Arte pode Ajudar a Revelar o que Acontece no Cérebro de Pessoas com Alzheimer
- 9 de janeiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Arte e Cultura
Se você tem acompanhado blog do Alzheimer360, sabe que sempre falamos dos benefícios da arte para as pessoas com Alzheimer. Falamos sobre como observar obras de arte ajuda a combater os sintomas da doença e também de projetos artísticos voltados para os doentes. Agora, é a primeira vez que falamos sobre como a arte pode descobrir os mistérios que se escondem no cérebro de quem tem a doença!
A psicóloga Alex Forsythe, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, analisou pinturas de 2 grupos de artistas. Alguns deles desenvolveram doenças cognitivas, como o Alzheimer, e outros não desenvolveram doenças. São eles Pablo Picasso, Claude Monet, Marc Chagall (que não tinham diagnóstico conhecido de doenças neurológicas), Salvador Dalí, Norval Morrisseau (que desenvolveram mal de Parkinson), Willem de Kooning e James Brooks (diagnosticados com mal de Alzheimer).
A psicóloga analisou as pinceladas desses artistas por um método chamado análise fractal, que analisa padrões matemáticos recorrentes. Assim como a escrita, as pinceladas dos artistas têm o seu padrão, e foi de acordo com essas variações que a descoberta foi feita.
O que a arte tem a nos dizer sobre o Alzheimer
O que se observou é que o padrão das pinceladas dos artistas que tiveram Alzheimer e Parkinson diminuiu ao longo do tempo. A análise mostrou que o padrão de todos passou por modificações mas no caso daqueles que tiveram doenças neurodegenerativas, as alterações foram mais intensas. “O que verificamos é que, até 20 anos antes de serem diagnosticados com algum transtorno neurológico, o conteúdo fractal nas pinturas desses artistas começou a diminuir.”, concluiu Alex Forsythe.
Ainda segundo a psicóloga, o estudo ajuda e entender melhor o que acontece no cérebro das pessoas que tem Alzheimer. Com essa nova pista, os cientistas poderão dar prosseguimento a outras pesquisas sobre o tratamento da doença. Além disso, o estudo confirma o que outros pesquisadores já dizem: que o Alzheimer se instala muitos anos antes do aparecimento de qualquer sintoma!
Para saber mais sobre como a arte pode ajudar no cuidado de pessoas com Alzheimer e descobrir como inserir a arteterapia na rotina da pessoa que você cuida, conheça a plataforma de ensino do Alzheimer360. Lá você conta com palestras e vídeos de arteterapeutas especialistas no tratamento da doença. Clique aqui e conheça agora!