Blog
Como melhorar o sono da pessoa com Alzheimer
- 14 de março de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Cuidar de uma pessoa com Alzheimer envolve a preocupação com diversos fatores, e o sono do idoso é uma esfera muito importante e que merece muita atenção.
Quando o assunto é “hora de dormir”, as dúvidas podem ser inúmeras. Como deve ser iluminação do quarto da pessoa com Alzheimer? Como faço para ela ir para a cama? Qual deve ser a cama ideal?
Pensando nessas questões, elaboramos algumas dicas para melhorar o sono da pessoa que você cuida, e consequentemente, o seu!
O quarto
O quarto da pessoa com Alzheimer deve ser um ambiente tranquilo, relaxante e reconfortante.
Evite tapetes e mobílias com padrões confusos, televisão no quarto, ruídos altos e alterações bruscas no ambiente. Essas coisas podem trazer irritação e confusão para o doente.
Utilize cores lisas e sem padrões na decoração do ambiente. Nas paredes, é indicado usar cores constrastantes, para que a pessoa consiga ver com clareza onde acaba o chão e começa a parede.
E, claro: mantenha o quarto sempre limpo e arejado.
Como deve ser a cama da pessoa com Alzheimer?
Uma dica para pessoas com Alzheimer mais agitadas é manter um dos lados da cama recostado à parede e colocar um colchão ou colchonete no chão ao lado da cama. Essa atitude reduz o impacto de possíveis quedas durante a noite.
Uma opção ainda melhor é a adaptação de grades laterais na cama, que evitam muito a queda, já que as barras protegem o doente durante a noite.
Existem camas com opções de altura ajustável, que podem ser uma ótima opção caso o doente tenha dificuldades de entrar e sair da cama.
Em alguns casos, é indicada a compra de camas hospitalares, que além de regular a altura da cama, oferece o recurso de levantar a cabeceira ou os pés.
No caso de não haver a necessidade de uma cama hospitalar ou de a pessoa não ter dinheiro para tal, é importante garantir que a altura da cama permita que a pessoa consiga se sentar nela e ficar com os pés apoiados. Essas alterações ajudam o idoso a ter mais segurança ao se levantar e deitar.
Você já parou para verificar a iluminação do quarto?
A iluminação é um fator muito importante. Quando chegar a hora de deitar, não deixe a luz do quarto acesa para que o doente se lembre que é noite e seja estimulado a dormir.
Porém, não deixe o quarto completamente escuro! Mantenha um abajur aceso. Isso é fundamental para guiar a pessoa, caso ela acorde no meio da noite.
Se possível, instale um interruptor próximo à cama do doente, para que ele não precise se levantar se desejar acender a luz do quarto.
Outra dica é deixar a luz do banheiro ou do corredor de acesso a ele acesas. Essa medida é importante para o caso de o idoso desejar ir ao banheiro durante a noite. Os riscos de acidentes são menores quando se enxerga o caminho.
Chão e móveis: reduza os obstáculos
Objetos no chão e móveis no meio do caminho podem ser os responsáveis por acidentes, principalmente noturnos.
Retire qualquer coisa que possa trazer o risco de tropeços e quedas. Evite tapetes soltos, cadeiras instáveis, mesas de centro, objetos e saliências no revestimento do chão.
Outra dica é cobrir ou proteger as arestas dos móveis. O importante é deixar o caminho livre entre a cama do idoso e o caminho que ele pode percorrer dentro de casa.
Hora de dormir!
Uma dica é conduzir o paciente para a cama o mais tarde possível, assim ele provavelmente irá pegar no sono mais rápido. Se possível, o cuidador deve permanecer no quarto até que o doente durma.
Como evitar que o paciente troque o dia pela noite
- Evitar o consumo de café, chá preto e mate à noite é uma atitude fundamental para a qualidade do sono! Essas são bebidas ricas em cafeína que podem atrapalhar o sono.
- Ao longo do dia, invista em uma rotina com várias atividades recreativas, para que ele durma bem.
- Estabeleça horários para dormir e acordar. Essa atitude “treina” o organismo a se acostumar a ir para a cama mais ou menos no mesmo horário.
- Mantenha um relógio no quarto do doente. Assim, ele se localiza no tempo e consegue compreender melhor os horários de dormir. O relógio deve ser, preferencialmente digital para facilitar a compreensão.
