Cientistas Brasileiros Criam Exame de Sangue que Diagnostica o Alzheimer em 30 Minutos
- 20 de fevereiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Uma das principais dúvidas de familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer é sobre o diagnóstico da doença. Atualmente, ele é feito quando os médicos descartam outros doenças para os sintomas relatados. Eles podem também fazer algum exame cognitivo, ou seja, exercícios que buscam avaliar o estado mental do possível doente.
Outra opção é fazer exames de imagem, como uma ressonância magnética, para excluir outras possíveis doenças e ajudar no diagnóstico clínico da doença. Ainda assim, pesquisadores do mundo inteiro buscam por formas de diagnosticar o Alzheimer o mais cedo possível e de forma eficiente, com um exame específico.
Agora, um grupo de cientistas brasileiros divulgou a boa notícia da semana: eles conseguiram desenvolver um exame de sangue que diagnostica o Alzheimer em 30 minutos. Isso mesmo, apenas meia hora!
Quem são esses brasileiros e como funciona o teste?
A equipe responsável pelo teste é da UFSCar, a Universidade Federal de São Carlos, que fica no estado de São Paulo. Primeiro, eles identificaram e isolaram uma proteína do sangue, chamada Adam-10.
A presença dela na corrente sanguínea, dependendo do nível, indica o estágio do Alzheimer: “Quanto mais alteração na proteína, maior o avanço da doença. Essa foi a relação direta que a gente encontrou nesses resultados”, explicou a pesquisadora Marcia Caminatti ao Jornal Nacional.
O segundo passo é colocar esse sangue em um sensor eletroquímico, desenvolvido pelos pesquisadores, capaz de identificar a quantidade da proteína existente na amostra. Um programa de computador avalia os dados e dá a resposta em 30 minutos!
Diagnóstico do Alzheimer mais cedo
O maior diferencial do novo teste é fazer o diagnóstico do Alzheimer de maneira precoce. Geralmente, descobre-se a doença quando seus sintomas começam a aparecer, o que significa que o Alzheimer já se instalou.
O exame de sangue oferece a possibilidade de descobrir o Alzheimer antes, logo no começo. Assim, a pessoa pode começar a mudar seus hábitos e buscar atividades e exercícios de estimulação para diminuir a velocidade de evolução da doença. Como sabemos, isso é fundamental para que o doente viva melhor e por mais tempo!
O novo exame continua sendo testado, por isso ainda não está disponível no mercado. Os cientistas estimam que em 5 anos ele poderá ser usado com segurança para todos. Até lá, o melhor a se fazer é já começar a prevenção. Quer conhecer alguns exercícios para prevenir e fazer que o Alzheimer avance mais devagar? Assista às aulas do Curso Gratuito Online para Cuidadores. É só se cadastrar e participar!
Olha muito bom saber se precisar de voluntários pra pesquisa estou disposta pois tenho minha que tem e foi diagnostigafa com 50 anos hoje esta com 57 e estamos nantendo o mesmo mivel de estado do começo devido ao tratamento certo e identificado cedo….Estou com 40 anos mas sevprevosatem de voluntários estou aqui…
minha mãe toma alois, mas ultimamente ta piorando ta esquecendo tudo até os remédios qual outro remédio poderia dar.claro q passarei pelo geriatra
Gostaria de saber mais sobre execios
Para evitar alzhaimer..
Graças a Deus.
Boa notícia, Parabéns aos cientista… mas não basta diagnosticar temos que achar a cura!!! Sera que a Adam-10 se manifesta com a falta da acetilcolina? Bora pesquisar!!!
Eu tenho a minha Mãe eu preciso conhecer mas essa doença….
Minha Mãe tem 85 anos…..
Preciso de ajuda….
Obrigado.
Olá Rubenita! Tudo bem? Para ter mais informações de qualidade sobre o Alzheimer você pode se cadastrar na plataforma de ensino online do Alzheimer360 pelo site: https://www.alzheimer360.com ! Se tiver alguma dúvida, nos envie um e-mail que teremos prazer em ajudá-la! O nosso e-mail é: contato@alzheimer360.com
Informações sobre exercícios p pacientes com alzheimer
Boa noite,
Gostaria de mais informações com relação ao diagnóstico através do exame de sangue!
Obrigada
Eucimar Sousa
Gostaria de saber qual o nome do exame?
Da família da minha mãe de sete irmãs só uma não teve Alzheimer.
Minha mãe passou por todos estágios da doença.
Me passe por e-mail o nome do exame
delzadrg@gmail.com
Minha mãe com 83 anos está com Alzheimer desde 2006, com sinais bem antes do diagnóstico que não é conclusivo. Estudei Gerontologia na SBGG/RJ para saber como cuidar dela. Participei de várias palestras na ABRAZ, ela participou da pesquisa na UFRJ – CDA “Depressão no paciente com Alzheimer” e eu participava do grupo de apoio ao familiar/cuidador com orientações de psicóloga, enfermeira e assistente social. Foi o meu apoio emocional pois minhas duas irmãs nos abandonaram. Tive que largar a advocacia para cuidar dela, fechei meu apto e fui morar com ela.
Atualmente, só dou remédio para a pressão arterial. Não toma calmantes e nem remédio para dormir. Ela canta, gosta de dançar, pinta o cabelo no salão, passeia 2 vezes ao dia para pegar sol, anda e ficou muito carinhosa porque o carinho, afeto, paciência, voz baixa e calma fazem parte do tratamento (aprendi na Pesquisa da UFRJ)
ALGUMAS REPOSIÇÕES DE MINERAIS E CHÁS EM DIAS ALTERNADOS.
