Documentário mostra o poder da música contra o Alzheimer
- 23 de agosto de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Arte e Cultura Prevenção e Tratamento
A música costuma estar presente em nossas vidas desde cedo. Das canções de ninar, passando pelas músicas infantis e chegando à vida adulta, elas sempre nos emocionam e nos levam a relembrar de lugares e acontecimentos. Então, que tal usá-las para auxiliar no tratamento de idosos com Alzheimer?
A música é poderosa contra a doença (clique aqui para saber mais). Isso acontece porque as canções ficam armazenadas em áreas diferentes das que guardam as outras memórias. Logo, é possível até que doentes em estágio avançado de Alzheimer lembrem-se de suas melodias ou trechos preferidos!
As músicas garantem uma experiência emocional mais intensa, e são justamente esses tipos de recordações que se tornam as mais duradouras em nossa mente. Mas nada pode ser melhor do que explicar isso com exemplos reais…
Documentário Alive Inside: a música para os doentes de Alzheimer
Produzido nos Estados Unidos, o documentário Alive Inside mostrou diversas experiências positivas no uso da música para reavivar a memória de idosos com Alzheimer ou outros tipos de demências. Dirigido por Michael Rossato-Bennett, o filme toca em ponto ainda mais profundo: a música melhora o autorreconhecimento dos doentes. Depois de ouvirem suas canções favoritas, suas mentes ficam mais ativas e eles respondem melhor a perguntas e estímulos.
Uma das histórias abordadas é a do senhor Henry. Muito ligado à música quando mais jovem, hoje ele vive em um lar de idosos e tem inclusive dificuldades para reconhecer os familiares. Antes deprimido, ele se transforma quando ouve sua música preferida. E mesmo quando os fones são retirados, os efeitos benéficos na memória permanecem. Ele fica mais ativo, atento e responde a perguntas com desenvoltura. Veja a história de Henry e os incríveis efeitos da música no trecho abaixo:
Realmente, a música nos viajar, e com os doentes de Alzheimer não seria diferente! Emocionante!
Que maravilha esta matéria! Fantástico e emocionante! Minha sogra tem 91 anos e à 7 anos tem Alzheimer. Ela canta o dia inteiro. É bem tranquila, mostra muita paz e sente se amada e segura conosco. Graças à Deus e ao geriatra dela que cuida com muito amor! Obrigada pela matéria!
Matéria importante para toda a família. Mamae tem 96 e há 10 aproximadamente, está em processo. Ela fala o dia inteiro e canta várias vezes ao dia. Estamos treinando com o Headfone, e ela aceitou melhor por causa da labirintite. Obrigada .