12 Filmes Sobre Alzheimer Para se Emocionar e Informar
- 23 de fevereiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Arte e Cultura
O cinema é a paixão de muitos… Para outros, é no mínimo uma boa forma de passar o tempo e se divertir. Quem é que não gosta de assistir a um bom filme, não é mesmo? Hoje preparamos uma lista com 12 filmes que falam sobre o Alzheimer. A doença está presente em todos eles, seja como tema principal ou como pano de fundo da trama. Confira a lista abaixo e pegue seu balde de pipocas!
1 – Iris (2001)
Iris é um filme que mostra as mudanças no percurso de vida com relação à Doença de Alzheimer. Ele conta a história da novelista e filósofa Iris Murdoch (intepretada por Kate Winslet/Judi Dench) e seu marido, John Bayley (Hugh Bonneville/ Jim Broadbent), que era professor em Oxford.
A narrativa se divide em duas partes: mostra os personagens ainda jovens e depois quando chegam à terceira idade. É nesse momento que Iris é diagnosticada com Alzheimer, trazendo novos desafios para o casal.
2 – Meu pai, um estranho (1970)
Gene Hackman (interpretado pelo ator Gene Garrison) está prestes a se casar e mudar para o estado americano da Califórnia. Porém, às vésperas do casamento sua mãe morre, e ele precisa cuidar de seu pai, que tem Alzheimer. Um filme incrível que foi indicado ao Oscar de melhor roteiro em 1971.
3 – Aurora Boreal (2005)
Duncan é um rapaz de 25 anos com sérias dificuldades de conseguir e manter um emprego. Sua história começa a mudar com a morte de seus pais. Para ficar perto de seus avós, ele passa a trabalhar no lar de idosos onde eles vivem, descobrindo novos e emocionantes significados para sua vida.
4 – Longe dela (2006)
Gordon Pinsent e Julie Christie interpretam um casal casado a 40 anos. Quando ela é diagnosticada com Alzheimer, o marido a interna em uma clínica, embora não tenha certeza de que esta é a melhor decisão.
A questão é que, segundo as regras do local, ele só pode visitá-la depois de 1 mês. Quando Gordon encontra Julie novamente, precisa lidar com o fato dela não se lembrar mais dele. O filme foi indicado ao Oscar de melhor roteiro e melhor atriz.
5 – A moment to remember (2004)
Um filme coreano muito emocionante, A Moment to Remeber fala sobre um romance entre a filha de um empreitero e um carpinteiro que trabalha para seu pai. A improvável história de amor tem um desafio extra: a mulher desenvolve Alzheimer precoce, mudando a situação de todos os envolvidos na trama.
6 – Amor (2012)
Com um Globo de Ouro e 5 indicações ao Oscar, Amor é um drama tocante e sensível. O filme conta a história de um casal de idosos franceses. Anne, a esposa, sofre um derrame que a deixa com um lado do corpo paralisado. Além disso, ela começa a ter os primeiros sintomas de Alzheimer e passa a ser cuidada por seu marido, que precisa encarar sozinho essa tarefa.
7 – A família Savage (2007)
A família Savage conta a história de dois irmãos que nunca se deram bem com o pai. Depois de ter seguido caminhos diferentes em suas vidas, eles precisam cuidar do idoso, diagnosticado com Alzheimer. Mesmo falando sobre a doença, um assunto delicado, o filme tem seus momentos bem humorados, garantindo um pouco de leveza à trama.
8 – Para sempre Alice (2014)
Para Sempre Alice, é claro, não poderia faltar nessa lista – este é um dos filmes mais famosos sobre o Alzheimer. Julianne Moore, que ganhou o Oscar pelo papel, interpreta a Dra. Alice Rowland, uma linguista que aos poucos vê sua vida se modificar totalmente. Ela é diagnosticada com Alzheimer precoce, e precisa, junto com sua família, encarar a doença.
9 – O filho da noiva (2001)
Este filme argentino tem uma história delicada e inusitada. O pai do protagonista, interpretado pelo conhecido ator Ricardo Darin, pretende realizar seu sonho de finalmente se casar na igreja com sua esposa. O único problema é que a idosa é diagnosticada com Alzheimer, e a doença começa a avançar – fazendo com que o casamento precise ser apressado.
10 – A song for Martin (2001)
A Song for Martin é um filme sueco é considerado pela crítica como uma obra pesada, porém muito bonita. Ele fala sobre um casal de músicos que, durante uma turnê, se apaixonam. Como já eram casados, separam-se e passam a viver esse amor. Anos depois, Martin, o marido, é diagnosticado com Alzheimer, mudando completamente a relação dos dois.
