Realidade Virtual Ajuda a Prever a Doença de Alzheimer
- 2 de março de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Atualmente se tem falado muito na realidade virtual. O assunto não é novo, mas a cada inovação tecnológica ele volta a povoar os noticiários. E não é só no caso de jogos eletrônicos…
Cada vez mais a medicina e as pesquisas científicas se aproveitam disso, buscando novos tratamentos e resultados. Um estudo publicado na renomada revista Science mostra como a realidade virtual pode ajudar a prever a Doença de Alzheimer com antecedência.
E quando falamos “com antecedência”, não quer dizer apenas alguns anos… Mas décadas!
Orientação no labirinto de realidade virtual
Os cientistas do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas fizeram o seguinte experimento: eles colocaram pessoas com alto risco genético de desenvolver o Alzheimer para “caminharem” por um labirinto de realidade virtual.
É importante lembrar que esses voluntários tinham entre 18 e 30 anos e eram saudáveis, tendo apenas a predisposição genética à doença.
Os pesquisadores concluíram que os jovens se orientavam de maneira diferente ao tentar encontrar a saída do labirinto. Eles demostraram um funcionamento anormal nas células do cérebro relativas à orientação espacial.
Como a pesquisa pode ajudar
Os cientistas agora acreditam que esse é um caminho para identificar se a pessoa poderá ter Alzheimer no futuro, mesmo que nenhum sintoma tenha aparecido ainda – décadas antes de qualquer coisa. Com isso, é possível mudar hábitos e retardar o aparecimento da doença!
A pesquisa também deve ajudar a descobrir porque as pessoas com Alzheimer tendem a ficar desorientadas e perdidas em locais que já conhecem. Tudo indica que seja pelo funcionamento das tais células cerebrais, afetadas pelos sintomas.
É sempre importante lembrar que você pode se prevenir desde já, tendo ou não essa predisposição ao Alzheimer. Ter uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente e atividades de estimulação são fundamentais para atrasar a chegada da doença. Quer entender um pouco mais e saber quais os melhores alimentos e atividades para isso?
Clique aqui e se assista às vídeo-aulas do Curso Gratuito Online para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer. São mais de 4 horas de aulas grátis, incluindo uma aula especial sobre Rotina e Alzheimer. Participe!