Alzheimer: Diagnóstico Precoce Deixa o Tratamento mais Barato
- 18 de janeiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Os gastos envolvidos para cuidar de uma pessoa com Alzheimer são motivo de preocupação para muitos familiares e cuidadores. Já falamos aqui no blog do Alzheimer360 sobre qual é esse gasto médio para os cuidados com que tem Alzheimer (clique aqui para ler). De fato, é um valor alto, que acaba sendo um desafio para as famílias que buscam cuidar da melhor forma possível de seus entes queridos. Será que não haveria uma forma de melhorar essa situação, reduzindo os valores?
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos e publicada no Journal of the American Geriatrics Society concluiu que sim. Foram feitos diversos cálculos sobre os custos com o doente em diferentes estágios da doença, e constatou-se que esses valores estão diretamente relacionados à condição do idoso. Quanto mais avançado o Alzheimer, maiores os gastos. Até aí, parece óbvio, certo? Porém, essa conclusão leva a uma estratégia interessante que pode cortar os custos: o diagnóstico e o tratamento precoce!
Tratamento precoce pode diminuir os gastos
A equipe de Gary Small, professor de psiquiatria e ciências comportamentais da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, analisou os gastos médios com pessoas com Alzheimer durante um período de 6 meses. Para pacientes no estágio inicial, esses custos eram de 20 mil dólares, enquanto para idosos em estágios mais avançados, o valor era em média de 35 mil dólares para o mesmo período de tempo. Lembrando que nessa conta entram os dias que o cuidador familiar deixa de trabalhar para cuidar da pessoa com Alzheimer.
O problema, segundo o professor, é que muitas vezes a família deixa de dar os medicamentos receitados pelos médicos, acreditando que não farão efeito. Em outros casos, a família custa a aceitar o diagnóstico, demorando a começar o tratamento. Dessa forma, o Alzheimer avança mais rápido, assim como os custos com a doença. Ou seja: quanto antes for feito o diagnóstico e o idoso começar a se tratar, mais lento será a evolução da doença, consequentemente, exigindo menos recursos.
Dentre as muitas possibilidades para reduzir o avanço do Alzheimer estão exercícios de estimulação para o cérebro, atividades para os neurônios, alimentação adequada e muitas outras formas de modificar a rotina dos doentes. Na plataforma de ensino do Alzheimer360 você conhece todas elas com vídeo-aulas de médicos e especialistas em Alzheimer. Clique aqui e conheça agora!