7 Passos da Evolução do Alzheimer no cérebro
- 20 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Muitos familiares e cuidadores ainda têm algumas dúvidas sobre como se desenvolve e avança no cérebro a Doença de Alzheimer. Já falamos aqui no blog sobre os 3 estágios e seus sintomas (clique aqui para ler). Hoje, vamos explicar um passo a passo de como a doença se manifesta no cérebro.
Os sintomas da doença acontecem por causa do acúmulo de proteínas tóxicas no cérebro. Na medida em que essas proteínas formam placas que afetam as diferentes partes do órgão, o Alzheimer evolui. Veja o passo a passo abaixo:
1 – Acúmulo no hipocampo: fatos recentes
As proteínas começam por se acumular no hipocampo, a parte do cérebro onde as memórias são inicialmente formadas. Por isso, formar novas memórias e relembrar fatos recentes torna-se difícil para pessoas com Alzheimer.
2 – Problemas de linguagem
Depois do hipocampo, as placas de proteínas se acumulam na parte do cérebro relacionada à linguagem. Isso dificulta, muitas vezes, que o idoso encontre as palavras certas para se expressar.
3 – Parte frontal do cérebro: lógica
Ao chegaram na parte da frente do órgão, fica comprometida a habilidade de pensamento lógico. O doente passa a não conseguir resolver problemas, fazer planos e entender conceitos.
4 – Emoções
Quando as proteínas começam a se acumular na região do cérebro onde as emoções são processadas, ocorrem as conhecidas mudanças repentinas de humor da pessoa com Alzheimer.
5 – Alucinações
Em seguida, as placas chegam à parte que controla os sentidos, como visão, audição e olfato. Quando os neurônios desse local são danificados, a pessoa com Alzheimer passa a ter alucinações e delírios.
6 – Memórias antigas
Por fim, as placas chegam à parte de trás do cérebro, onde ficam armazenadas as lembranças mais antigas. É por isso que muitos doentes mantêm suas recordações de fatos muito antigos mesmo enquanto o Alzheimer evolui. Só agora, nessa etapa final, é que essa memória é afetada.
7 – Coordenação, equilíbrio e funções vitais
No estágio final, fica comprometida a parte que regula a coordenação e o equilíbrio, levando o doente a ficar acamado. Ao afetar funções vitais como a respiração e os batimentos cardíacos, o Alzheimer leva à morte do doente.
Embora seja difícil para familiares e cuidadores acompanhar esse processo, que dura em média de 8 a 10 anos, é importante estar consciente e entender o que acontece. A informação é um preparo a mais para enfrentar as adversidades!
Enquanto não se encontra uma cura para o Alzheimer, a prevenção é o melhor remédio. Exercícios, alimentação adequada e atividades de estimulação cognitiva podem adiar a chegar da doença e manter por mais tempo a capacidade que o idoso ainda tem. Assista às aulas do Curso Gratuito Online para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer e conheça as dicas dos profissionais da área. É só se cadastrar gratuitamente clicando aqui!
Minha mãe ja apresenta Alzheimer,a mais de 5anos com um avanço rápido depois que ela se perdeu por 3 dias. Creio que ja esta na fase intermediária com alucinações,sem olfato.
Gostei muito dos artigos!!!Meu marido tem alzaimer ,zMeu marido está a três anis e meioObrigada
Deus Pai todo poderoso, estendei tuas potentes mãos sobre cada família que cuida de alguém com alzheimer, acrescentando paciência, amor e fé em nossos corações!
Minha mae tem alzaimer e agora nao se quer alimentar nem fruta que ela gostava muito o que isso quer fizer
Olá amigos, boa tarde!!
Meu pai tem 82 anos, está andando muito mal (quase nada), não se alimenta sozinho mais, não consegue mais tomar banho sozinho e nem ficar muito tempo em pé. Está restrito ao sofá e à cama sempre deitado, dorme muito e quase não conversa e sempre fica de cabeça baixa. Mas, ele consegue reconhecer as pessoas. Está fase é qual?
Fase final pois ele ainda consegue se manter em pé mesmo por pouco tempo, na fase terminal eles ficam restritos apenas ao leito em posição fetal
Olá! Gostaria de saber se existe uma forma dessa doença ser mais agressiva do que o normalmente relatado, meu pai ficou apenas 1 ano vivo após o diagnóstico, em dezembro de 2016 ainda trabalhava e em novembro de 2017 faleceu! Passou por todos os estágios igual a qualquer outro doente, mas muito rápido e na primeira internação não resistiu, mesmo sendo acompanhado por um neuro, por isso ainda tenho dúvidas sobre essa doença!
Meu pai dorme muito .O que posso fazer para reanima lo ?
Sou cuidadora de uma senhora de 80 anos com alzheimer,é um desafio diário tem dias que estou esgotada emocionalmente ela é totalmente independente e isso acaba ficando muito mais difícil,pois a teimosia e os perigos aumentam muito.
Trabalho com uma senhora de 83 anos como e dificil e independente tambem e o problema adora caminhar mais arrumo a casa e nao posso estar com ela fico preocupada o que pode acontecer nessas cami nhadas e desgastante
Meu pai começou a apresentar a doença a 2 anos atrás, nunca aceitou ir ao médico, agora em fevereiro ele apresentou febre levei ao pronto Socorro ficou internado 4 dias, quando saiu levei pra minha casa , sou filha única, ñ tô sabendo lidar com a situação ele tá muito agressivo, a noite piora, ñ quer tomar banho, ñ aceita ajuda, a comida entorna em uma semana caiu 4 vezes , ele é muito magro mas é pesado, em minha casa é só eu , ele é meu marido , Minho filho e caminhoneiro e casado; ajuda quando Pode, tenho medo de NÃO dar conta
MINHA MAE TA COM 77 ANOS A DOENÇA COMEÇOU COM 69 ANOS JA PASSOU POR TODAS AS FASES HOJE NAO FALA NAO ANDA NAO SE ALIMENTA SOZINHA USA FRALDAS E TOTALMENTE DEPENDENTE CUIDO SOZINHA TAMBEM RESPONDENDO A ALESSANDRA SIM AMIGA A TENDENCIA E SO PIORAR ALIMENTAR POR SONDA RESPIRAR COM AJUDA DE APARELHOS ESSE E O FINAL SEU PAI FELIZMENTE NAO SOFREU MUITO MINHA MAE APESAR DE NAO FALAR TEM UMA PARTE DO CEREBRO QUE QUE AINDA NAO DESLIGOU E ELA PASSA A NOITE TODA TENTANDO MOSTRAR PRA MIM QUE TA ALI QUE TA VIVA QUE TA ME OUVINDO ME VENDO MAS NAO ENCONTRA A VOZ E NEM AS PALAVRAS E UMA DOENÇA MUITO TRISTE E COMO SE TIVESSE SOMENTE UMA ALMA ALI PRESA NUM CORPO PARALISADO DEUS TEM ME DADO FORÇAS PRA CUIDAR AMAR MAS E MUITO DIFICIL MORREMOS JUNTO COM A PESSOA
As informações são ótimas. Porém não diz os nomes das partes do cérebro onde a doença afeta … 😩