11 – O caso Alzheimer (2003)
O Caso Alzheimer conta a história diferente das que estamos acostumados em filmes sobre a doença, já que trata-se de um filme policial. O personagem principal é um assassino profissional que precisa fazer um último trabalho. Porém, ele começa a sentir os primeiros sintomas do Alzheimer, o que pode mudar muita coisa em sua vida.
12 – Diário de uma paixão (2004)
Todos os dias, Noah visita uma senhora em um lar de idosos. Por causa do Alzheimer, ela não se lembra de detalhes de sua vida. O persistente senhor lê anotações de uma caderno para ela, ajudando-a a inclusive a relembrar sua própria juventude – com uma grande e emocionante surpresa no final!
E então, qual desses filmes você vai assistir? São vários estilos para todos os gostos, e ainda vão te garantir mais informação sobre a Doença de Alzheimer. Aproveite!
Ei aTudo no início , é extremamente doloroso .Quando meu marido , com 78 anos foi diagnosticado com início de Alzheimer além de não acreditar e relutar em aceitar a idéia , senti o chão afundar .Mas como isso pode acontecer , com uma pessoa que sempre teve vida super ativa , de trabalhar ao mesmo tempo em dois empregos com funçoês de chefia ,de total responsabilidade .Relutei muito em acreditar e procurar respostas .Ainda bate uma tristeza infinita , um choro que persiste .Sei que essa doença não tem parâmetros e pode chegar em qualquer pessoa .Sei também , que ela não tem tempo de acabar .Sei que vou precisar me fortalecer muito interiormente , me informar, lendo , vendo vídeos e recebendo ajuda da família e dos médicos profissionais .Mas principalmente de Deus , que tudo sabe e tudo vê.Pode ser que eu parta antes dele .Só Deus é. quem sabe .
Quero agradecer a você pela iniciativa maravilha de ajudar a todos os que buscam informações sobre o Alzheimer. Mas gostaria de informações sobre o que esperar das medicações… resultados etc…Muito obrigada.
Farei o possivel para adsistir todosvos filmes. Sou pedagoga e tenho interesse em conhecer sobre o assunto. Futuramente, gostaria de desenvolver trabalhos artesanais com pessoas afetadas por Alzheimer.
Obrigada.
Eunice
Desta lista já assisti 4, não consigo os outros. Sabem informar onde posso assistir?
Precisamos divulgar mais o site.
Vamos providenciar……….
Convivo com essa doença desde 1998, primeiro foi minha vó e quando faleceu minha mãe ficou muito deprimida, era empresária no RJ e se desfez de tudo para vir morar comigo em Salvador e cuidar da vovó em pouco mais de um ano a vovó morreu, ela entrou em depressão e quando melhorou estava com Alzheimer. Diagnosticada em 2002, ainda vive esse tormento mas agora já em fase final. Acamada depois de um AVC, não fala, não anda, usa fraldas e se alimenta por sonda de gastrostomia. Tudo é muito difícil mas cuido dela sozinha a anos e cuido com muito amor. Tudo que encontro sobre a doença me interessa. Obrigada por essa iniciativa, é sempre bom lembrar que não estamos sozinhos.
Nossa , só quem passou ou passa , sabe a dor , o quanto é sofrido , só Deus para ter misericórdia de todos nós!
Oi pessoal
Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉
Boa tarde a todos,
Estou sempre atenta a tudo que diz respeito a essa doença terrível, minha mãe foi diagnosticada com DA em 2015, só que ela já estava com a doença ha muito mais tempo é que as pessoas do interior entendem como caduquice. É muito difícil lidar com essa doença, sofro muito quando olho para minha mãe e ela não sabe quem sou eu, abala o meu emocional não consigo aceitar para mim é terrível.
Gostaria de saber como conseguirei esses filmes. Quero muito assistir.
Puxa vida! Nunca imaginei que estas coisas fariam parte do meu presente. Sinto-me um pouco desafortunado, mas acho que é o sentimento de todos que experimentam essa realidade na família.
Obrigado por nos esclarecer um pouquinho mais sobre essa doença devastadora chamada Alzheimer.
Da para observarmos claramente que a medicina esta engatinhando ( sabem muito pouco ) no tratamento do Alzheimer.
