Blog
Alterações no olfato podem ser sintomas de Alzheimer
- 10 de novembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Estudos
O sintoma mais conhecido do Alzheimer é a perda de memória e muitas pessoas só começam a pensar na possibilidade de seu familiar ter Alzheimer quando as alterações na memória aparecem.
Um estudo apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, no Canadá, trouxe novidades sobre os sintomas, que podem antecipar o diagnóstico (e, como sabemos, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior é a probabilidade de respostas positivas ao tratamento).
De acordo com esse estudo, mudanças sutis no olfato e na visão podem ser sintomas precoces de Alzheimer!
Como foi feito o estudo?
De acordo com o estudo dos pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, a dificuldade em identificar cheiros diferentes é um sintoma precoce de Alzheimer, podendo prever o aparecimento da doença.
No estudo, os pesquisadores deram tiras com cheiros a 397 participantes e pediu para que cada um identificasse os cheiros das tiras. Todos eles tinham em média 80 anos e foram acompanhados por 4 anos.
As pessoas que foram diagnosticadas com demência foram as que tiveram os piores resultados na tarefa de identificar os cheiros nas tiras.
Dos 397 participantes, 50 desenvolveram demência durante os 4 anos da pesquisa. Porém, 20% do total mostraram declínios cognitivos, ainda que leves.
Em um comunicado divulgado à imprensa, o líder da pesquisa Seonjoo Lee disse que “essas descobertas mostram que a identificação de odores é um indicativo para detectar cedo a doença, sugerindo indiretamente que os problemas (no olfato) podem chegar antes da demência”.
Interessante, né?
Afinal, quanto mais soubermos sobre os sintomas e mais nos observamos e aos nossos familiares, mais cedo poderá ser feito o diagnóstico. E, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores são as respostas aos tratamentos. Você sabe como são os tratamentos para o Alzheimer? Na Plataforma de Ensino Online do Alzheimer360 você poderá assistir a vídeo-aulas com profissionais especializados em Alzheimer, que irão te explicar passo a passo como funcionam os tratamentos. Clique aqui e cadastre-se!
Percebo esse quadro do “olfato,” em minha mãe portadora de Alzheimer.
Fase dificil pois nao sente cheiros e a dificulta muito nas refeições.
Chega a ser incômodo pra quem prepara as refeições pq vc fica sem saber como vai preparar os alimentos.
Minha mae no caso reclama de tudo na hora do almoço. Se ta sem sal reclama, se ta normal diz q ta salgado. Se ta fria se ta qte. Tudo reclama. É o pior segundo momento do dia. Pq o pior primeiro momento, é a hora do banho. É uma batalha.!!