Blog
7 dicas para evitar que a pessoa com Alzheimer fuja de casa e se perca
- 19 de dezembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Um dos sintomas de Alzheimer é a desorientação espacial, ou seja, quando o doente fica desorientado em relação a onde está. É muito comum que pessoas com Alzheimer esqueçam onde moram, onde estão e peçam para voltar para casa mesmo estando em suas casas.
Por isso, não é raro que doentes de Alzheimer tentem fugir de casa porque não reconhecem e acreditam que aquele é o seu lar, e podem se perder e não saber voltar.
Portanto, é preciso redobrar os cuidados quando o assunto é a segurança da pessoa com Alzheimer dentro de casa, evitando sua fuga para a rua.
Veja algumas dicas essenciais de como evitar as fugas do doente de Alzheimer.
1) Instale fechaduras anti fuga
Se possível, troque as fechaduras de portas, janelas e portões por fechaduras anti fuga. Essas fechaduras são mais difíceis de serem destravadas e dificultam que a pessoa com Alzheimer consiga sair de casa.
2) Coloque alarmes ou sinos nas portas e janelas
Nos casos em que o idoso tem o costume de tentar sair à noite os alarmes são uma boa opção. Detectores de movimentos e sinos nas portas e janelas vão alertar a casa inteira se a pessoa com Alzheimer tentar sair de casa.
3) Já pensou em disfarçar as portas?
Um truque para evitar que a pessoa com Alzheimer fuja de casa é disfarçar as portas. Uma boa ideia é pendurar cortinas na porta e fechá-las em dias que ele está mais agitado e ansioso.
4) Explore o quintal de casa
Se você tem quintal em casa, explore-o! Passear ao ar livre na própria casa pode trazer uma sensação de liberdade ao idoso por estar em contato com o mundo exterior.
Fazer passeios fora de casa com um acompanhante também são uma boa pedida! O ideal é que sejam lugares tranquilos, com som agradável e não muito movimentado.
5) Guarde as chaves em um local seguro
Não deixe chaves de portas de casa, portões e até mesmo de carros à vista. Dessa forma, a pessoa com Alzheimer têm menos um estímulo para tentar fugir de casa.
6) Avise aos vizinhos
Avise aos vizinhos que você tem uma pessoa com Alzheimer em casa, e passe o nome do doente e o telefone da casa. Essa atitude garante que caso o doente fuja e algum vizinho veja traga-o de volta para casa.
7) Use objetos para identificar a pessoa com Alzheimer
Faça uma pulseira ou um cordão de identificação para o idoso, contendo nome, endereço e números de telefone. Caso ele seja encontrado por algum desconhecido, a pessoa terá todas as informações necessárias para ajudar a pessoa com Alzheimer a voltar para casa.
Essas dicas são simples e muito importantes para a segurança da pessoa com Alzheimer que você ama! Na Plataforma de Ensino Online do Alzheimer360 você irá encontrar mais dicas práticas, simples e muito importantes para o dia a dia da pessoa com Alzheimer. Clique aqui e assine!
No caso da minha mãe, eu não deixava a chave na porta e quando ela queria sair eu dizia que não tinha a chave. Que o ladrão a tinha roubado.
Meu pai já acusa todos de roubarem ele… Se eu disser que um ladrao entrou aqui, ele vai enlouquecer hahahaha
Temos que dar risada das histórias, mas é muito triste para quem convive…
Eu moro no interior, por isso fico um pouco menos preocupada, pois todos conhecem meu pai e se ele se perder alguém levará ele pra casa!
Mas meu pai tem um serio problema a noite, em que ele se levanta e tenta abrir as portas, mas nunca sabe aonde esta a chave dele e dai tenta abrir o portão grande… Nunca aconteceu dele tentar fugir, mas as vezes diz que vai embora…
Insiste muito em dirigir, não deixa de forma alguma vendermos o carro, por enquanto ele aceita, pois dizemos que o medico proibiu e o que o medico diz é ordem… Mas em todos os.medicos que levamos ele, ele pede se pode dirigir e todos sabendo do caso, dizem que não…
É. ..muito difícil..Só quem cuida é que sabe…minha mãe tem Alzheimer. ..agora não xinga quanto antes…e está dormindo…Graças Deus…Mas esse dias entrei paranoia…era três horas manhã. ..consegui leva la pra cama…fiquei sofá..cochilei…uns vinte minutos. ..mais menos…ela sentada. ..sofá me chamou. ..começou chorar. ..Perguntando pq.ela estava assim…que não lembrava direito. .as vezes nem sabia onde estava…que a cabeça dela rodava. ..e não lembrava…ficou muito tempo chorando e me perguntando. ..eu falei que era assim mesmo…que pessoas de idade esquece mesmo…mas ia ficar td.bem..cinco e meia mais menos. ..consegui que leva la pra cama. .depois dormiu…ai eu desabei. ..me sinto Inútil…Me senti mais frágil que ela…sei que ainda tem outras situações difícil…e não tenho muito oque fazer..Só Pedir a DEUS…que me CAPACITA….?
Ameiii o artigo e site de vocês, estão de parabéns, otimo conteudo e de facil entendimento, obrigada!
Meu marido tem essa doença, foge sempre ele é muito ativo foi diagnosticado com a. Doença de Alzheimer com 57 anos agora está com 61 não consigo segurar ele só se ficar fechada dentro de casa se abrir a porta ele vai para a porta do prédio e sai às vezes consigo trazer ele pra dentro às vezes não aí some e fica na rua até alguém achar e telefonar ele tem o telefone dentro da carteira penso que não dou conta estou adoece ndo tb,por mais que faço parece inútil.