Blog
A pessoa com Alzheimer não quer comer. O que fazer?
- 12 de julho de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Alimentação Cuidador Dicas e Cuidados
Uma das mensagens mais comuns que recebemos aqui no Alzheimer360 é em relação a alimentação do doente. “Minha mãe não quer comer. E agora?”
Essa é uma dúvida muito comum entre os cuidadores de pessoas com Alzheimer. Em primeiro lugar o cuidador deve se perguntar qual o motivo de o doente não querer se alimentar.
Será que ele perdeu seu paladar? Será que está com dificuldades de deglutição? Será que ele simplesmente se esquece de comer?
Vale lembrar que nem sempre a pessoa com Alzheimer vai conseguir expressar seus reais desejos e sentimentos. O cuidador deve estar atento aos pequenos sinais para tentar identificar as possíveis causas disso.
Sabemos que a alimentação correta é muito importante para o tratamento da pessoa com Alzheimer. Por isso, elaboramos algumas dicas para você lidar melhor com esse problema e conseguir ajudar a pessoa que você ama a se alimentar corretamente, de forma mais assertiva!
1) Veja se a falta de apetite tem relação com os remédios
Alguns remédios conseguem modificar o apetite da pessoa com Alzheimer, sabia? Se você perceber que pode ter relação, conte ao médico a falta de apetite do doente e vejam se pode ser por conta da medicação.
2) Tente fazer alguma atividade antes do horário de comer
É uma dica simples, mas de ouro. Vale lembrar que qualquer atividade que canse a pessoa com Alzheimer é válida: pode ser regar as plantas, tomar um banho ou dar uma pequena caminhada.
3) Confira a temperatura do alimento
Cheque sempre se o alimento não está muito quente ou muito frio. Esse é um fator que pode ser responsável por muitas recusas de alimentos.
4) Seja criativo no cardápio
Vamos combinar: quando o que estão nos oferecendo como alimento é algo que agrada ao nosso paladar, tendemos a ter muito mais vontade de comer, né? Com a ajuda de uma nutricionista, veja quais alimentos o doente precisa consumir diariamente. Depois disso, tente formas de adequar os alimentos necessários para o doente a pratos que ele sempre gostou. Ah, e nunca deixe de usar temperos, ok?
5) Atenção redobrada a quem costuma dar as refeições a pessoa com Alzheimer
É muito importante perceber se o doente se relaciona bem com a pessoa que dá a comida a ele. Em muitos casos, a recusa do alimento tem relação com a pessoa que o oferece, e não com o alimento em si. Garanta que o doente seja alimentado por uma pessoa que tenha um vínculo bom com ele e seja paciente.
6) Tente introduzir outros estímulos no momento da refeição
Você já tentou mesclar diversão e alimentação na rotina da pessoa que você cuida? Tente cantarolar com ele, contar histórias, conversar, fazê-lo rir. Isso vai deixar o momento da refeição mais leve e o doente mais disposto a receber o alimento.
7) Não force-o
Forçar a alimentação pode deixar o idoso estressado, irritado e mais atrapalhar do que ajudar, principalmente se o cuidador se estressar também e for ríspido com ele. Lembre-se de que ao cuidar de alguém com a doença de Alzheimer a premissa é ter paciência e carinho. Lembre-se sempre de que as atitudes da pessoa com Alzheimer são decorrentes da doença que ele tem.
8) Preste atenção ao ambiente
Televisão ligada, conversas entre os outros moradores da casa, música alta… todos esses fatores podem contribuir para que o doente se distraia com outras coisas e não queira comer. Portanto, mantenha um ambiente silencioso, iluminado e tranquilo nas horas das refeições.
9) Tente utilizar utensílios adaptados.
Já pensou em trocar o tradicional copo de plástico por uma caneca com alças? Ou providenciar talheres menores? Com a ajuda de um terapeuta ocupacional, você pode identificar na sua casa se existem objetos que dificultam a alimentação do idoso e substituí-lo por versões adaptadas.