Minha mãe esta com 84 anos, e com Alzheimer bastante avançado. Ela esta usando a 2 anos o medicamento
“CLORIDRATO DE MEMANTINA”, mais ela só piora, parece até que esse medicamento esta acelerando a doença.
Eu assisti algumas reportagens falando que o óleo de coco extra virgem orgânico, ajuda a combater o Alzheimer, não tem nada comprovado cientificamente, mais não gusta tentar, eu estou iniciando essa tentativa com a minha mãe, vou dar duas colheres de sopa do óleo de coco com aveia pela manhã, e duas colheres a noite, também vou dar capsulas de ômega 3.
Vou tentar, não posso é ficar parado vem o cérebro da minha mãe apagar.
Esse é o site que fala do óleo de coco. http://centrodavidauniversal.blogspot.com.br/2017/01/oleo-de-coco-auxilia-no-alzheimer.html
Não podemos nunca perder as esperanças, sabemos que Deus nosso pai, faz sempre o que é melhor para nós, mais, não podemos ficarmos parados.
Grande abraço a todos, e se alguém tiver novidades me avisem por favor.
Claudio Pinheiro
Minha mãe usava adesivos e comprimidos memantina, mas um outro neuro suspendeu.
Hoje ela toma suplementos da Danone Souvenaide que retarda a evolução da doença.
[…] Fonte da lista: Alzheimer360 […]
Vou tentar assistir todos.
baixo aonde esses videos tem na Netflix?
Onde encontro esses filmes ?Obrigada pelas indicações
Minha avó foi diagnosticada mas na época não havia nenhuma orientação. Apenas indicação de calmantes para dormir que os efeitos eram totalmente inversos. Eles a agitavam muito mais. Ela entrava em pânico no cair da tarde e se te compunha pela manhã. Durante o dia ficava dócil. Recorri até a trabalhos espirituais, pastores, etc. Pois a medicina pouco colaborou. Testemunhei uma pessoa que sempre foi amada se tornar hostilizada. Todos fugiam pois pelo fato dela não dormir toda a casa que a acolhia em esquema de revezamento não dormia também. Por fim a colocaram numa clínica onde ficou por um ano até vir falecer. Na época eu tinha 20 anos trabalhava, fazia faculdade e recém casada. Uma das maiores dores que já senti foi ver a minha avó naquela situação e não ter pra onde correr. Certo dia quando a busquei pra passear eu cheguei a pensar em tirar a minha vida e a dela num acidente de carro quando retornava para a clínica. Mas pensei que pideria dar errado. E se eu fosse e ela ficasse? Eu era a única que ainda a visitava. Muito difícil até hoje de lembrar.
Boa noite! Já assisti alguns desses filmes, de certa forma ajudam a lidar melhor com a situação. Sou de uma família de 11 irmãos, convivemos com nosso pai com Alzhaimer há uns 10 anos. Atualmente está com 86 anos, em estágio avançado da doença. Nossa mãe nunca aceitou a doença dele, sofreu muito vendo a memória de seu companheiro de uma vida se esvair. Ela faleceu faz 3 meses de um AVC fulminante. Ele mora com uma irmã já faz uns 3 anos e nos revezamos para cuidá-lo, sempre com muito amor. Embora ele não se comunique mais e não nos reconheça na maioria das vezes, nós sabemos quem ele é e o tanto que nos amou. A retribuição e o cuidado é o mínimo que podemos ter com ele. De medicação neste estágio apenas a memamentina, que o deixa mais tranquilo para dormir. Também usamos uns geis que conseguimos através da medicina quântica. Que Deus continue nos dando força!
Adorei o site.Tenho 19 anos e.cuido.da.minha vó que tem.alzheimer,usa sonda,fraldas e é totalmente dependente de mim e das filhas mas por mais fraquinha que esteja ainda.sorri.me.da beijo, faz cafune e sou muito grata por Deus ter me.dado essa.missão tão.maravilhosa que.me traz recompensas todos.os.dias e por me confiar essa tarefa tão difícil.e ao mesmo tempo tão cheia de emoção…
.
Já assisti alguns da lista, e hj me deparo com minha mãe aos 54 anos diagnosticada com “Demência de Parkinson” , que segundo os médicos eh semelhante ao Alzheimer. Hoje ela eh totalmente dependente de terceiros para tudo. E esse filme para sempre Alice me tocou muito pois minha mae eh professora e no começo foi muito parecido ela tinha uns 51 anos. Hoje tive q abrir mão de muitas coisas para cuidar dela, eh muito duro mas valerá a pena.
