Blog
7 sintomas de doenças comuns em pessoas com Alzheimer que você precisa ficar atento
- 22 de janeiro de 2018
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Cuidador Dicas e Cuidados Sem categoria
No decorrer da doença de Alzheimer algumas doenças podem aparecer e o cuidador deve estar atento, pois os sintomas são bem simples e as consequências podem não ser tão simples assim.
Fizemos uma lista com os 7 principais sintomas de doenças comuns em pessoas com Alzheimer. Fique atento e conte sempre com o acompanhamento médico:
1) Tosse
As causas da tosse podem variar bastante e esse é um sintoma que merece atenção.
Podem ser causadas pelo tabagismo, se a pessoa com Alzheimer é (ou era) fumante ou até mesmo se fica exposta a locais onde há pessoas fumando por perto.
A tosse pode ser sintomas de asma ou bronquite também, problemas respiratórios. Cheque se a pessoa com Alzheimer já teve asma em algum momento da sua vida, essa informação será útil na consulta com o médico.
Pode ser também sintoma de refluxo gastroesofágico ou ainda significar que a pessoa está com dificuldades de deglutição (o que pode gerar engasgos, que são perigosos).
Em casos mais graves, as tosses podem significar pneumonia (muito comum em pessoas com Alzheimer, esteja sempre atento) ou até câncer de pulmão.
2) Dificuldades ao urinar
Se a pessoa com Alzheimer não está urinando com a mesma frequência, evita ir ao banheiro ou reclama de dor ao urinar, preste bastante atenção porque estes são sintomas de infecção urinária.
3) Dores
Uma reclamação de dor nunca deve ser ignorada, independente do local que seja essa dor. Dores na perna, por exemplo, podem ser sintomas de insuficiência circulatória e até infecção urinária! As dores abdominais também merecem muita atenção, e se vierem acompanhadas de sangramentos são casos de urgência médica.
Ou seja, reclamou de dor, procure um médico.
4) Emagrecimento
Se o emagrecimento não estiver acompanhado de uma perda de apetite é um sinal de alerta.
Pode significar síndrome de má absorção, diabetes, hipertireoidismo ou até mesmo excesso de atividade física e poucas calorias ingeridas (muito comum em pessoas com Alzheimer que tem o hábito de andar de um lado para o outro).
5) Sede
Sede em excesso pode ter relação com diabetes e até desidratação. Procure um médico.
6) Sonolência/Apatia
Este sintoma pode estar relacionado com os efeitos colaterais dos remédios. Portanto, fique atento se você acha que pode ter alguma relação e comunique ao médico.
A apatia pode sugerir também desidratação, diabetes e até infecções.
7) Febre
Este é, sem dúvidas, um sintoma que não pode ser ignorado. Febre é sinal de infecção, e ao notar um aumento na temperatura o ideal é que consulte um médico. A dica também é que o cuidador meça a temperatura do doente constantemente.
Ao cuidar de uma pessoa com Alzheimer lembre-se da máxima: Toda atenção é pouca. Esteja atento e observe os sinas emocionais e físicos que o doente apresenta e, ao notar modificações muito bruscas procure um médico.
Não se esqueça que o afeto e carinho são partes fundamentais do cuidado! Estar atento, bem informado e paciente com a pessoa com Alzheimer garantem um cuidado de qualidade. A atenção e carinho ficam por sua conta, e a informação nós levamos a você! Na Plataforma de Ensino Online do Alzheimer360 você irá encontrar vídeo-aulas com os melhores profissionais do Brasil em Alzheimer, garantindo um suporte de alta qualidade em todas as fases da doença! Clique aqui, conheça a plataforma e se capacite para o melhor cuidado! Temos certeza que a informação de qualidade aliada ao carinho e atenção do cuidador irão garantir a melhor qualidade de vida para a pessoa com Alzheimer que você ama!
Gostei muito das dicas. Minha mãe manifestou os primeiris sinais da doença aos 65 anos mais só notamos que era Alzheimer, nos seus 68 anos. Hoje ela esta com 72 anos.
Boa tarde Paulo Henrique, e hoje como está sua mãe ?? Minha sogra faz um ano está bem no começo ….Acho muito triste ,,,E bom trocarmos experiência achei maravilhoso esses contatos ,Grande abraço
Olá,
Minha mãe descobrimos a 5 anos o auzhimer deste então todos os dias e uma surpresa ela varia tem todos os sintomas desde primeiro estágio até o último alguém assim tb obrigada desde já 😉
Minha mãe está com tosse,e é diabética e está emagrecendo !Estou muito preocupada!Tem dores lombares tb.Principalmente Qdo anda ou fica sentada.Tem apatia e sonolencia no período da manhã e se duvidar deita a tarde tb!Ja levei endocrino e ele disse Q os exames dela estão ótimos!E faz Fisioterapia,Fonoaudiologia,toda semana!E ja fez T.O,também!Estou meio desesperada!O que mais posso fazer por ela??
Muito boas aa explicações mas não consegui min escrever
O meu marido está a ficar com Alzheimer mas, está a ser medicado, pela Neurologista.
Tem 77 anos, mas já está a ficar muito esquecido e desconfiado .repete muitas vezes as coisas, de cinco em cinco minutos e eu estou a ficar angustiada.
Para já e calmo mas, não se lembra de nomes nem de lugares próximo de casa.
Preciso saber como tratar dele e queria a vossa ajuda. Obrigado
Cuido de uma senhora com alzeimer
Ela tosse demais e quando tosse nao para de conversar .
Tem hora que penso que vai morrer aí tem dois a três espirros.
E de uns dias para cá cospe demais ,não quer engolir mais a saliva e deixa a boca cheia depois gospe.
O que posso fazer pra ajudar já que o filho não leva no médico e só diz que essa tosse não tem cura e desde solteira tossia assim .
Grata
Aguardo uma ajuda .