Blog
Novo estudo mostra que solteiros e viúvos têm mais chances de desenvolver Alzheimer
- 18 de dezembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Estudos
Na busca por entender o Alzheimer os cientistas tentam mapear todos os fatores de risco, ou seja, coisas que aumentam as chances de desenvolver a doença. Genética, estilo de vida, sexo, etc… Quem diria que o estado civil também pudesse ter relação com o Alzheimer? É isso que indica um estudo publicado no periódico científico Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.
O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade College London, no Reino Unido e funcionou da seguinte forma: Os cientistas fizeram uma análise de 15 estudos com dados importantes sobre casos de pessoas com Alzheimer incluindo o estado civil, totalizando mais de 800.000 pessoas espalhadas pela Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.
Na análise, os pesquisadores concluíram que solteiros têm 42% mais chances de desenvolver Alzheimer comparados aos casados, e os viúvos tiveram um risco 20% maior também em comparação aos casados.
Uma possível explicação
De acordo com os pesquisadores, a interação social no cotidiano entre as pessoas casadas pode explicar eo resultado desse estudo. Afinal, quando se tem um companheiro você provavelmente irá interagir com mais frequência no dia a dia.
Em relação ao aumento do risco entre os viúvos comparados aos casados, a hipótese é que isso acontece devido ao estresse, tristeza e luto que ocorrem depois da morte de um parceiro.
Outras explicações para o aumento do risco para os solteiros e viúvos podem estar associadas a questões comportamentais, genéticos, cognitivas e socioeconômicas.
Relacionamentos e Alzheimer
Já é conhecido pela medicina que a as interações sociais são importantes para prevenir o Alzheimer. Vale lembrar que estudos anteriores já haviam sugerido que quando uma parte do casal desenvolve Alzheimer o seu companheiro têm mais chances de desenvolver também. Isso acontece porque o estilo de vida que levamos aumenta ou diminui nossas chances de ter Alzheimer, e quando estamos casados com alguém é provável que o nosso estilo de vida seja parecido com o do nosso cônjuge.
Andrew Sommerlad, psiquiatra e um dos responsáveis pela pesquisa disse em entrevista ao The Independent: “É possível desenvolver a capacidade mental, chamada de reserva cognitiva, oferecendo uma maior resistência aos danos cerebrais, que surgem com a idade. Você pode fazer isso engajando-se nos estudos e mantendo uma vida social ativa.”
Portanto, cuidar do estilo de vida é fundamental: alimentação, exercícios físicos, estímulos intelectuais e sociais são fatores fundamentais para prevenir o Alzheimer. Ou seja, se você não começou ainda a se mexer para mudar seu estilo de vida e prevenir o Alzheimer, comece hoje mesmo (você e seu cônjuge, heim?). Uma dica é vocês começarem a fazer juntos todas as dicas que os médicos dão sobre prevenção e estilo de vida na Plataforma de Ensino Online do Alzheimer360. Além de prevenir o Alzheimer garantimos que sua qualidade de vida e felicidade irão aumentar muito. Prevenir o Alzheimer e ficar mais feliz, tem coisa melhor? Clique aqui e cadastre-se!