Blog
Estudiosos relacionam planta africana com o tratamento do Alzheimer
- 22 de setembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
A medicina que se utiliza de plantas é milenar e está presente em diversas culturas pelo mundo inteiro. Os cientistas visitaram esse tipo de medicina e fizeram um estudo que descobriu o extrato de uma planta usada há muitos séculos na medicina antiga da Nigéria pode ser a base de um remédio novo para o tratamento do Alzheimer!
O estudo realizado na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, foi publicado revista Pharmaceutical Biology e concluiu que uma planta chamada Carpolobia lutea tem propriedades em suas sementes, raízes e folhas que realmente ajudam a proteger os neurônios!
O que já era conhecido sobre a planta
A Carpolobia lutea, conhecida como “vara de gado”, é um arbusto pequeno, originário da África Central e Ocidental. Alguns herbalistas de tribos da Nigéria usam a raíz como um tipo de afrodisíaco e como remédio para tratar gengivite.
A planta já era conhecida por ter propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antimicrobianas. É válido lembrar que muitos estudos associam o Alzheimer a inflamações silenciosas no cérebro, e a propriedade anti-inflamatória da planta já demonstra sua importância para o tratamento da doença.
As novidades
Em pessoas com doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, a atividade de um neurotransmissor chamado acetilcolina cai, e isso gera problemas de atenção e de memória.
Muitos dos remédios que temos hoje para essas doenças são chamados de “inibidores de acetilcolina”, porque eles diminuem a degradação dessa substância.
O estudo descobriu que essa planta é muito eficaz na prevenção da degradação da acetilcolina!
Além disso, a planta tem outras propriedades que são antioxidantes e combatem os radicais livres. É válido lembrar que os radicais livres podem trazer danos sérios às células e contribuem para o envelhecimento.
No artigo, os pesquisadores dizem que a planta tem grande potencial para ser desenvolvido tratamentos de doenças como o Alzheimer, Parkinson e miastenia grave.
Atualmente, o Alzheimer é a segunda doença mais estudada no mundo. O estudo pela busca de melhores tratamentos e pela cura são intensos. A natureza, em sua sabedoria contém inúmeras respostas e auxílios para nossas enfermidades. Os recursos da ciência unida à sabedoria da natureza poderá trazer avanços incríveis para nossa humanidade!
O importante é que a sociedade esteja bem informada sobre a doença, que as famílias saibam como agir com seus familiares com Alzheimer, e estejam em constante busca por informação, seja através de sites confiáveis, blogs, informativos e, para um panorama mais completo, através da Plataforma de Ensino do Alzheimer360. Além disso, é fundamental o contato frequente com médicos e profissionais especializados para conhecerem e aplicarem os melhores e mais atuais tratamentos disponíveis e personalizados para cada doente.
Gostaria de receber mais informações sobre a utilização , já que se fala em caule, assim entendo em utiliza-lo na forma de chá ou extrato!!! E a raíz??? Em forma de chá???? E a semente????
Att, Sueli
Boa noite, minha mãe tem 84 anos toma 3 comprimido penitoina para convulsão e tem alzame parkson como conseguir essas plantas , moro Santana de Parnaíba SP, obrigado.
gostaria de sementes ou a muda desta planta para cultivo, isso é possivel?
Gostaria de saber onde ou como conseguir sementes de carpolobia lutea.
Obrigado