Blog
Artista com Alzheimer faz autorretratos emocionantes registrando o progresso da doença
- 24 de novembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Sem categoria
Vocês já pararam para pensar no potencial da arte em relação ao Alzheimer?
A arte é uma ferramenta poderosa no combate ao Alzheimer! Existem estudos que mostram que a arte pode ser usada como forma de diminuir os sintomas da doença, pode servir como forma de ajudar a identificar sinais da doença e, o mais importante, é muito benéfico para o doente através de exercícios de arteterapia!
Além disso, a arte é muito benéfica para os cuidadores e familiares que podem se expressar através de diferentes formas de arte e, assim, criarem um novo significado para aquela experiência, o que ajuda a superar-la.
Já contamos aqui no blog casos de pessoas que conviveram com a doença e fizeram séries fotográficas, livros, videoclipes e músicas sobre o Alzheimer como forma de superação e conscientização de outras pessoas sobre a doença.
E quando o próprio doente cria quadros incríveis, que mostram como ele mesmo se enxerga durante a evolução da doença de Alzheimer?
Foi isso que o artista britânico William Utermohlen fez!
Em 1995 ele foi diagnosticado com a doença de Alzheimer, e viveu até o ano de 2007. Durante a doença, Utermohlen criou uma série de autorretratos muito emocionantes!
Os quadros, maravilhosamente pintados, mostram os 5 anos de desenvolvimento do Alzheimer em sua mente.
Um artigo escrito pela ex-esposa do artista, Patrícia, explica o motivo de as imagens serem tão importantes; “Nestas fotos vemos com o coração partido os esforços de William para explicar sua percepção alterada, seus medos e sua tristeza.”
Não se sabe ao certo se as mudanças dos autorretratos são frutos de alterações nas habilidades cognitivas, de alterações na psiques, ou os dois.
Ao longo da evolução da doença o artista registrou, em forma de autorretrato, a forma como ele enxergava a si mesmo e à sua arte. O seu estilo de pintura foi modificado ao longo dos anos, se adaptando às limitações que a doença colocava, demonstrando sua luta contra a demência.
Self-Portrait (with Easel), 1998, óleo sobre tela, 35.5x25cm
Erased Self-Portrait, óleo sobre tela, 45.5×35.5cm
Head I, 2000, lápis no papel, 40.5×33 cm.
Hoje, o seu trabalho é visto como um registro artístico, pessoal, psicológico e médico que mostra a evolução, adaptação e luta contra o Alzheimer.
Esta série de imagens serve para nos mostrar um pouco do que se passa dentro da mente de um paciente com Alzheimer! Você pode conhecer mais sobre as obras do artista através do site oficial, clicando aqui!
Se o seu familiar com Alzheimer tiver o interesse em atividades artísticas, estimule-o! Existem técnicas e formas muito interessantes de trabalhar a arte em pessoas com Alzheimer divertindo-as ao mesmo tempo que as estimula cognitivamente! Na palestra “Arteterapia e sua relação com o Alzheimer” na Plataforma de Ensino Online do Alzheimer360, os palestrantes explicam direitinho o que é a arteterapia, como ela funciona em pessoas com Alzheimer e dão dicas práticas para você aplicar em casa! Corre lá pra assistir, afinal, como dizem os poetas: “a arte liberta”!