Palavras Cruzadas Podem Prevenir e até Reduzir o Avanço do Alzheimer
- 2 de fevereiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Quando o assunto é prevenção do Alzheimer, muito se fala em palavras cruzadas, quebra-cabeça, jogos de memória… Afinal, será que eles ajudam na luta contra a doença? Muitos médicos e especialistas dizem que sim, e agora eles têm mais uma confirmação disso. Os cientistas do Instituto do Alzheimer de Wisconsin, nos Estados Unidos, concluíram um estudo onde essas atividades foram colocadas à prova e o resultado foi o melhor possível!
Foram examinadas 329 pessoas com uma média de idade de 60 anos. Todos eram saudáveis, mas tinham um detalhe em comum: histórico de Alzheimer na família, ou seja, uma provável tendência genética a desenvolver a doença. Eles tiveram seus cérebros mapeados e fizeram vários testes. Um dos principais itens da pesquisa era responder se faziam alguma atividade de estimulação, como palavras cruzadas ou quebra-cabeças. Atividades culturais como passeios em museus e ler livros entraram também na lista.
Palavras cruzadas e jogos estimularam o cérebro
Depois de reunir todas as informações, os cientistas analisaram os dados. Eles concluíram algo fantástico: aqueles que disseram ter feito palavras cruzadas, jogado damas ou cartas, tinham um volume maior de atividade em áreas do cérebro que geralmente são afetadas pelo Alzheimer.
Nas avaliações cognitivas, aquelas que medem as capacidades da mente em desempenhar as mais diversas funções, eles também tiveram um resultado acima dos demais. Segundo Laura Phipps, cientista responsável por divulgar o estudo, a pesquisa serve para entender melhor como a doença afeta a memória, indicando onde estão os maiores riscos de se desenvolver o Alzheimer.
Se você quer conhecer algumas dicas sobre quais as melhores atividades para a pessoa que você cuida, clique aqui e assista ao Curso Online Gratuito para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer. São 4 aulas totalmente grátis onde você vai aprender como organizar a rotina do doente e melhorar sua qualidade de vida!