Blog
Instituto do cérebro busca voluntários para pesquisa sobre Alzheimer – saiba como ser um voluntário
- 3 de maio de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Sem categoria
O Instituto do Cérebro, localizado em Porto Alegre está em busca de voluntários para um estudo com idosos que não perderam as suas funções cognitivas com a velhice, os chamados Superidosos.
A pesquisa é coordenada pelo diretor do Instituto do Cérebro e vice-reitor da PUCRS, o Dr. Jaderson Costa da Costa e conta com a participação de uma equipe bem estruturada.
Wyllians Borelli, médico, doutorando e responsável pela coordenação clínica e logística do estudo deu uma entrevista ao Alzheimer360 para explicar melhor a pesquisa, os critérios para participar e os detalhes do estudo. Tudo para que você entenda melhor do que se trata.
Qual o objetivo dessa pesquisa?
Segundo Wyllians, o estudo tem como foco principal analisar idosos com memória acima do esperado e compreender as chamadas características neurais típicas desses idosos.
“A meta é aplicar nossas descobertas em pacientes com Doença de Alzheimer ou outras doenças neurodegenerativas, já que as terapias atuais deixam a desejar”, explica.
Já tem um bom motivo para chamar aquele “superidoso” que você conhece para participar, né?
Afinal, quem são os chamados “Superidosos”?
“Superidosos são indivíduos com 80 anos ou mais, cuja memória assemelha-se a pessoas de meia idade, entre 50 e 60 anos”, conta Wyllians.
A princípio, essas definições normalmente correspondem aos perfis de pessoas mais ativas, com cuidados na alimentação e estilo de vida saudável.
Mas, a pesquisa está no processo e busca descobrir quais outras características são marcantes e comuns entre esses indivíduos.
Quem pode participar e como ser um voluntário?
Todas as pessoas que tenham entre 50 e 60 anos ou mais de 80 anos, que não possuam problemas de saúde incapacitantes ou metais no corpo (como próteses metálicas).
O processo é o seguinte: a partir do primeiro contato do voluntário, a equipe responsável pela pesquisa liga para a pessoa e faz algumas perguntas.
Se o perfil do participante se encaixar no da pesquisa, ele é convidado para fazer os testes no Instituto do Cérebro. Após essa sequência de testes, o participante, caso seja selecionado, será encaminhado para realizar os exames de imagem.
O projeto já está no segundo ano de seleção de participantes e, segundo Wyllians, o prazo do estudo é até agosto de 2019.
Porém, os voluntários serão selecionados apenas durante mais esse ano. A partir de 2018, o grupo estará focado na parte da análise dos dados obtidos até então.
Para participar, envie um e-mail para: projetosuperidosos@gmail.com
Contribua e faça parte do avanço dos estudos sobre o Alzheimer! A partir do avanço da ciência, em todas as esferas, poderemos compreender melhor os mecanismos relacionados ao Alzheimer e com isso desenvolver estratégias de prevenção precoce da doença, tratamentos e (quem sabe?) uma possível cura.
Atualmente, o tratamento para o Alzheimer são divididos entre farmacológicos (uso de medicamentos) e não farmacológicos, que contam com atividades de estímulo cognitivo. Na plataforma do Alzheimer360, você terá acesso a mais de 30 palestras incríveis sobre Alzheimer, incluindo videoaulas com dicas dessas atividades de estímulos cognitivos para você aplicar no dia a dia da pessoa que você cuida! Acesse agora!
Parabéns por esse brilhante projeto, que certamente já traz muitos e novos benefícios para todos que sofre do Mal de Alzheimer.
Gostaria de ser voluntária no estudo ..minha teve alzheimer e eu começo a ter falha de memórias e dificuldades para recapitular os dias anteriores…me preocupo , pois estou com 51 anos …cedo d+ . Munha começou a apresentar sintomas claros da doença aos 70 anos. No aguado do contato
Gostaria de saber se há em São Paulo algo similar, pois gostaria de ser voluntária. Tenho 66 anos e sinto que meu dia a dia têm sido difícil com a perda de memória. Aguardo contato.
estou interessada em participar desta pesquisa pois meu esposo de 64 anos foi diagnosticado com alzheimer leve amoderado
Gostaria de me candidato ao estudo tive um AVC hemorrágico é perdi vinte por cento de celebro com isso fiquei com sequelas mas não esqueço nada é gostaria fazer parte deste estudo como não tenho e-mail vou enviar meus celular é com Zap moro em Manaus fone 92 98433 2588