- Evite refeições próximas ao horário de dormir
- Incentivar a prática de exercícios físicos, mesmo que atividades simples, ao longo do dia.
- Evite cochilos na parte da tarde.
Preste atenção ao clima do quarto
Um ambiente muito frio ou muito quente atrapalha o sono de qualquer pessoa! Dê atenção a este ponto: a sensação térmica do quarto.
Opte por um quarto ventilado, com temperatura amena e agradável.
Uma dica é sempre deixar um copo ou jarra com água no quarto do idoso, para mantê-lo hidratado e evitar que ele se levante para ir à cozinha buscar. Lembre-se de utilizar utensílios de plástico, para evitar acidentes.
Faça suas observações: há alguma coisa atrapalhando o sono do doente?
Cada pessoa é única e cada organismo reage de um jeito. Observe se existe alguma coisa que atrapalha o sono da pessoa com Alzheimer. Por exemplo:
- Há algum medicamento que pode estar atrapalhando o sono?
- Essa pessoa pode estar com sintomas de depressão?
- Existe algum motivo externo ou interno que pode estar prejudicando o sono da pessoa que você cuida?
Caso perceba algum desses fatores ou qualquer outro que prejudique o sono da pessoa com Alzheimer, procure um médico e tome as devidas providências orientadas por ele.
Se você costuma ter dúvidas com frequência ao cuidar da pessoa com Alzheimer e não sabe onde procurar ou a quem recorrer, te convidamos a conhecer a plataforma de ensino online do Alzheimer360! Através do Alzheimer360 você encontra formas de tirar as suas dúvidas e aprender maneiras mais fáceis e seguras de cuidar de quem você ama! Conheça agora!
Quero nesta mensagem deixar a equipe do alzheimer360.com o meu maior carinho e respeito por vocês. Através da página consigo esclarecer muitas dúvidas e, sobretudo, um entendimento claro sobre a doença em si.
Recebam o meu carinhoso abraço.
Denise Amorim
Obrigada…. muito obrigada pelas dicas. Esta é uma página muito importante para mim.
Sem saber o correto estava deixando a tv ligada no quarto obrigado pelo esclarecimento ..
Muito boa essas dicas..
Hoje posso cuidar ainda melhor da mamãe, pois tenho um suporte para me orientar…
Obrigada de coração.
Agradeço pelas informações passadas, todas muito claras.
Otimas dicas..portando cada paciente é unico..
Ajuda no geral. Mas …
são todos muito importantes para a sociedade e todos nos agradecemos.Mais vai uma pergunta mãe tem alzheimer pois nos preocupa muito ela levantar todas as noites para ir ao banheiro colocamos calça ennxuta mais ela tira já tentamos fazer com que ela faça ali mesmo mais não adianta ,aguma dica para nos.abrigado
Meu pai tem mal de alzaimer e ta chegando ao fim não sente nada mais nao consegue engolir mais nada .Ele consegue sentar só não consegue comer.Não sei mais a quem recorrer me de uma luz.
Minha mãe tem esta doença horrível! Ela agora mora comigo, ta no período mt difícil, pois não ta dormindo tadinha não sei como aguenta ‘!!!!!acredito. Que ela sofre mt e agente tbm sofre porque não sabemos o que fazer!!!espero que Deus me ajude com esta situaçao dolorosa! !!!ja estar em um grau bem avançado! !!!
Eu estava precisando entender mais sobre o assunto pois tenho dormido pouco não sabia mais o que fazer com minha mãe obrigada.
Minha mãe tem medo do dormi sozinha o q devo fazer?
Muito obrigado. 🙂
Nenhum remédio ou as maneiras já citadas acima resolveu o problema da minha vó quando o assunto é dormir. Tem algum outro jeito ou infelizmente será assim até ela falecer? Obg
Meu avô tem 88 anos, parou de dormir bem desde fevereiro deste ano, de lá pra cá foram muitas noites mau dormidas e ficando cada vez mais alucinado, falando besteiras como sair de casa durante a madrugada e lembrando de coisas do passado, sempre evitamos da remédios como diazepam ou rivotril, queria saber por favor se tem como ele melhorar após uma consulta com um geriatra, parando com essas alucinações e dormindo bem durante a noite sem interrupções.