10) Verifique como anda a deglutição e a mastigação do doente
A mastigação e a deglutição podem ser bastante afetadas durante a doença de Alzheimer. Perceba se há muitos engasgos e pigarros.Caso seja esse o caso da pessoa que você cuida, sugerimos que você procure um fonoaudiólogo. Uma dica bacana é cozinhar os alimentos sempre um pouco além do ponto. Isso vai deixá-los com uma consistência mais suave e fácil de ser deglutida.
11) Evite misturar muitos alimentos no liquidificador
Apesar de essa atitude deixar a consistência mais fácil para deglutição, aconselhamos a evitá-la com muitos alimentos diferentes. O que acontece é que o sabor dos alimentos separadamente ajuda a exercitar a memória!
12) Coloque cores no prato!
Um prato colorido, com verduras e legumes de diversas cores, além de proporcionar mais nutrientes para o idoso, costuma ser mais atraente!
13) Invista em um nutricionista
Ter um profissional especializado em alimentação é de suma importância. Além de proporcionar os melhores nutrientes, alimentos adequados e importantes para o idoso, o nutricionista irá te dar dicas de preparação dos alimentos e formas de torná-los mais atraentes.
É isso que a nossa parceira Joana Kamill faz em seu vídeo na plataforma do Alzheimer360! Além de explicar o funcionamento dos alimentos e sua importância para a pessoa com Alzheimer, ela ensina receitinhas práticas, gostosas e fáceis de fazer. Com certeza, o doente irá se atrair por essas delícias! Para assistir ao vídeo, clique aqui e cadastre-se na plataforma!
Adoraria receber informações sobre alzaimer!
Boa noite tenho 45 anos e a muitos anos já venho percebendo que tenho um esquecimento que tenho certeza que ñ é noemal. Tipo guardar telefones, trocar nomes e associar uma pessoa a que ela ñ seja. Teimar que uma pessoa chama um nome que na realidade ñ tem nada haver, ou achar que ela tem um tipo físico que ñ tem nada haver com ela. Isso está me apavorado. Espero retorno e ajuda
Cuido de minha mãe de 82 anos com Alzheimer ela não quer comer gostaria de obter mais informações sobre o assunto…
Boa Noite a todos eu tenho Deus em primeiro lugar, mas nao tenho como nao ter problemas, tenho minha mae que esta tendos um pouco de demencia, eu tenho que cuidar da minha saude e da saude de meu esposo que esta com Cancer. A palavra de Deus diz que Deus nao da o fardo maior que nao podemos suportar, adorei as informaçoes. Obgada..
Minha mãe tem alzheimer e está com muita dificuldade para engolir não sei mas o que faço
Oi Lucineia! O ideal é que ela seja consultada por um fonoaudiólogo. Abraços!
Boa tarde!Estou cuidando de minha mãe que tem 82 anos.Ela tem muito apetite!Gosta de muito arroz, e esta acima do peso.Qual melhor cardapio para ela?Obrigada.Abraços
meu pai tem alzheimer e eu mesmo com uma nutricionista com receitas para alimenta lo ele não consegue engolir e toce constantemente ,estou desesperada já não sei como ajuda-lo,pode me dizer o que fazer pois cada vez o meu pai emagrece e só ossinhos,,obrigado
Boa noite meu pai tem Alzheimer e de uns dias pra cá ele come e bonita a comida eu não sei o que fazer sabe ele tem insônia não consegue dormir o que faço
ola boa noite. cuido da minha avo de 83 anos ela tem alzheimer, e ela esta com uma enorme recusa de alimentos de sal. A alimentação dela esta baseada em ensure, vitamina de frutas, iogurte, mingau de fubá, com frequência consigo incluir beterraba, couve, cenoura nas vitaminas, pãointegral com mel ela come sem problemas na mastigação, costumo usar adoçante, pra não ter problemas com diabetes. Gostaria de saber se e normal a recusa apenas com alimentos salgado
Olá minha mãe tem Alzheimer eu estou com medo que ela esteja com depressão anda muito. triste e não gosta de tomar banho , o que eu faço?
