transferir imóveis ou veículos ou emitir cheques são alguns exemplos.
Ao ser interditada, a pessoa com Alzheimer é declarada incapaz para esse tipo de atividades, e por isso não corre o risco de passar por esses perigos. Se você cuida de alguém com Alzheimer ou tem alguém com a doença na família e acredita que é hora de interditá-la, procure um advogado que possa dar prosseguimento à ação.
Se quiser entender um pouco mais sobre os aspectos legais envolvendo o Alzheimer, na plataforma do Alzheimer360 há vídeo-aulas falando exclusivamente sobre o assunto! Preparamos um vídeo especial para lhe apresentar a plataforma. Clique aqui para assistir e conheça agora!
ComO faço para fazer minha mãe tomar banho não quer de jeito nenhum e as vezes não quer comer diz que já comeu como devo fazer. ?
estou passando por isso entra em contato me ajuda pelo email roze.cruz@bol.com.br
Procure auxilio profissional. As vezes a abordagem de um parente próximo é complicada. Um profissional cuidador pode ter mais facilidade em estabelecer uma comunicação terapêutica e conseguir que ela se convença a colaborar. Forçar a barra não vale a pena.
Gostaria de saber se para pedir a isenção de Imposto de Renda sobre aposentadoria para uma pessoa com Alzheimer tenho que pedir também sua interdição ou se são processos totalmente independentes?
estou passando por isso entra em contato me ajuda pelo email roze.cruz@bol.com.br
Meu padrasto tem 75 anos e quer cuidar da minha mãe que está com 74,ele se apossou da aposentadoria dela , brigou comigo porque eu ia lá deixar o almoço pronto e dar a medicação , porque eu trabalho .mas agora ele me expulsou de lá .e não compra alimentação adequada pra minha mãe .a advogada disse que era pra eu falar com o delegado e fazer BO ,mas o problema é que minha ainda tem um pouco de lucidez , então ele está aproveitando disso tudo ,ele diz que ela já comeu ,fica maltratando ela ,meus irmãos não querem que eu faça o boletim contra ele ,mas não posso ficar vendo esses mais tratos contra ela . oque posso fazer ????
Como procedo para pedir isenção de imposto de renda na aposentadoria da minha mãe que tem Alzheimer.
Meu marido tem Alzheimer como fac6pra não pagar mas imposto de renda