Alzheimer: A Importância de Buscar Grupos de Apoio para o Cuidador
- 27 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Cuidador
Cuidar de uma pessoa com Alzheimer costuma ser um desafio para os familiares que atuam como cuidadores. Os especialistas estimam que um doente exija, em média, cerca de 16 horas de cuidados ininterruptos. Quando essa carga de trabalho fica por conta de uma única pessoa, como acontece em algumas famílias, a rotina é ainda mais estressante e às vezes solitária. O resultado pode ser o estresse do cuidador, uma condição que acontece com frequência, mas que pode e deve ser combatida! Uma das várias formas de combater esse estresse é procurar por grupos de apoio…
Eles são geralmente oferecidos por instituições de familiares de pessoas com Alzheimer, como a ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer). Ao participar de encontros desses grupos, o cuidador conhece e troca experiências com outros cuidadores que passam pela mesma situação. É uma forma muito interessante de ver que não se está sozinho nessa jornada, e que muita gente também encara os mesmos desafios diários!
Como se beneficiar dos Grupos de Apoio
Os grupos podem ter caráter mais informativo ou de apoio social e emocional. No primeiro caso, como o próprio nome já diz, geralmente são focados em explicar ao cuidador quais as melhores formas de cuidado, tratamento, prevenção e outros temas relacionados à doença. Os grupos de apoio emocional são aqueles onde os cuidadores trocam suas experiências, contam sobre suas dificuldades no dia a dia e conversam sobre como superar os problemas.
Para participar dos grupos de apoio da ABRAZ, procure a unidade da associação na sua região. Para conhecer a lista das regionais, é só clicar aqui e pesquisar no site da ABRAZ. Se você mora em uma cidade que não tenha essa possibilidade, uma boa opção é assinar o Alzheimer360, onde você poderá contar com as dicas de especialistas em Alzheimer sem sair de casa: tudo através do seu computador! Clique aqui para assistir ao vídeo de apresentação da plataforma do Alzheimer360!
Minha mãe tem 85 anos e desde 2010 foi diagnosticado Alzheimer. Ela tem hoje,11 filhos mas parece que tem 2,eu e meu irmão especial.
Minha mãe tem 89 anos e tem a demência. Colamos cuidadora profissional durante o dia e as filhas dormem a noite. fizemos uma escala cada filha dorme uma noite e cada final de semana fca com uma filha. Assim todos participam e não sobrecarregar apenas a uma pessoa. O segredo é a Paciência e o Amor.
Gostaria de saber se em Vila Velha-ES, tem algum grupo d apoio?
Oi ..minha mãe tem 67 anos..em 2014 .foi diagnosticada M.A.(mal de alzheimer)..e sou eu q cuido dela.. Qri participar do grupo..acho fundamental.. Pq cada dia uma preocupação a mais..muito bonito essas trocas de informações..
E gostaria de saber como faço pra participar de um grupo de apoio??
Olá Keila, em que cidade vc mora?
Olá
Minha mãe está com demência e Alzheimer. Todos na família estão cansados e sem saber como agir. Já estamos no segundo psiquiatra, mas o medicamento já não faz mais efeito. Agora, o último psiquiatra falou que para internação ou o uso de medicamentos mais fortes, necessita de vários exames. Não sabemos como levá-la para fazer esses exames. Ela não quer tomar remédio, come muito pouco, não cuida da higiene pessoal e não aceita nossa ajuda. Agora, está tendo alucinações, sentindo que está sendo atacada. Não dorme a noite e todos na família estão muito cansados e confusos. Peço auxilio. estamos confusos e desanimados.
Obrigada.
Minha mãe tem 73 anos e 9 anos de diagnóstico. Atualmente, ela vinha bem., tranquila, mas há 1 mês começou uma inquietação. Ela anda pela casa durante todo o dia. Vai e volta durante 12 horas por dia. O q podemos fazer para tranquiliza lá.
Boa noite, o meu nome é Beatriz e sou estudante do técnico. Eu e a minha equipa estamos numa iniciativa chamada Tecstorm na qual desenvolvemos um projeto e gostaria de saber a vossa opinião profissional sobre ele.
O nosso projeto consiste no desenvolvimento de um sistema com dois smart watches e uma caixa inteligente.
O objetivo é uma das pulseiras servir para o paciente e outra para cuidador.
A pulseira do paciente tem um alarme para o lembrar de tomar os comprimidos e um botão para chamar o cuidador em caso de emergências.
A caixa tem led’s e sensores de luz: os led’s acender-se-ão quando estiver na hora de tomar o comprimido e, assim que este for retirado da caixa, apaga-se o led. Caso isso não aconteça durante um x tempo predefinido será enviada uma mensagem para o smart watch do cuidador.
A pulseira do cuidador teria apenas um alarme que o chamaria para ajudar o paciente.
Agradecemos desde já a disponibilidade e seria um prazer receber o vosso feedback dada a vossa preocupação com o tema e conhecimento sobre o mesmo.
Com os melhores cumprimentos,
Beatriz Filipe
Gostaria de sabe se em João Pessoa tem grupos de apoio
Muitas pessoas tem um certo preconceito a respeito da demência, usam o termo de forma pejorativa sem saber ao certo do que se trata. Ao contrário do que se pensa, essa condição não tem relação com a loucura: a Demência é uma condição onde o cérebro perde funções que ele tinha previamente.
https://www.youtube.com/watch?v=qfZ3VpYJK4Y
Olá tudo bom? Aqui é o Dr. Willian Rezende e neste NeuroNews vou falar sobre: melhora da fotofobia pós toxina botulínica terapêutica, dieta cetogênica e melhora dos sintomas não motores na doença de Parkinson, e produtos químicos comuns no dia-a-dia ligados à deficiência de linguagem em crianças.
https://www.youtube.com/watch?v=1Z0djmm1T_k
PRECISAMOS DE AJUDA URGENTE EU E MINHA IRMÃ CUIDAMOS DA NOSSA MAE COM 76ANOS COM DEMÊNCIA AVANÇADA…ESTAMOS ESGOTADAS…TEM ALGUM GRUPO DE APOIO EM PORTO ALEGRE RS
Boa tarde, gostaria de saber qual o endereço e como funciona os grupos de apoio a pessoas com alzheimer
Gostaria de saber aqui em Recife qual o endereço para participar dos grupos de apoio aos familiares de portadores de Alzheimer
Gostaria de saber se há em Recife algum local onde possamos buscar apoio para pessoas que cuidam de parente com Alzheimer. Obrigada. Se possível mandem algum contato.
Boa noite, preciso muito de ajuda.minha mãe de 76 anos está com Alzheimer,e estou cuidando dela sozinha.apesar de ter mais três irmãos, não estou tendo nenhum apoio.e além do Alzheimer ela não anda,devido a um sério problema nos dois joelhos que precisa de cirurgia… preciso de um grupo de apoio,por favor 🙏🙏🙏
Olá
Prezados,
Bom dia!
Meu pai tem 88 e a 5 anos foi diagnosticado com a doença de Alzheimer e para as minhas duas irmã que cuidam dele está sendo muito difícil, principalmente para a mais nova de 44 anos, que além de cuidar dele esta tendo que administrar a situação com a minha outra irmã, mais velha de 60 anos, que divide as tarefas, mais devido a idade tem apresentado muita irritabilidade e cansaço e com a chegada da pandemia tudo ficou ainda mais difícil, isolamento social, cuidados com higiene, medicação e infelizmente não podemos reversar ou ajuda-las, por isso peço ajuda.
Se existir algum site com grupo de apoio on-line para a troca de ideais, experiencias entre outros, seriamos eternamente grato.