Blog
Estudo afirma: 1 em cada 3 casos de demência, como o Alzheimer, pode ser evitado
- 22 de setembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Estudos Prevenção e Tratamento Sem categoria
Sempre falamos muito sobre a prevenção aqui no Alzheimer360. O fato de insistirmos tanto em conteúdos ressaltando a importância da alimentação adequada, exercícios físicos regulares e atividades que estimulem a mente não é à toa!
O relatório da primeira Comissão para a Prevenção e Cuidados da Demência da Lancet, foi apresentado na Conferência Internacional da Associação Alzheimer 2017. O relatório, publicado na The Lancet, concluiu que 35% dos casos, ou seja, 1 a cada 3 casos de demência no mundo podem ser evitados através da prevenção.
Segundo o estudo, os principais fatores que contribuem para o risco de demência:
- Perda de audição na meia-idade;
- Baixa escolaridade;
- Consumo de tabaco;
- Sedentarismo;
- Isolamento social;
- Pressão alta;
- Obesidade;
- Diabetes tipo 2.
- Depressão.
O estudo foi composto por 24 especialistas internacionais. Segundo eles, a prevenção passa por uma revisão total do estilo de vida.
Atitudes como parar de fumar, começar um tratamento para a depressão, começar a fazer atividades físicas, controlar a diabetes e aumentar o contato social, pode diminuir a incidência de Alzheimer em mais de 15%!
O estudo afirma também que a redução dos fatores de risco (essas atividades que aumentam as chances de desenvolver o Alzheimer) pode ter um efeito maior do que os medicamentos atuais contra a demência!
A prevenção é possível e é o melhor caminho. O importante é que as pessoas se conscientizem sobre os fatores de risco, sobre a doença em geral e, claro, sobre os tratamentos disponíveis. A informação é nossa aliada número 1 nesse processo. Busque informações de qualidade, tanto sobre a prevenção quanto sobre a doença em geral, e formas de lidar com ela. Vamos nos conscientizar e ajudar a sociedade a se educar em relação ao Alzheimer!
Fiquei com algumas dúvidas sobre o texto acima.
Pois, a incidência em pessoas com alto grau de instrução é grande, pessoas com vida regrada, sem fumar ou beber, de repente se vêem a doença.
Gostaria de uma apresentação maior de dados.
Obrigada.
DESEJO COMPARTILHAR
Agora estou sem tempo.
Tao logo leia comenarrei
Por favor, tudo isso se aplica em caso de casos na família (possível influência genética) ? Ou essa estatística é apenas de casos gerais, sem fatores genéticos?
Muito Bom! Parabéns!