Cientistas Estudam Usar Luzes Piscantes para Tratar o Alzheimer
- 19 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
A busca por formas de tratar o Alzheimer não para, e em todo mundo os pesquisadores tentam novas opções de tratamento. Tem aparecido muitos bons resultados em tratamentos não-farmacológicos, ou seja, aqueles que não utilizam remédios. O exemplo de hoje é um deles, que empolgou os cientistas nos primeiros testes: as luzes piscantes.
O tratamento com as luzes piscantes, também chamada de luz estroboscópica, por enquanto foi feito somente em ratos. Porém, os resultados foram muito animadores. Os pesquisadores expuseram os camundongos às luzes por um determinado período de tempo. A intenção era de que as luzes e sua movimentação influenciasse a atividade do cérebro dos ratinhos. E parece que deu certo!
O que a pesquisa com as luzes piscantes mostrou
Depois de uma hora expostos às luzes, os ratos tiveram uma redução de 40 a 50% dos níveis de placas beta-amiloide no hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória. Essas placas são consideradas pelos médicos e cientistas as principais causadoras da Doença de Alzheimer. A intenção é que o procedimento seja utilizado para induzir ondas cerebrais nos doentes de Alzheimer, processos no cérebro que teriam ficado disfuncionais por causa da doença.
Segundo a pesquisadora Li-Huei Tsai, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), embora ainda sejam necessários mais estudos, o tratamento tem potencial para ser usado nas pessoas com Alzheimer: “Se os seres humanos se comportam de forma semelhante aos camundongos em resposta a este tratamento, eu diria que o potencial é enorme, porque é não invasivo e acessível”.
Atualmente, a melhor forma de evitar que as placas beta-amiloide se acumulem no cérebro é a prevenção. Por meio de atividades físicas e uma alimentação saudável é possível adiar a chegada do Alzheimer e frear o avanço da doença. Conheça agora as estratégias de médicos e especialistas nas vídeo-aulas do Curso Gratuito Online para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer. Clique aqui e faça agora o seu cadastro grátis!