Blog
Início do Alzheimer pode se dar 18 anos antes do aparecimento dos sintomas
- 19 de abril de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Estudos
O desenvolvimento do Alzheimer pode se iniciar 18 anos antes do aparecimento dos primeiros sintomas da doença. É o que indica um estudo realizado pela Universidade Rush, nos Estados Unidos e publicado na revista científica Neurology.
Estudos anteriores mostravam que os processos biológicos que provocam o Alzheimer começavam em média de 10 a 12 anos antes de começarem as primeiras alterações cognitivas, como a perda de memória.
Como o estudo foi feito
O estudo começou há muitos anos atrás: os pesquisadores acompanharam 2125 idosos durante 20 anos!
Os voluntários tinham que preencher dois pré-requisitos: ser saudáveis e ter, no mínimo, 65 anos.
De três em três anos os participantes passavam por testes que avaliavam suas funções cognitivas.
No fim dos vinte anos, 21% dos participantes foram diagnosticados com Alzheimer.
Os pesquisadores notaram que os voluntários que foram diagnosticados com a doença já apresentavam pontuações mais baixas durante todo o estudo.
Ou seja, a pontuação nos testes cognitivos não diminuiu de forma brusca, mas progressivamente em cada teste: Para cada ponto a menos que o voluntário fazia, o risco de desenvolver Alzheimer aumentava 85%.
Pesquisa em desenvolvimento
Os pesquisadores chamam a atenção para o fato de que os resultados ainda não podem ser usados para prever o risco de um indivíduo desenvolver a doença, já que a pesquisa ainda está em desenvolvimento para tornarem os testes muito mais precisos.
Os pesquisadores sugerem novas abordagens como utilizar testes não-invasivos e que possam ser facilmente aplicados, para medir o risco de pessoas, na chamada meia-idade, de desenvolverem o Alzheimer, antecipando assim o diagnóstico.
Afinal, quanto mais cedo o diagnóstico for dado, mais cedo o tratamento é iniciado e melhores serão os resultados e a qualidade de vida do doente e de sua família.
Com o diagnóstico feito, algumas medidas são essenciais para retardar o aparecimento dos sintomas da doença, como tomar os remédios prescritos pelo médico, cuidar da alimentação e atividades de estímulo cognitivo.
Um tipo de tratamento muito indicado pelos médicos é o chamado tratamento não farmacológico, ou seja, o tratamento realizado através dessas atividades cognitivas acompanhadas por um terapeuta ocupacional. Na plataforma de ensino online do Alzheimer360 tem diversos vídeos explicando como esse tipo de tratamento funciona e dicas de atividades que você pode aplicar na pessoa com Alzheimer que você cuida. Para saber mais e conhecer a plataforma clique aqui.
EU ADORO,MAS FIQUEI SEM OPÇÃO, POIS QUEM UM DA,O TEMPO PASSA RÁPIDO; E VCS COLOCARAM EM HORÁRIOS DIFÍCEIS;VÁRIOS NO MESMO DIA Q PRA MIM FOI DIFÍCIL ACOMPANHAR. EU GOSTARIA DE TER OS CONTEÚDOS, MAS POR ESTAR GASTANDO TANDO DINHEIRO INFELIMENTE TIVE Q DESISTIR DE OBETER OS LIVRO FALANDO SOBRE DA .É PENA POIS CONSEGUI VER
Muito obrigado estou muito feliz com com as pesquisas construtivas e esclerecedouras.