Bom dia
Minha mãe tem alzheimer a 6 anos e a 3anos e 7 meses ela está acamada, devido ter quebrado o fêmur. Agora já tem 2 anos ela atrofiou as pernas e o braço esquerdo. Só mexe só braço direito, ela não fala coisa com coisa. Não consegue mais mastigar, toma sopa bem cozida e a noite bato a sopa no liquidificador. O que vocês poderiam me ajudar sobre a sopa, pois coloco todo tipo de legumes. Peço uma orientação.
Enfim, quanto mais leio o que especialistas tentam explicar, mais convicta fico de que ninguém tem ideia de como cuidar de uma pessoa com Alzheimer. Quando a pessoa teima não querer comer, você pode brincar, pode deixar tudo silencioso, pode trar com carinho, pode brigar, pode por música, pode deixar a comida colorida, pode trocar de pessoa dando, pode tentar dar o que a pessoa mais gostava de comer, pode deixar fácil de engolir, enfim, pode fazer de tudo… a pessoa simplesmente não come… talvez a única coisa que ajuda é rezar para Deus ajudar para a pessoa resolver querer comer
Oi Iris, eu entendo a sua dor. Passo pelo mesmo dilema neste momento e penso igual a você. Que Deus cuide e zele conosco em pro dos nossos.
Olá a todos
A minha avó tem Alzheimer e problemas de comer e de evacuação , estou a vê-la morrer sem poder fazer nada (estou com uma imensa dor) , está hospitalizada e tem uma sonda alimentar , não venho aqui pedir ajuda mas sim desabafar a minha dor . Desejo a todos que estão a passar pelo mesmo , muita força e amor .
Para terminar gostaria de partilhar convosco que a minha querida avó foi , e será sempre o maior amor da minha vida , obrigada avó por teres sido a grande luz da minha vida.
Cheguei a conclusão de que ninguém, nem médicos nem associações de cuidadores são capazes de nos ajudar, eles sabem tanto quanto nós, ou seja, nada e vamos passando um dia após o outro aos atropelos. Meu pai com Alzheimer quebrou o fêmur, não se sabe como, fez a cirurgia e no dia seguinte já estava em casa, o hospital não quer dor de cabeça, dez dias depois contraiu uma pneumonia, dois dias no hospital e voltamos para casa sem a mínima noção do que fazer, os enfermeiros dão instruções complicadas como se tivéssemos uma UTI dentro de casa. Cinco dias depois uma infecção urinária (nesses dias todos ele rejeita a comida e a água, faz todas as necessidades na roupa ou na cama e para dar banho é um tormento). Agora simplesmente não quer comer nem beber nada e nem tomar banho tampouco. O que fazer?
Oi!
A mãe de uma amigo tem Alzheimer, ela não quer comer, não quer se quer levantar da cama, não quer tomar remédios…. O que fazer? Será depressão?
BOA TARDE ! DESEJO RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE ALZHEIMER. MINHA MAE NAO QUER COMER.
MUITO GRATA.
Esta muito dificil ,os remedios são todos amassados,pois ela não engoli os comprimidos.agora ela não quer abrir a boca mais para comer e está falando nada é normal não sei se tenho que levar para o hospital
Me ajudem
Por favor me ajude Minha mae está iniciando um mal de alsaimer já a duas semanas os médicos pediram exames foram feitos de sangue urina Está tudo bem . Porém pediu uma tomografia e deu um sinal de alsaimer. Está difícil ela nao tem apetite oferece danone só da dois goles e afoga para .. cozinho alimentos e bato no liquidificador mas qs não quer… está se entregando . Já está agendada uma consulta com geriatra dela . Vou levar todos exames .. poderia me ajudar?? Estou no caminho certo???