Já fiz tudo isso, mais infelizmente nada deu certo. Ela dorme em pé, quando a gente se aproxima para levar para a cama, ela diz que já dormiu. Ela fica em um cantinho da parede, me dá uma dó, não consigo ver isso, eu ando 24h por dias seguindo ela, mas ela não senta e nem dorme. Isto faz uma semana nesta situação, até para come é difícil fazê la sentar.
Eu cuido de uma senhora que vai no banheiro doma banho sozinha mas eu perto como sozinha mas o filho fala pra eu não deixar ela cochichar nunca quer tomar banho pede pra almoçar bebê café e não pode que eu sei filho manda vou fazer o que ne ?ela é agitada …ela tira roupa a noite fica pelada quano chego tá sem roupa o que faço me ajuda ajuda ela ficar bem fala muito sozinha ver coisas esconde coisas muitas coisas!!!?
A luz acesa que vocês sugerem é meio relativa, ao meu ver. A minha bisavó sofre desta doença e é cuidada pela minha avó e pela sua cuidadora. Todas as noites minha avó deixa o abajur ligado com uma toalha sobre ele. Minha bisavó anda apenas com a cadeira de rodas e a minha avó dorme ao lado dela. A cama possui grades, deste modo, não como a mesma se locomover sem chamar a minha avó ou a cuidadora. Todos os dias ela acorda de madrugada, conversa, as vezes grita… acaba que ela não deixa ninguém dormir e tem um temperamento muito forte. Minha avó sofre muito, pois é ela quem passa a noite com a minha bisavó e tem que acordar para convence-lá de que ela tem que dormir. Essa noite ocupei o lugar da minha avó, pois a mesma acaba de passar por uma cirurgia e eu fiquei abismada com a quantidade de vezes que ela acorda da forma como age. Ela não tem dificuldade para dormir, porém acredito que seja a luz do abajur que esteja causando esses incômodos. Pois ela acorda e vê luz, logo assimila isso como dia e hora de acordar. Fiz muitas pesquisas e vi que a luz atrapalha muito a qualidade do sono, nosso cérebro não desliga totalmente e são causados diversos danos ao nosso sistema nervoso. Penso que isso em um idoso com alzheimer é muito pior
Por favor poderiam me orientar na alimentação.
Minha mãe está sem apetite.comentários pouco.
Só gostaria de bacalhau mas na 2 semana já está enjoada.Ela cozinhava muito bem e não tem comida que ela goste bastante.não consegue
Gostar de nada de verdade.existe algum site que
Pudesse nos orientar.
Em relação ao horário de levantar se chamo ela
levanta mau humorada e agressiva.
Estamos exaustos.poderiam nos orientar.
Bom dia Mara!
Veja se esse artigo consegue te ajudar: https://alzheimer360.com/alimentacao-pessoa-alzheimer/
Abraços!
Cuido da minha tia q tem essa doença…ainda faz muita coisa sozinha…se não fosse esquecimento e dizer q estão roubando seu dinheiro até parece normal.
Vai dormir sozinha o problema q ela gosta de dormir sozinha e se tranca no quarto parece ser sua fortaleza,..e se tirarmos a chave fica muito nervosa,
Algumas noites fica sozinha…..como resolver esse problema.
Obrigada
Não consigo deixar meu avô acordado durante o dia, tento sair com ele, conversar, mas o corpo dele só pede cama. Ele dorme na mesa, no sofá, até em pé, rs. Levei ele no médico, e me passaram um remédio chamado Neozine. Acho que esse remédio pode está fazendo ele dormir durante o dia. Preciso de ajuda, passo dia e noite acordada por causa dele. Buahhhhh
Cuido da minha mãe ela está ficando muito sem comandos, para levantar e sair da cadeira para cama ou para o banheiro está ficando muito muito tempo. Falo vamos levantar ela diz vamos mais não vai. Algumas dicas para essas situações? Obrigado
existe algum medicamento natural para pessoas com alzheimer,ja que meu pai não consegue dormir.
Tudo isso nós fizemos e nada adiantou. Minha sempre foi muito agitada, com o Alzheimer piorou. Hoje ela está com 92 anos e a doença é a intermediária. Fala muito, bate muito o pé e as mãos. Remédios para dormir dá o efeito contrário. Ela fica babando, com olhos caídos e batendo mãos e pés.
