Desenvolvimento do Alzheimer pode ter ligação com aumento da glicose no sangue
- 17 de setembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
A falta de prática de atividades físicas, assim como o envelhecimento e uma alimentação deficiente são os principais fatores de risco para o surgimento do Alzheimer. Como se sabe, a alimentação é um fator de extrema importância tanto na prevenção quanto no tratamento do Alzheimer, visando reduzir o avanço da doença. Uma boa dica é usar alimentos antioxidantes, como já explicado em um dos cursos da plataforma de ensino do Alzheimer360.
Porém, outros fatores como o tabagismo, hipertensão, maus hábitos alimentares e aumento da glicose no sangue também se destacam como percursores dessa terrível doença. Recentemente, cientistas americanos comprovaram mais uma ligação entre a diabetes e a doença de Alzheimer, fornecendo evidências de que o aumento da glicose no sangue está diretamente relacionado ao surgimento das placas beta-amilóide no cérebro.
A pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade Washington em St. Louis (EUA), descobriu uma ligação única que liga a diabetes diretamente à doença de Alzheimer, mostrando que a glicose elevada aumenta de forma rápida os níveis de beta-amiloide, um componente chave para a formação de placas cerebrais, principal característica do Alzheimer.
Para a autora do estudo, Shannon Macauley, os resultados da pesquisa sugerem que a diabetes ou outras condições que causam o aumento do açúcar no sangue, é a principal causa do surgimento do Alzheimer. “Esses altos índices de açúcar pode ter efeitos nocivos sobre a função cerebral e agravar doenças neurológicas, como o Alzheimer. O elo que descobrimos pode nos levar a metas futuras de tratamento que reduzam esses efeitos.”, afirma.
Para comprovar a tese, os pesquisadores injetaram glicose na corrente sanguínea de ratos que já tinham a condição da demência. Nos animais jovens, ainda sem placas no cérebro, a aplicação da glicose aumentou os níveis de beta-amilóide em 20%. Já nos ratos mais velhos, que possuíam placas no cérebro, os níveis da beta-amilóide subiram cerca de 40%.
Os cientistas ainda estão estudando como as mudanças causadas pela elevação dos níveis de glicose podem afetar a capacidade de outras partes do cérebro e como isso interfere no trabalho em rede entre elas, na execução das tarefas cognitivas.
Dieta de prevenção ao Alzheimer
Ter uma alimentação rica em frutas oleaginosas, como castanhas (clique aqui para saber como a castanha-do-pará pode ajudar na prevenção do Alzheimer), amêndoas e nozes, assim como a ingestão de peixes e legumes ajuda a diminuir as chances do surgimento do Alzheimer, de acordo com estudo feito pela Universidade Columbia, em Nova Iorque (EUA). Essa constatação foi feita através de análises das dietas de cerca de 2 mil adultos americanos acima dos 65 anos.
Durante o estudo, que durou quatro anos, 253 dos idosos do grupo desenvolveram a Doença de Alzheimer. Foi então que os pesquisadores perceberam um padrão: idosos que incluíam oleaginosas, peixes, aves, verduras e frutas em sua dieta, e que consumiam menor quantidade de laticínios gordurosos, assim como carne vermelha, apresentavam menos risco de desenvolver o Alzheimer.
Para os cientistas, o segredo está nos diferentes níveis de nutrientes encontrados nessa dieta. Então, chegaram a conclusão que uma alimentação rica em ácidos graxos, como o ômega 3, vitamina E e folatos, encontrados nos vegetais, é a ideal para a prevenção da doença.
Outros estudos apontam que a Vitamina E é capaz de prolongar a vida do doentes de Alzheimer, além de oferecer proteção devido ao seu potente efeito antioxidante. Os folatos são capazes de reduzir os níveis do aminoácido homocisteína na circulação sanguínea, responsável por potencializar os sintomas da doença.
Uma boa fonte de informações sobre quais alimentos utilizar para reduzir o avanço do Alzheimer em pessoas com a doença é o curso “Alimentação e Alzheimer: da teoria à prática”, com informações exclusivas sobre o que fazer e como preparar a alimentação do idoso passo a passo. O curso já está disponível na plataforma de ensino do Alzheimer360, clique aqui para conhecer!
retirei acucar , sal e leite da dieta de minha mae ela melhorou muito.
gt formidavel
Passei a dar omega 3 e oleo de coco. ela esta otima,
enfermeira
LEDA REJANE
Engraçado… Tenho uma Tia de 78 DA e só com DA. E uma vó com 96 anos e só diabéticas, extremamente lúcida… Pelos níveis de açúcar que ela já apresentou entre 400 e 600, já deveria ter desenvolvido Alzheimer também. Em contra partida a minha tia n passa de 90 de glicose e já tem nível 2 de Alzheimer, hoje controlado.
Quero receber mais informações sobre o curso e o valor se voces aceitam cartão e crédito
Olá Regina! Tudo bem? Para se cadastrar no curso online gratuito é só acessar o link: https://www.alzheimer360.com/gratuito
Para ter acesso a muito mais informações de confiança e qualidade sobre o Alzheimer, com os melhores especialistas no assunto, você pode se cadastrar na plataforma de ensino online do Alzheimer360 pelo site: https://www.alzheimer360.com
Aceitamos cartão de crédito, e se você tiver alguma dúvida nos envie um e-mail que teremos prazer em ajudá-la! O nosso e-mail é: contato@alzheimer360.com
achei muito interessante e tenho interesse de receber mais informaçãos sobre o curso
Olá Regina! Tudo bem? Para se informar melhor, te aconselhamos a fazer o curso online gratuito para cuidadores. É só acessar o link: https://www.alzheimer360.com/gratuito
Para ter acesso a muito mais informações de confiança e qualidade sobre o Alzheimer, com os melhores especialistas no assunto, você pode se cadastrar na plataforma de ensino online do Alzheimer360 pelo site: https://www.alzheimer360.com
Se tiver alguma dúvida, nos envie um e-mail que teremos prazer em ajudá-la! O nosso e-mail é: contato@alzheimer360.com
tenho um parente de apenas 58anos; alcoolatra; e no tratamento do alcoolismo foi detectado o alzheimer, a perda de memória recente. Ele ainda se encontra numa clinica em tratamento. Minha duvida, é; isso é possivel?
Em quais médicos devo leva-lo para ter a constatação?