Bom dia..eu e minha irma cuidamos da minha mae.com walzaimer a 9 nove anos..hoje ela so anda com a gente segurando..não come sozinha ..nao toma banho sozinha..é totalmente dependendente da gente..mais o que esta nos deichando muito triste e fato dela não comer e não beber..so umas quatro colheres de comida..emsure ela mama bem..água nem pensar..variamos muitos sucos na tentativa e muitas das vezes não bebe..o que fazer..não sei estamos perdidas..
Minha mãe tem 90 anos tem mal de Alzheimer …não quer comer nem Tomar água .. não quer tomar banho nem Tomar os remédios , não dorme, não sei mais o que fazer …já fiz de tudo …troco de alimento.mais não adianta.e tem alucinações..o que fazer.
.
Gostaria de ter apoio
Bom dia!
Cuido do meu padrasto ele tem 91 anos e não quer mais almocar so bebe o suco q faço de frutas e adiciono 1 colher de sustagen
A tarde faço uma vitamina de banana e um sanduiche ele as vezez come e outras vezez nao quer comer nada
Concordo plenamente com você Iris. Cuido de minha mãezinha com essa doença desde 2012 e à cada dia um novo dia. Ninguém tem ideia mesmo de como cuidar e de como tudo acontece. Cada momento uma nova mudança nunca se sabe o que vai acontecer daqui 1s . Não é fácil ver sua mãe com essa doença terrível, o Alzheimer. Foi uma professora e tanto super inteligente dinâmica uma mãe incomparável e agora vegeta tudo o que faz é porque faço por ela ou fazemos. Se deixar na cama o dia todo fica lá sem comer, beber, se lavar, etc…..Minha mãezinha tem 89 anos. E agora também não quer mais se alimentar. Fato.
Triste realidade.
Minha mae ao twm alxaimet mas disflagia pela idade 95 anos ela come duas colheres e diz que nao quer mais comer, eu complento com suplemento alinentar mas ela continua petdendo peso o que fazer?
Boa noite, tenho um paciente com Alzheimer em casa ele 85 anos e a 13 anos aproximadamente tem a DA e gostaria de saber como reagiar com ele em relação a alimentação ja colorimos, ja batemos e de alguns dias pra cá tem regeitado a comida, o leite e a papinha que damos ele também não engole e fica com o alinento na boca e não engole mais o que fazer nesse caso? Ele tem urinado pouco e os pés estão muito inchados, gratoaguardo
Olá,
Venho mais com intuito de desabafar do que pedir ajuda.
Minha vó tem Alzheimer e mora conosco. Atualmente ela está com 80 anos.
Nos últimos 3 meses, foi diminuindo as refeições, ate chegar no estado atual, nao quer comer nada, e quando toma leite, cospe.
Está acamada pois esta com uma ferida crônica que nao sara na perna.
Já levamos para a Santa casa local, e é um descaso. Pedimos para realizarem a internação e passar sonda. Dizem que nao podem internar, e que se passar a sonda, ela vai mexer. Recentemente, sugeriram a sonda em casa, o que vai demandar “fiscalização” constante, da qual não temos condições.
Estou vendo minha vó definhar e sinto que o fim dela será por desnutrição e fome. E só nos resta orar para que Deus a leve em paz, e a tire desse sofrimento, pois desisti de esperar um milagre. É tudo muito desgastante!
É isso, Deus abençoe e dê sabedoria e conforto a todos!
Minha mãe tem 88 anos e esta com Alzheimer desde 82 e agora não quer comer nada salgado e só doce, o que fazer, fora qye se sente cansada ate para tomar banho
É uma doença muito triste de ver minha mãe assim está também com esse Alzheimer e demência não está andando mas é nem comer pela mão dela usa fralda e agora está em cima da cama hospitalar tem dias que não quer comer nada
É uma doença muito triste de ver minha mãe assim está também com esse Alzheimer e demência não está andando mas é nem comer pela mão dela usa fralda e agora está em cima da cama hospitalar tem dias que não quer comer nada é uma doença que mexe muito com quem está 24hs junto a ela