Ajudo minha mãe a cuidar da minha avó. Nos últimos tempos ela não para quieta nem um minuto, quer andar o tempo todo, não dorme quase nada a noite, levanta e anda a noite toda… Se alimenta super bem, mas esta sempre pedindo comida, como se estivesse passando fome. Ela pode ter acabado de comer que se ver alguém comendo perto dela ela fica agitada e quer também e se não dá ela fica agressiva. Não deixamos faltar nada a ela mas não entendo o porque de tanta fome. Outra coisa que tem me chamado a atenção é que ela tem emagrecido muito, esta com 41 quilos e perdendo sempre peso, porque isso ocorre ja que ela se alimenta tão bem ?
Comecei cuidar da minha mãe com essa doença tem 15 dias estou muito perdida as vezes fico estressada sera q preciso de um psicológico?
Minha mãe tem alzameir e é muito agressiva e brava não dorme durante a noite,toma remédio para dormir e não dorme só fica parecendo um boneco mole
Minha vó está com muita dificuldade de dormir, hoje por exemplo estamos lutando desde 22h pra que isso aconteça. Estamos pensando em sugerir ao médico uma receita de calmante natural porque a noite tem sido a parte mais exaustiva. Alguém já utilizou alguma medicação pra esse tipo de situação?
Minha sogra tem 103 anos esta cm akzaime não dorme dia e noite o que devo fazer o medico passou diazepam 5 MG depois mudou pra rispiridona 2 MG ,que remédio posso dar a ela.por favor me ajuda .
Minha mãe também sofre do Mal de Alzheimer e essa doença segue o mesmo padrão de todos os relatos acima.
Membro da família que cuida, segue meu alerta:
1. Converse sempre com alguém sobre o que vc está passando. O acometido pelo Alzheimer dá bastante trabalho e isso pode levar o cuidador à exaustão.
2. Falam ou fazem coisas sem sentido e acabam até magoando quem os cuida. Saiba que o problema não é com você, como já disse o Mal de Alzheimer apresenta um padrão que torna difícil estabelecer regras ou tentar mudar o comportamento do acometido.
3. Se o doente já está recebendo todo apoio no sentido de conforto, alimentação, hidratação, medicação, higiene e assistência médico-hospitalar, não se esqueça que você como cuidador (a) também precisa de atenção e apoio. Sempre que puder compartilhe sua história com alguém de sua confiança pois o melhor remédio para o cuidador é nunca se sentir sozinho.
Parabéns por site de grande importância para orientar a população. Obrigada.
Oi meu pai tem esta doença tem dia qie ele esta bem mas tam dia qua ele esta agitado sai com ele converso muito com ele lembrando de monentos que se passo com ele pegunto se ele lembra do nome dos filhos muita vez ele lembra outras nao ai eu temto lembro como ele toda noite mos oramoa junto e isso estou fazendo de tudo para ajuda meu pai paasa por tudo isso sem sofrer muito obrigado fica com Deus
Lendo todos os relatos pois tbm tenho na família monha mãe com Alzheimer chego à conclusão de quem tem alguém assim na família tem um Terrorista que vai matando a si próprio aos poucos e matando quem cuida dele ou seja o outro
A minha mãe também tem Alzheimer e uma doença muito triste porque vai acabando com a identidade da pessoa.Ela fala que tem que ir embora pra casa dela ,a casa onde ela mora não é dela e fala muito das pessoas que já morreram e não aceita que fala que elas já morreram.Aí ela fica agressiva e quer bater.As vezes fico nervosa porque não tem o que falar porque ela não aceita.É muito complicado,mais tem que ter paciência porque é da própria doença e eles não sabe o que está acontecendo é uma confusão mental.Aí só com o neuroptil em gotas 4%pra deixar ela calma .Mais acho que deixamuito sonolenta.
Informações muito importantes e precisas, para a pessoa que lida com esse problema.
Boa noite.
É uma doença muito triste e desgastante, não só para o doente como para nós que cuidamos. Minha mãe tem essa doença e sofremos junto com ela.
