Blog
10 dicas para comemorar o Natal com a pessoa com Alzheimer
- 18 de dezembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
O Natal é a época do amor e da solidariedade e é o momento perfeito para celebrar com as pessoas que amamos! O natal também pode ser a ocasião ideal para que a pessoa com Alzheimer se sinta querida, seja estimulada cognitivamente e tenha momentos muito felizes com sua família!
Separamos 10 dicas para um natal feliz e agradável para o doente e toda a família:
1) Convide a pessoa com Alzheimer para te ajudar com a decoração da noite de natal
Uma das melhores partes do Natal é a decoração! As luzes, as músicas e as imagens dos enfeites de natal costumam ser carregadas de lembranças emocionais, inclusive para a pessoa com Alzheimer.
Então, por que não convidar o doente para participar do momento da decoração?
Opte por enfeites de plástico, e não muito pequenos. Convide-o para ajudar a arrumar a mesa de natal colocando os enfeites para recepcionar os familiares, por exemplo.
Faça do natal uma experiência feliz e divertida para a pessoa com Alzheimer!
Porém, há uma observação: Se o doente costuma ter alucinações visuais é melhor maneirar nos enfeites natalinos para evitar confusões mentais.
2) Criem juntos enfeites e cartões de natal (e, de quebra, estimule a pessoa com Alzheimer cognitivamente)
Mesmo que você já tenha decorado sua árvore de natal vale a pena acrescentar os novos enfeites feitos pela pessoa com Alzheimer!
Participar da confecção dos enfeites e depois vê-los pendurados na árvore de natal é um estímulo e tanto para o doente.
Solte sua imaginação! Vale fazer recortes e colagens de revistas (quando estiverem prontos, faça furos próximo ao topo e coloque um barbante para pendurar na árvore), ou os clássicos anjinhos de macarrão, ou até mesmo pintar bolinhas de isopor!
Outra sugestão é chamar o doente para fazer cartões de natal para a família com você. Aproveite para mostrar fotos das pessoas que irão estar presentes e que vocês podem entregar os cartões pessoalmente!
Vale usar revistas, recortes, cartolina, pintura… O importante é que as atividades sejam feitas com segurança e supervisão, e que a pessoa com Alzheimer se divirta no processo. Se o doente gostar, fica muito legal colocar uma música natalina de fundo para inspirar vocês!
3) Convide o doente para embrulhar os presentes de natal com você
Esqueça os embrulhos que já vêm prontos das lojas! Chame a pessoa com Alzheimer para te ajudar na tarefa de embrulhar os presentes das pessoas queridas!
Peça que ele embrulhe do jeito que achar que for ficar mais bonito. Deixe-o exercitar a criatividade! Se ele não conseguir fazer tudo sozinho, peça ajuda nas coisas mais simples, como colocar o durex para prender o papel de presente.
Enquanto vocês vão embrulhando, aproveite para contar para quem é cada presente e o motivo. Se tiver fotos para mostrar, melhor ainda! Por exemplo: “Essa boneca que você está embrulhando é para a sua netinha, Julia. Ela ama brincar de bonecas! Ela está morrendo de saudade de você e vem aqui passar o natal com a gente para te ver”.
4) Invista nas canções de Natal
A música consegue mexer profundamente com a pessoa com Alzheimer. Se o doente gostava de natal, com certeza terão canções natalinas que irão trazer sentimentos positivos.
Cantar ou ouvir músicas são atividades excelentes para estimular a pessoa com Alzheimer e trazer recordações felizes!
5) Recordem juntos histórias de natais passados
Sejam momentos de outros natais ou simplesmente momentos felizes. Aproveite que a família estará reunida e contem histórias juntos, recordem fatos felizes e, se possível, mostrem fotografias desses momentos!
