6 Dicas para Receber Visitas em Casas Onde há Pessoas com Alzheimer
- 20 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Final de ano é tempo de reunir familiares e amigos. Seja no Natal ou no Ano Novo, ter tanta gente querida por perto é muito bom! Se você tem uma pessoa com Alzheimer em casa, é uma boa ideia é explicar um pouco sobre a doença para os visitantes para que eles fiquem mais preparados ao lidar com o idoso.
É importante dizer o que eles devem fazer e o que é melhor evitar, como, por exemplo:
1 – Evitar pedir que se lembre
É comum que as pessoas que não tem muito contato com a pessoa com Alzheimer façam perguntas como: “Lembra-se de mim?”, “Sabe quem sou eu?”. Pedir que o doente se lembre pode deixá-lo frustrado ou irritado.
2 – Saber como conversar
Lembre aos visitantes que devem conversar pausadamente e em voz baixa. Eles devem olhar a pessoa nos olhos e evitar misturar assuntos, fazendo perguntas diretas e esperando pela resposta antes de prosseguirem na conversa.
3 – Evitar infantilizar o idoso
A pessoa com Alzheimer muitas vezes se comporta como uma criança, mas é importante se lembrar que ela é um adulto. Explique aos visitantes para não tratarem o doente de forma infantil, o que pode deixá-lo também chateado e irritado.
4 – Compreender as repetições
Explique que a Doença de Alzheimer afeta a memória recente, e que por isso é comum que a pessoa repita as falas ou pergunte a mesma coisa várias vezes. O visitante deve responder sempre e evitar dizer ao idoso que ele está repetindo.
5 – Não comentar sobre a pessoa na presença dela
Algumas pessoas comentam sobre o estado da pessoa com Alzheimer na presença da mesma, como se ela não estivesse lá. Peça à visita para evitar isso, pois o idoso tem seus momentos de lucidez e essa atitude pode deixá-lo bastante frustrado ou triste.
6 – Não deixar a pessoa “de lado”
Enquanto conversa com as outras pessoas, olhe também para a pessoa com Alzheimer. Mesmo que ela não entenda totalmente o que está acontecendo, vai se sentir incluída e feliz. Com certeza, essas dicas vão garantir que a pessoa com Alzheimer se sinta bem nas festas de final de ano como todos os outros convidados!
otimoas dicas pois as visitas inclusuve filhos nao sabem lhe dar com a pessoa que tem DA obrigada
Muitas pessoas têm essas atitudes negativas com qualquer idoso, falando alto ou excluindo-os dos diálogos dentro de um grupo ou mesmo quando o assunto é ele, como numa consulta médica.
Esses comentários tem sido de muita ajuda para mim, pois tenho uma pessoa com essa doença em minha família. espero receber muito mais dicas, obrigado!
Interessante.
Criei um canal no YouTube em que o primeiro vídeo eu trato deste tema! (o Canal é voltado ao cuidado de idosos com Alzheimer)
Caso queiram conferir! 😉
PS: no próximo vídeo quero tentar fazer um convite ao pessoal que assiste, para o CONAZ!
https://www.youtube.com/channel/UCL_Y_3lAJHqe2-JvBaIRZ3w?view_as=subscriber
Obrigada pelo vosso apoio.
Sou de Angola/Africa, tenho a minha mãe com esta doença, cá não existe pessoas capacitadas que possam nos ensinar a lidar com esta doença. Vocês têm sido de grande valia para que eu possa entender o que se passa e como lidar com a doença da minha mãe. Muito obrigada pelo vosso carinho e ensinamentos.
Gostei bastante das dicas,pois as vezes a visita não sabe como se portar diante de tal situação.Com essas dicas, evita-se situações constrangedoras.
Perfeito!Estarei sempre atento às orientações.
Muito bom, compartilhar melhor ainda.
Muito obrigado pelas ficas comecei agora a tomar conta de uma idosa com esta doenca
Aprovado.