Estudo mostra que depressão pode ser um dos primeiros sinais do Alzheimer
- 14 de setembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Algumas alterações comportamentais, como depressão, apatia e irritabilidade podem ser alguns dos primeiros sintomas do Alzheimer, antes mesmo da perda de memória. Um estudo realizado com mais de 2,5 mil pessoas comprovou essa evidência.
Segundo Catherine Roe, pesquisadora da Universidade de Washington e autora do estudo publicado no periódico científico Neurology, da Academia Americana de Neurologia, estudos anteriores apontaram que mais de 90% das pessoas com Alzheimer tiveram alguma dessas alterações comportamentais antes de demonstrarem os primeiros sinais de perda de memória.
No estudo realizado pela Universidade de Washington, 2.416 pessoas acima dos 50 anos (que não apresentavam nenhum problema cognitivo) foram acompanhadas por sete anos por pesquisadores. O resultado mostrou que, do total, 1.198 pessoas não apresentaram nenhum sintoma do Alzheimer nos anos que se seguiram. Já as outras 1.218 pessoas que participaram do estudo desenvolveram algum tipo de demência.
Durante todo o tempo da pesquisa, as pessoas que desenvolveram demência apresentaram sintomas comportamentais como apatia, alterações de apetite, irritabilidade e depressão muito mais cedo do que os participantes que não desenvolveram a doença. É importante lembrar que estes são sintomas que dão o primeiro sinal sobre o Alzheimer, como já foi mostrado em diversos cursos da plataforma do Alzheimer360.
Ainda de acordo com o estudo da Universidade de Washington, 30% das pessoas com demência apresentaram sintomas como a depressão cerca de quatro anos após o início do estudo, quando comparado com 15% das pessoas que não desenvolveram a demência.
Mas, para Catherine Roe, as conclusões ainda são conflitantes. Ainda não se sabe se a depressão é uma resposta ao processo psicológico do Alzheimer ou um resultado das alterações que a doença causa no cérebro. O que se sabe é que ela é um sinal de alerta. Fique atento!
minha sogra esta com esta doença chamada ALZHEIMER ja a quatro anos o estado dela e so piora neste momento agora so vem a piorar estamos bastante apreensivos cada dia temos surpresas eu cuido dela dando muito amor