Hoje descobri que a minha mãezinha tem Alzheimer aos 69 anos ainda não sei como irei fazer para tocar minha vida daqui para frente além de ser filha unica trabalho o dia todo; nao me situei ainda!!estou tentando aceitar por que é muito dificil; Acredito que Deus nos testa sempre e tudo é permitido por ele !! E se eu tiver que abrir mao de tudo para cuidar dela farei sem medo de errar.Farei com zelo,amor e paciencia !!enquanto ela ainda sabe quem sou.
E mesmo quando ela não souber mais quem é você, você saberá quem é ela e tudo que representa.
A exatamente duas semanas minha mãe começou as crises…vejo que a cada dia ela piora…já não lembra de nada que acontece…só de um passado distante…ainda reconhece algumas pessoas, mas oos locais não. mudou de cidade na cabeça dela e voltou a morar na antiga fazenda da familia… fala dos pais e por ai vai…me confunde e já começa a não saaber quem sou. Ela esta tomando dois medicamentos…Tolrest pela manhã e Zargus á noite…a unica coisa que percebo é que o Zargus deixa ela mais tranquila, pórem, as tardes ela quase sempre tem uns acessos de tristeza…chora muito e sempre cria umas historias…acho que aluinações. Estou desesperada…é muito triste…
Então,há meses percebo que meu pai está com dificuldades na memória recente, e bastante repetitivo. Agora foi diagnosticado Alzheimer. Ele está com 86 anos, era muito ativo, não aceita suas limitações e nós sofremos. Mas sei que Deus sabe de tudo, sempre peço a Ele graça e sabedoria para que eu possa ajudar meu pai. Está fazendo o uso de Memantina e Alprazolan, começou com a medicação 17/01/2019. Vamos aguardar. O Médico dos médicos está no controle! Vamos ter fé!
Boa noite tenho meu pai , paciente de AVC e derame ocorrido aproximadamente 33 anos , os desafios são muitos , sendo que perdeu a fala , coodernação motora comprometida e diagnosticado a 1 ano com mal de alzheimer. Sou pedagoga é de grande valia aprender como agiir diante dessa doença que atingiu meu amado pai.Que Deus abençoe a todos e nos de força !
Vou assistir todos filmes! Sugiro também o filme viva a vida é uma festa! Muito boa, estás indicações! Nos sentimos perdidos, não é fácil! Meu pai tem Alzheimer a 3 anos, era super ativo, encarregado de uma mina, pedreiro de grandes obras, esqueceu de tudo, menos da minha mãe, e fica nervoso qdo ela não está por perto, não perguntamos mais quem somos, para não deprimido lo mais, sempre nos identificamos, como por exemplo, “ei pai” bença vô”. Do nada se irrita, tentamos distrai lo com outras coisas, graças a Deus funciona! Foge de casa, temos que ficar atentos o tempo todo. Minha mãe não desliga, fica de olho nele o tempo todo! Nos fins de semana ficamos com ele sempre que possível pra minha mãe descansar. Mas é bem complicado, exige muito de todos nós , pq temos nossas correrias diárias também e olha que somos 6 filhos! O momento mais difícil pra mim, foi qdo tive que dar banho nele, ver aquele homem que sempre foi um exemplo de homem, reservado e estava ali nu, na minha frente, sem nem se importar, sem dar fe de nada, muito difícil! Desculpa pelo desabofo, mas está oportunidade concedida pelo alzheimer360, nos faz um bem que vcs nem podem imaginar! Obg a todos pelos concelhos.
Mas onde assisto?!
Tem um link, um canal??
Olá, sou de Marília uma cidade no interior, de S/P e a exatamente à quatro anos minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer no início foi muito difícil nos os filhos não queríamos aceitar, pois minha mãe era uma pessoa muito ativa. Mais aos poucos foi perdendo a atives!! Que triste mais tínhamos que cuidar dela, hoje minha irmã parou de trabalhar para ficar com ela e eu nos fins de semana uma noite eu dormo com ela. E outra a minha irmã! nós duas nos revezamos para para não ficar muito cansativo nem para uma e nem para outra! E realmente ver esses vídeos vai nos ajudar muito!! Obrigado de coração.
Descobrir esse site por acaso. Graças a Deus não tenho ninguém da minha família com essa doença. Mais tenho medo do futuro. … nunca sabemos quando um de nós poderá ser atingido. Vou assistir todos os filmes! Que Deus abençoe a cada um de nós. Que Deus dê graça e saúde a cada um Que tem um familiar seu com essa doença.