Muito importante: Não pergunte se a pessoa se lembra do que aconteceu. Apenas contem a história e deixe a pessoa interagir por vontade própria. Histórias como: “A vó Maria fazia todo ano aquela farofa maravilhosa de natal que cheirava a casa inteira” ou “o primo Cláudio sempre fazia palhaçadas no amigo secreto e nós sempre chorávamos de rir”.
Vocês podem se reunir para ver álbuns de família no natal também! É uma excelente atividade de estímulo cognitivo!
6) Invista em comidas que a pessoa já gostava de comer no natal
Coloque no cardápio de natal a refeição favorita da ceia de natal dessa pessoa durante sua vida. Isso pode despertar recordações e o paladar da pessoa com Alzheimer!
Além disso, insira na ceia alimentos como azeite, castanhas, uvas-passa e nozes: esses alimentos previnem o Alzheimer!
7) Mantenha as tradições familiares
Ao redor de todo o mundo, muitas famílias têm suas próprias tradições no natal. Em algumas, há o amigo secreto, em outras, os integrantes se reúnem para cozinhar biscoitos, abrir os presentes depois da ceia, etc.
As tradições de natal costumam se tornar uma coisa muito séria nas famílias! Em alguns casos, as tradições passam de geração em geração, criando um compromisso anual que une os familiares.
Esse tipo de tradição pode ser muito bom para as pessoas com Alzheimer! Elas se sentem mais seguras e tranquilas em ambientes e situações estáveis e familiares para elas.
No caso das tradições de natal, além de serem situações estáveis, são momentos de afeto, carinho, troca e amor. Os benefícios disso para a pessoa com Alzheimer são gigantescos!
8) Conscientize os outros familiares
Converse com seus familiares que moram longe antes do momento de se encontrarem. Explique o que se deve ou não fazer com uma pessoa com Alzheimer, conscientize em relação à doença.
Por exemplo, ao invés de fazerem perguntas e forçar a pessoa com Alzheimer a se lembrar dos familiares, uma boa opção é dizer algo como: “Esse moço aqui é seu sobrinho, Manoel, e trouxe um presente legal pro senhor”.
9) Cuidado com o barulho
Barulho alto pode deixar a pessoa com Alzheimer confusa e agitada!
É muito importante que todos os familiares respeitem essa necessidade e ajam da forma mais harmônica possível.
Atitudes como falar baixo, devagar, com frases simples ajudam muito!
10) Adapte-se!
Se por um lado é legal manter algumas tradições, por outro é importante que existam adaptações. Afinal, hoje a pessoa com Alzheimer é o convidado mais do que especial!
Pensem nos horários que a pessoa com Alzheimer costuma dormir, e adaptem a ceia à rotina do doente, por exemplo.
Façam as adaptações necessárias que garantem a segurança, tranquilidade de felicidade do doente na noite feliz!
Nós, da equipe do Alzheimer360 desejamos um feliz natal a todas asa famílias! É um prazer estarmos juntos em mais um natal!
Infelizmente minha mãe com Alzheimer avançado não responde mais a esses estímulos, mas ela vai participar do amigo oculto. Mesmo sem entender mais do que se trata.
Ao mesmo tempo que é cansativo a repetibilidade de atos e perguntas o amor não permite tratar com indiferença, são poucos os momentos com total lucidez, e com o tempo se agrava e doi muito nosso coração.
Olá,
Como sugestão acho que deveriam trocar a palavra doente, por Pessoa nos textos. Acho mais sensível focar na Pessoa com Alzheimer, mesmo com todas as dificuldades que a doença exige.
Grata
Olá Maura, obrigado pela sugestão!
Na maioria das nossas publicações já usamos “pessoas com Alzheimer”, aos poucos vamos conseguir adaptar também os textos que ainda não adotamos esse termo. =)
Grande abraço
Minha mulher esta com esta demência de Alzheimer , mas sempre agradeço , porque com ela aprendo muito a vida
Bom dia!
Gostei das dicas que vcs deram.
Muito obrigado(a)
FELIZ NATAL PARA TODOS
Parabéns, ótimas dicas!