Blog
Tecnologia a favor do Alzheimer: cidade do Japão cria adesivo com código QR para idosos com a doença
- 4 de maio de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Sem categoria
Sabemos que, por conta dos sintomas da doença, o risco de uma pessoa com Alzheimer se perder existe, não é?
Para driblar esse risco, uma cidade japonesa, perto de Tóquio, distribui adesivos pequenos com um código QR contendo informações essenciais dos doentes, como identidade e informações para contato.
O adesivo foi desenvolvido na cidade de Iruma e distribuído de forma gratuita para as pessoas que se encontram na faixa de risco de se perderem.
Como funciona?
Os adesivos, com medida de 1 centímetro quadrado, são colados em cima de uma das unhas dos dedos da mão. Eles carregam informações como o endereço, número de telefone de algum parente e um número de identificação para cada doente. Além disso, ele é à prova d’água e permanece colado na unha por 2 semanas.
A ideia do adesivo surgiu para facilitar o encontro de idosos com suas famílias, caso eles se percam. A orientação é a de que os policiais consigam escanear o código do doente, com seus smartphones, e possam obter detalhes sobre aquela pessoa imediatamente.
Já existem outros identificadores para sapatos, roupas e acessórios, mas nem sempre o doente irá estar usando algum dos itens. O diferencial do adesivo é o fato de que ele vai ficar colado em uma das unhas, de forma discreta, não incomoda o idoso e estará sempre com ele.
Bacana, né? Vamos esperar essa tecnologia chegar aqui no Brasil! Além disso, é importante que o cuidador fique sempre atento para evitar que o idoso fuja de casa, saia sozinha e se perca (aqui no blog já demos algumas dicas para evitar que isso aconteça).
A ansiedade, inquietação e agitação, que em muitas vezes provocam o desejo de sair de casa, são sintomas da doença. Você já conhece todos os sintomas e suas variações em cada estágio? Você sabe por que eles ocorrem e como lidar com eles? Na plataforma de ensino do Alzheimer360 você vai encontrar palestras sobre esse e muitos outros pontos da doença, por grandes nomes do Brasil quando o assunto é Alzheimer. Clique aqui e conheça agora!