Doença de Alzheimer: Qual Médico Procurar?
- 7 de fevereiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Quanto antes for feito o diagnóstico do Alzheimer, melhor para o doente. Ao começar o tratamento o mais cedo possível, de preferência bem no início, a pessoa vive melhor e por mais tempo, reduzindo o avanço da doença. A primeira coisa que você precisa é saber identificar os primeiros sinais, como já falamos por aqui. O próximo passo é procurar o médico, e é aí que surge uma das principais dúvidas dos familiares: qual especialista procurar?
Três especialistas que você pode consultar são:
- Geriatra
- Neurologista
- Psiquiatra
Um médico com experiência saberá diferenciar se os sintomas relatados são sinais da doença de Alzheimer ou ocorrências normais do envelhecimento. Além disso, ele pedirá exames para descartar outras possíveis doenças, já que o diagnóstico do Alzheimer é feito também por exclusão: é preciso checar se os problemas relatados não são causados por algum AVC ou por efeitos colaterais de remédios, por exemplo.
Além disso, esses especialistas farão uma avaliação com a pessoa que pode ter Alzheimer. São os chamados testes cognitivos, que analisam as capacidades do cérebro. O médico também usará todos os dados informados pelos familiares e o histórico médico do paciente, para então fazer o diagnóstico. Lembre-se sempre de procurar um especialista que tenha familiaridade com o tratamento da Doença de Alzheimer!
Após o diagnóstico, é hora de começar a cuidar do doente da melhor forma possível. O primeiro passo é a informação. É preciso saber, por exemplo, o que essa pessoa deve comer, quais atividades diárias deve praticar e quais as melhores técnicas para que o Alzheimer avance mais devagar. No Curso Online Gratuito para Cuidadores, do Alzheimer360, você aprende tudo isso. Participe, é grátis!
Achei a matéria muito importante para o mal de Alzheimer360 porque muitas pessoas lidam com pessoas com a doença sem nenhuma orientação para tal.
Quando descobrem é muito tarde e o mal já está avançado levando o endivido há muitas impossibilidades de vida .Cheguei a conclusão quanto mais antes for o diagnóstico melhor para retardar a doença.
Grata!
Eu já recebo informaçoēs importantes que têm me ajudado muito com meu marido .Assim que soube do programa 360 Alzeheimer me inscrivi .Fora isso ele recebe tratamento e medicação do neurologista e vai ter sessoēs com fonoudiologas por causa dos engasgos constantes próprios da doença .Mas com tudo isso e mais o apoio dos familiares , me sinto às vezes como um barco á deriva , sem saber se chegarei a um porto seguro .É muito sofrido tanto para quem tem , a doença como para quem está dia a dia .Mas vivo pedindo a Deus forças .
muito bom o seu artigo
Oi pessoal
Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉
Olá
E quando a pessoa está no começo da doença mas não quer ir ao médico pois a mesma se sente bem diz que não tem nada porém vem emagrecendo ao longo dos meses o que fazer, pois não sabemos como leva lo ao médico, é muita teimosia e temos medo pois a doença vai se agravar cada vez mais.
Keila boa tarde.
Eu vou levar meu pai a um psiquiatra, e disse a ele que vai em um medico para ver a dosagem do remedio que ele toma para dormir.
Disse que esses problemas de memória deve ser por conta disso. Espero ter te dado alguma luz para ter uma ideia.
Legal.
Bacana.
Bacana.
Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂
Gostei.
Deveriam colocar nessa equipe os profissionais da área de psicologia, pois existe também o lado psicológico de quem vive e de quem cuida.
Oi Sandra! Os profissionais que colocamos nesse artigo são para iluminar as pessoas que notaram os sintomas e ainda precisam ser diagnosticadas. E claro, concordamos com você, o psicólogo é extremamente importante, essencial para cuidar do cuidador! Abraços!
Bacana.
Olá, estou precisando de orientação, pra saber como lidar com os sintomas de alzheimer em uma mana(67 anos) com síndrome de tuner. O psiquiatra, mandou consultar um neuro , mas a médica que a atende diz ser desnecessário pois o que ela tem faz parte da síndrome! Não entendo,…
Oi boa tarde, cuido do meu pai com alzhame e esta muito duficil, nessa ultima semana ele começou a gritar pedindo socorro todo perturbado e gritava muito nao sei o que fazer . Fico triste nao estou aguentando vendo ele desse jeito.
Fiz um tac e foi- me detetado atrofia no cérebro será que tenho alzhaimer?
Olá, gostaria de uma orientação. Minha mãe tem 63 anos e tem acontecido situações preocupantes, minha avó teve Alzheimer e faleceu quando tinha 77 e minha tia faleceu ano passado com Alzheimer anos 82 anos. Minha mãe sempre foi ativa e uma pessoa tranquila, hoje ela tem apresentado esquecimento, repete assuntos com muita frequência, as vezes não consegue andar, troca os remédios e as vezes toma repedidamente, a médica pediu pra ela ir no psiquiatra, mas ela não aceita. Como devo ajudar?
Minha mãe 86 anos está com Alzheimer infelizmente e em certos momentos parece que surta e apresenta comportamento de uma doença mental além da demência. Pega o tefone e fala com ela mesma, bate o copo, cadeira, joga objetos no chão e o pior é a implicância que ela tem comigo. Sou a única filha e parei de trabalhar pra poder dar atenção a ela. Ela dormi mal e agora tem engasgado quando se alimenta. Já toma Seroquel e vários outros medicamentos. Isso é normal?
Cuido da minha mãe ela tem alzhaime ela grita na minha cabeça o dia inteiro não ta dormindo e não quer comer nao sei oque fazer preciso de ajuda
Com isso eu tb estou perdendo o controle da situação nao estou bem parece que tb vou pirar mas quero que Deus me de forcas4 p continuar
Bacana.
Muito bom o artigo, mas poderia enfatizar mais a importância da equipe multiprofissional junto aos médicos os Terapeutas Ocupacionais para contribuir com seus conhecimentos a respeito das AVD e os recursos terapêuticos que este profissional tem a contribuir no tratamento em pacientes com Alzheimer.
Minha sogrã foi diagnosticada com alzheimer. Tem a parte de esquecimento, de não lembrar dos filhos, das coisas, mas o que mais preocupa é a agressividade que elá tem apresentado. Faz parir da doenca ficar agressivo a ponte de falar em matar quem está cuidado, assim do nada, como se fosse um surto de loucura. Pega cabo de vassoura. Jogo prato no chão. Essas coisão. Temos a preocupação do que ela pode fazer durante um surto desses. Estamos preocupados com meu sogro que tb é de idade, pois ela pode agredi lo de forma séria. O que podemos fazer. Ela faz tratamento com psiquiatra. Nos oriente por favor.
Bom dia.
Obrigado pelas informações.
Quero receber as orientações para a minha caminhada pois meu exame deu sinais da doença, e quero saber tudo que posso fazer pra vencer… obrigada!