Obrigada pelas dicas que dão nesta página. Minha mãe tem Alzheimer e tem um Alzheimer muito mais, está sempre mal humorada, má e rabugenta. Só quer fazer o que ela quer, mas não faz nada bem e não aceita que lhe digam o contrário. É muito desgastante cuidar destes doentes e não existe apoio nenhum para quem cuida. Eles podem sofrer mas quem está a cuidar sofre ainda mais e sinte-se importante. Obrigada
Meu esposo tem 74 anos e tá com essa doença. Estou sofrendo muito pq é muito triste ver ele falando de quem morreu, chorando que nem criança, demora muito para fazer as refeições, tenho q ajudar no banho, em vestir,… é preciso ter muita fé em Deus. Espero em Deus ter forças para cuidar dele.
Como posso fazer pra minha mãe ter menos ansiedade? Não acalma com qualquer remédio ela toma risperidona, donaren clonazepam, mesmo assim é ansiosa
Obrigada
Boa tarde, passei pela mesma situação com minha mãe. É importante não contradizer, porque eles ficam mais chorosos e agitados. Com minha mãe, funciona assim: ela pergunta por quem já morreu e dizemos que a pessoa saiu, foi resolver alguma coisa, ou está na casa dela. Ela fica mais tranquila com essas respostas e pára de perguntar por algum tempo. Cada caso é um caso, mas vale tentar, eu penso.
Meu irmão, 87 anos, diagnosticado com Alzheimer há 4 anos, faz uso de Donila Duo desde então. Queixa de pesadelos. O Alzheimer é o responsável pelos pesadelos? A pergunta é do próprio paciente.
MEU PAI TEM 76 ANOS TÁ COM ESSA DOENÇA MINHA MÃE TEM 80 ANOS E CUIDA DELE, ACHO UMA MALDADE MUITO GRANDE COM MINHA MÃE, MAIS NÃO TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRA DE COLOCAR UM CUIDADOR, E EU E MINHA MÃE ESTAMOS EXAUSTA MUITO CANSADA NÃO TEMOS MAIS VIDA EU ABANDONEI MEU FILHO, ESPOSO E CASA PARA DA UM SUPORTE A MINHA MÃE. MAIS ACHO QUE ELA NÃO VAI AGUENTAR PÔR MUITO MAIS TEMPO, ELE É HIPER AGITADO NÃO DORME DIA NEM NOITE OU DORME DIA E A NOITE PASSA SEM DORMIR.
PRECISO DE AJUDA.
Meu pai tem Alzaimer a 3 anos tomava Prolopa mais uma série de remédios pra diabetes Hipertensão incontinência urinária pra depressão pra o Parkinson que ele também tem certa vez agora no final do ano de 2019 ele teve uma piora drastica mesmo tomando todos os remédios regulamente começou a ter desmaios fraqueza não queria comer suadeira calafrio desorientação de local e espaço parou de fazer tudo passou a usar fralda… Em fim após o réveillon minha mãe decidiu retirar todas os medicamentos ele já não tava bem porém agora ele não dorme e não deixa ninguém dormir chora o tempo todo tapa os ouvidos fechas os olhos não que ouvir quaisquer música assistir nenhum programa de TV nem o que ele mais gostava prefere tudo desligado chama a minha mãe que cuida dele por segundo nada tá bom reclama de tudo comida bebida dormida não dorme nem com o remédio mais forte pra dormir minha mãe tá desesperada não sabe o que fazer já que até o neuro ficou assustado em saber que mesmo com o remédio forte ele não dorme passa o dia acordado chamando todo mundo quando chega o fim da tarde piora e não dorme e tá com a mobilidade reduzida mais faz artes levanta só da cama anda pelo quarto a noite em tempo de cair e se machucar durante o dia ele diz que não consegue andar caminhar levantar vira-se nos auxiliamos isso tudo é durante a noite ele se vira levanta quer andar consegue sair da cama. Quem souber alguma informação pra ajudar porque está muito desgastante pra toda família meu e-mail : suarsantos@yahoo.com.br meu zap 71 98750-7448
Vejo que o último comentário foi em agosto de 2019. Estou a procura de informações atualizadas sobre alzheimer. Tenho pessoa na família que está a 10 anos com esse problema(doença). E desde o início já não conhecia e nem lembrava o nome de seus filhos!!
Minha mãe está com Alzheimer ela não anda mas é nem comer pela mão dela usa fralda ela não anda dormindo nem de dia e nem de noite não sei oque fazer pois ela já toma remédio para dormir mesmo assim não dormi o que eu faço peço ajuda