Optei por reposição de minerais como
1- Magnésio Quelado (ainda não consegui o Magnésio Dimalato),
2- Cálcio + D3 + Zinco + Magnésio,
3- Complexo B, incluindo a B12,
4- Ácido fólico,
5- Ferro
6- Coenzima Q10
7- Selênio Quelado
8- Água alcalina com pH acima de 8.0
9- Óleo de côco com açafrão e mel.
10- Chá de canela em pau
11- Chá de erva-cidreira com Capim-limão
12- Chá de cravo da Índia.
13- Água (oleosa) de linhaça dourada (passada no coador, o que curou a hemorroida dela).
Acontece que eu ando deprimida, desanimada e muitas vezes nem quero sair do meu quarto. Estou ficando sem iniciativa, sinto falta do meu trabalho mas me sinto sem energia. Tomo remédio para dormir, para hipertensão e para tireoide.
Estou sem alegria e disposição para viver a vida. Estou com 63 mas aparento bem menos. Escondo das pessoas esses meus comportamentos. Preciso de ajuda. Por favor, me ajudem ! Me sinto só nesta missão que escolhi. Eu fui a única das 4 filhas a quem minha mãe fez 3 Procurações por Instrumento Público em 1978 com plenos poderes quando ela gozava de boa saúde mental. Minhas duas irmãs entraram com processo de interdição da minha mãe sem o meu conhecimento e no processo não falaram que eu existia, mesmo assim, a juíza me deu a Curatela por considerar através de documentos e provas e Procurações que eu sempre quem cuidei da nossa mãe. . Foi muito difícil conviver com essa decepção com as minhas duas irmãs por litigância de má-fé. Fui eu mesma a minha advogada. Me sinto muito só é sempre esperando uma maldade da minha irmã que na única vez que se ofereceu para ficar com a mãe, disse para eu ir à praia com as amigas que ela tomava conta. Mas infelizmente, ela chamou um chaveiro e abriu a porta do meu quarto para furtar uma outra procuração que minha mãe fez para mim. Os meus vizinhos estão surpresos com a saúde da minha mãe e muitos vêm aqui para eu fazer os sucos de ervas da horta que tenho na janela. Preparo para eles uma garrafa de vidro escuro com Magnésio P.A. + Bicarbonato de sódio para alcalinizar a água e estão se sentindo bem melhor.
Mas agora eu é que estou precisando de ajuda e estou à disposição para participar dessa pesquisa na Universidade Federal de São Carlos/SP porque a minha tia teve Alzheimer e foi fulminante porque minhas primas não sabiam e não se dedicaram SOS cuidados porque mal se falava em Alzheimer.
Não tenho acessado o computador para ver os e-mails. Estou escrevendo pelo celular. Por favor, me ajudem !!
Meu WhatsApp é
+55 21 96899.5230
Najla Erika
Quero assistir as aulas.
Como filha mais velha de mãe falecida com Alzheimer , gostaria de conhecer novidades para o retardi de tão temida doença!
Sou cuidador de pessoas com o mal de Alzheimer, tem uns 10 anos, pois um senhor amigo meu teve, e durante 6 anos ele ficou sobre meus cuidados, foi muito gratificante e aprendi muito com ele também.
Hoje com o falecimento dele dou assistência à mais pessoas, tudo voluntário.
Estou muito feliz por essa descoberta, em especial por ser Brasileiro.
Abraço.
Todos deveriam ler e participar destes testes , ajudariam muitas famílias .
Parabéns a essa equipe maravilhosa !!!
Gostaria de receber mais textos relacionados ao Mal de Alzeimer.
Obrigado
Boa tarde!
Tenho aprendido muito com matérias divulgadas no Facebook.
Obrigada
Gostaria de receber orientação de como cuidar de pessoas com esta doença.
Meu pai tá fazendo 77 anos e percebo mudanças em.seu humor como poderia saber se isso são indícios da doença?
Muito bom! Estaremos torcendo pra q este exame comece a ser usado
Gostaria muito de saber as novas descobertas pq meu sogro tem Alzheimer e filho é neto poderão geneticamente sofrer essa doença obrigada e parabéns quero me cadastrar
Tenho 70 anos e quero saber mais!!!
Espero que este teste não demore demais e não seja caro demais para estar disponível em grande escala
Que coisa boa. Tenho pessoas na família cm Alzheimer e o diagnóstico foi muito “penoso”, caro e demorado. Tomara que logo esteja acessível. Gostaria de conhecer os exercícios de prevenção.
Olá
Importantíssima Descoberta. Parabéns a Toda Equipe.
Não tenho conhecimento de Casos da Doença, em Familiares. Mas, gostaria de saber onde fazer o TESTE SANGUINEO, afim de saber sobre a Positividade ou Negatividade da Doença. Obrigado! Sucessos.
Vamos torcer para que os fabricantes dos caríssimos equipamentos usados no diagnóstico da doença, não sejam um estorvo à continuidade da pesquisa, bem assim, clínicas, hospitais e médicos, responsáveis pelos portadores dessa temível doença, se comportem de forma não venal.
Quero saber sobre os exercícios e exames que já fazem para descobrir a doença Porque esperar 5 anos para ser aprovado esse exame de sangue é mto tempo