Blog
A pessoa com Alzheimer está comendo demais! O que fazer?
- 8 de fevereiro de 2018
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Alimentação Dicas e Cuidados
Uma dúvida muito comum que recebemos nas redes sociais do Alzheimer360 é em relação ao excesso de alimentos que o doente pede para ingerir. Ou seja, tem muitas pessoas com Alzheimer ficando acima do peso porque está comendo demais!
Isso pode acontecer por diversos fatores. É fundamental que o doente tenha o acompanhamento de um médico nutrólogo ou um nutricionista durante o tratamento do Alzheimer para garantir que seu corpo está recebendo os nutrientes adequados, nas quantidades ideais.
Se a pessoa com Alzheimer que você cuida está comendo demais, as 5 dicas abaixo são para você!
1) Se a pessoa com Alzheimer esquecer que comeu e pedir mais, busque distraí-la
Um dos sintomas do Alzheimer é a perda da memória recente e, isso pode se manifestar na própria alimentação: O doente esquece que comeu e pede mais alimentos.
A saída para estes momentos é buscar distrair a pessoa com Alzheimer e transferir o foco dela para alguma coisa que ela goste. Pode ser um jogo, um filme, álbum de retratos, pintura…
Enfim, algo que envolva o doente e faça-o perder o foco em comer mais.
2) Se possível, introduza uma atividade física na rotina do doente
Se a pessoa com Alzheimer tiver condições físicas, introduza atividades físicas na sua rotina! Muitas vezes o comportamento de pedir sempre alimentos pode estar ligado à ansiedade e, a atividade física ajuda a reduzir a ansiedade do doente. Além disso, se exercitar ajuda a evitar que o doente fique acima do peso.
3) Evite televisão ligada e outras distrações no momento da alimentação
Essa é aquela regrinha básica que os nutricionistas sempre falam: Evite distrações no momento da alimentação. Quando você está distraído não presta atenção no que está comendo e tende a desejar comer mais. A pessoa com Alzheimer deve estar com sua atenção totalmente focada no momento da alimentação.
4) Invista em petiscos saudáveis
Se ainda assim o doente insistir em comer mais, ofereça para ele petiscos saudáveis, como frutas e legumes. Dê preferência para frutas com muita água, como a melancia, que irão ajudar a manter o corpo da pessoa com Alzheimer hidratado.
5) Ofereça líquidos
Você sabia que muitas vezes podemos confundir a sede com a fome? Garanta que o doente permaneça hidratado e, ofereça líquidos quando ele pedir comida excessivamente. Invista em chás (alguns ajudam, inclusive, a acalmar o doente) e sucos (de quebra, a pessoa com Alzheimer ingere vitaminas).
A alimentação correta é um fator importante no tratamento do Alzheimer. Existem alimentos que ajudam a prevenir e tratar a doença e, conhecer quais são esses alimentos e como utilizá-los da melhor forma faz toda a diferença na qualidade do cuidado. Na Plataforma de Ensino no Alzheimer360 a nossa nutricionista parceira irá te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a alimentação de uma pessoa com Alzheimer (de informações dos alimentos à receitas práticas!) Clique aqui e assista agora!
Tenho interesse em participar de cursos palestras quido de idosos e amo eles mais do que tudo quero ajuda muito e muito
Tenho uma Irmã hoje com 56 anos e desde os 49 foi diagnosticado Alzheimer… a Evolução foi muito rápido em torno de 03 Anos ela perdeu a noção de formar frase e hoje após 7 anos ela se encontra numa casa de Repouso pra idosos por motivos de não conseguirmos cuidá-la em casa por ela se machucar muito e falta de pessoas preparadas pra cuidar em casa, enfim hoje Ela já não fala mais nada só reage gritando e agredindo bebe pouca água e come descontrolada sem mastigar direito. E tá numa fase que anda sem parar, muito difícil sentar ela pra descansar, só a noite descansa e a base de remédios… Ela era uma pessoa muito Ativa trabalhava fazia academia e corria e dirigia desde os 10 anos de idade e tb se cuidava muito, Antes nunca fumou e nem ingeria bebidas Alcoólicas se alimentava bem regrada, Inexplicável essa demência. Será destino!! Muito Triste. Amo muito minha Irmã e tenho ajudado da melhor Forma que posso já que moro distante. Mas gostaria muito de saber como ajudá-la mais.
Olá Rosemary. Infelizemente essas são as perguntas que nos fazemos ao vermos nosso ente querido tão longe daquilo que era… não tem respostas…essa doença é horrivel… a pessoa muda totalmente o comportamento e muitas vezes não a reconhecemos. Entendo o que está passando, pois minha mãezinha também está numa fase dificil… Não tem muito o que fazer, temos orado, pedindo a DEUS que nos sustente nessa luta.
Minha sogra com 89 anos foi diagonisticada com Alzheimer’s. Come demais sem nunca estar saciada e com as limitacoes de andar ou fica sentada ou deitada. Toma medicamento para dormir. Usa fraldas e e comum defecar na fralda e said sujando toda a casa. Como proceder com Ela se esta apatica a tudo?