Blog
Anosognosia: Entenda o que é e sua relação com o Alzheimer
- 5 de abril de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Você já ouviu falar em anosognosia? Calma, não se assuste com esse termo estranho!
A anosognosia é a falta de consciência, má interpretação ou a negação de sintomas de determinada enfermidade e, no caso da demência, pode ocorrer em todos os estágios, sendo mais comum em estágios mais graves.
É uma incapacidade, ou não consciência da pessoa em não reconhecer as suas limitações. Por exemplo: o paciente com Alzheimer não perceber que está tendo esquecimentos.
O termo “anosognosia” foi criado pelo neurologista Joseph Babinski e se refere à falta de consciência de hemiplegia (paralisia total ou parcial da metade lateral do corpo) em pacientes com lesão do hemisfério cerebral direito.
A anosognosia não é uma doença, é uma síndrome ou um sintoma que ocorre em muitas doenças neurológicas.
As estruturas do cérebro sofrem danos e o doente pode não ter a percepção de estar doente, ou ter uma deficiência.
Anosognosia e Alzheimer
Quando diz respeito ao Alzheimer, a anosognosia significa a falta de consciência do paciente em relação as perdas sensoriais, motoras e cognitivas que acontecem como consequência da doença.
Ou seja, se o doente não tem consciência dos esquecimentos, das dificuldades motoras e cognitivas que ele tem ou até mesmo se ele nega essas mudanças, pode se tratar de anosognosia.
A psicóloga Lidiane Klein, palestrante do Alzheimer360, cita em sua palestra o seguinte exemplo prático: em algumas avaliações neuropsicológicas, os pacientes de Alzheimer que apresentam anosognosia podem errar questões simples dos testes, não perceber que erraram, e podem até fazer comentários do tipo: ‘fui bem nos testes hoje, não é?’
Por outro lado, os pacientes que não possuem a síndrome e erram as questões, percebem que não tiveram um bom desempenho no teste.
O que fazer?
Essa síndrome é muito comum em pessoas de diferentes estágios da doença, apesar de ser mais marcante nos estágios mais graves.
O diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica e relatos da família, que determinam o grau de alteração das as funções mentais.
Até o momento, não há evidências de tratamentos eficazes para a anosognosia, infelizmente.
O diagnóstico é importante, devido a quantidade de implicações que podem surgir para os cuidadores.
As pessoas que sofrem de anosognosia podem apresentar:
- Dificuldade para aderir ao tratamento
- Risco de sofrer quedas ou lesões devido à falta de consciência da sua deficiência
- Alterações de humor devido à confrontação de informações: irritação, raiva, tristeza…
- Não colaborar com os tratamentos médicos e farmacológicos
Portanto, é importante que os cuidadores e familiares estejam atentos aos sinais de anosognosia para preservar o doente e otimizar os tratamentos.
Outras atitudes que otimizam os tratamentos são o diagnóstico precoce, o incentivo para praticar atividades de estímulos cognitivos, exercícios físicos, alimentação correta, dentre outras atitudes. Para saber tudo sobre tratamento da doença de Alzheimer, conheça a plataforma de ensino online do Alzheimer360! Você terá acesso a vídeos com os melhores especialistas no assunto. Clique aqui e conheça agora!
Parabens pelo conteudo foi esclareceder para mim .
Parabens muito interessante
Gostei muito do artigo.
Vou estudar mais.
Estou assim ,tudo eu me esqueço,coisas óbvias ,em instante…
Obrigada.
ANOSOGNOSIA.
Muito interessante.
Gostei muito do artigo.
Vou estudar mais.
Estou assim ,tudo eu me esqueço,coisas óbvias ,em instante…
Obrigada.
Obrigado. A partir desta postagem pude ajudar uma pessoa que estava muito preocupada com seus esquecimentos!
Se a pessoa está se negando em tomar remédios, e se confundir com datas e nomes dos remédios bem como horários para tomar….está com deficiência de raciocínio lógico, tem sempre sono. Dorme sentada e qualquer hora do dia se deitar dorme, são características de ANOSOGNOSIA?????
AGUARDO URGENTE RESPOSTA