Arte e Cultura
A experiência de cuidar do pai ou mãe com Alzheimer é uma experiência transformadora para qualquer um. Ninguém que passou por essa experiência sai da mesma forma que entrou. Alguns ex-cuidadores familiares transformam suas experiências em arte para inspirar e provocar reflexões nas pessoas. Essas manifestações artísticas, independente da sua forma (seja em livros, videoclipes […]
Uma reflexão e um bate papo sobre envelhecimento com a Revista Velharias sobre o tema: “Como as pessoas enxergam a velhice? “
A música é um instrumento poderoso contra o Alzheimer! Os benefícios da musicoterapia para pessoas com Alzheimer são gigantescos e, mesmo já sendo conhecidos, os efeitos positivos da música ainda surpreendem o mundo todo! Um vídeo que viralizou na internet demonstra esse poder da música na memória da pessoa com Alzheimer!
Conheça a incrível história de Osvaldo! Um homem com Alzheimer que desenvolveu a arte da Gavetaria com a ajuda de seus filhos, e hoje sua arte ajuda no tratamento da doença!
Nós, do Alzheimer360, estamos sempre em busca dos melhores livros sobre Alzheimer para enriquecer nosso repertório e indicar para vocês. Alguns desses livros mexem muitos com a gente. E é exatamente de um livro como o “Diário do esquecimento”, da arquiteta Míriam Morata Novaes que estamos falando.
Um grupo de artistas portugueses fizeram bonito! No dia mundial do Alzheimer (21 de setembro), artistas realizaram um show beneficente em Lisboa para conscientização sobre o Alzheimer.
Uma das principais características que uma pessoa deve ter ao cuidar de um doente de Alzheimer é a capacidade de exercer a empatia.O conto, além de ser emocionante…
Você já ouviu alguém falar que “a música é a linguagem da emoção” e que faz bem para o corpo e para a alma? Parece papo de poeta, mas acreditem, é verdade!
Imagine a cena: você vai a um restaurante novo conhecê-lo. Você se senta, cumprimenta a garçonete e faz o seu pedido. Ela te atende de forma muito simpática e segue em direção a cozinha. Minutos depois chega em sua mesa um prato totalmente diferente do que você pediu…
A emoção do no olhar do doente captada pelas lentes do fotógrafo faz com que seja impossível não pensar no assunto de uma forma humanizada. Pensando nisso, a fotógrafa Suzan Falzone decidiu usar seu dom da fotografia para registrar a rotina da sua tia Grace, portadora da doença de Alzheimer.
Antes de começar, um aviso: pegue seus lencinhos! As mães são, na maioria dos casos, responsáveis por muito do que somos hoje e merecem toda a nossa dedicação. Por isso trouxemos esse texto lindíssimo…
Se hoje temos consciência da existência da doença de Alzheimer e podemos falar sobre ela, sobre a prevenção e o tratamento, é graças ao primeiro passo que foi dado por Alois Alzheimer, médico psiquiatra que descobriu a doença e escreveu sobre ela pela primeira vez na história…
O fotógrafo Mark Seymour encontrou na fotografia a sua terapia, válvula de escape e uma forma de eternizar o pai. De quebra, aproveitou para usar a arte e conscientizar as pessoas sobre a doença.
O ensaio traz fotografias que misturam naturalidade, sensibilidade, emoção e a dor lenta do Alzheimer, nos levando a refletir que antes de portadores da doença de Alzheimer, se tratam de pessoas, humanas, com personalidade, expressões, sorrisos e marcas únicas.
Jovem cantora faz música e videoclipe recriando a história de vida da mãe com Alzheimer. O resultado foi emocionante!
Um publicitário fez um conjunto de expressões artísticas chamada “Réquiem para o esquecimento”, para homenagear e refletir sobre a doença de Alzheimer da sua avó.
A grande maioria dos pais têm o desejo de participar do casamento dos filhos. Duas irmãs, mesmo solteiras, deram um jeito de garantir a presença do pai com Alzheimer em seus álbuns de casamento!
Você conhece a arteterapia? É um tratamento não-farmacológico, ou seja, sem uso de remédios, com resultados incríveis para as pessoas com Alzheimer. Como o próprio nome já diz, trata-se de ajudar o doente com uma terapia baseada na arte.
O cinema é a paixão de muitos… Para outros, é no mínimo uma boa forma de passar o tempo e se divertir. Quem é que não gosta de assistir a um bom filme, não é mesmo? Hoje preparamos uma lista com 12 filmes que falam sobre o Alzheimer. A doença está presente em todos eles, seja como tema principal ou como pano de fundo da trama. Confira a lista!
Muitas campanhas de conscientização já tentaram mostrar para as pessoas como é ter a Doença de Alzheimer. Colocar-se no lugar do doente é algo que todos precisamos para melhorar nossa compreensão. Com certeza isso nos ajudará a ter mais empatia e pode até melhorar a forma como cuidamos! O projeto “The Hardest Crossword” (As Palavras Cruzadas mais Difíceis, em português) consegue tocar nesse ponto, sendo emocionante e informativo ao mesmo tempo.
É incrível como o cinema e outras mídias conseguem demonstrar a essência de algumas coisas. Com a Doença de Alzheimer também é assim. Músicas, filmes, seriados e documentários costumam demonstrar a realidade de uma forma impactante.
Você já deve conhecer a história de Fernando Aguzzoli e da vovó Nilva. Em 2013, ele largou o emprego e a faculdade para se dedicar aos cuidados da avó, que tinha Alzheimer.
Se você tem acompanhado blog do Alzheimer360, sabe que sempre falamos dos benefícios da arte para as pessoas com Alzheimer. Falamos sobre como observar obras de arte ajuda a combater os sintomas da doença e também de projetos artísticos voltados para os doentes.
Na luta contra o Alzheimer, é importante ter o máximo de informações que você pode conseguir. E isso vale tanto para a prevenção contra a doença quanto para o tratamento do doente. Já mostramos por aqui uma lista de livros sobre o Alzheimer, que trazem desde romances a dicas rápidas para o dia a dia.
Esta é uma daquelas excelentes histórias que marcam uma geração. Não é por acaso que o livro Para Sempre Alice é um best seller mundial! Ele conta a história de uma renomada professora de Harvard, conhecida por ter uma memória afiadíssima, capaz de memorizar um grande volume de informações de sua área de conhecimento.
Um ensaio fotográfico ganhou repercussão nas redes sociais ao demonstrar o amor e o carinho de um casal de idosos. Paulo Silva, de 81 anos e Benedita Silva, de 76, foram clicados pelo fotógrafo Daniel Cruz após ganharam uma promoção.
A pesquisa foi realizada pelo Centro de Medicina do Envelhecimento da Universidade Católica de Roma, em conjunto com a Galeria Nacional de Arte Moderna da Itália. Os cientistas confirmaram que observar obras de arte pode melhorar bastante muitos dos sintomas da Doença de Alzheimer. Incrível, não é mesmo?
Uma dúvida que cuidadores e principalmente os familiares de pessoas com Alzheimer tem, é sobre o que fazer para evitar que desenvolvam a doença no futuro. Se essa é a sua dúvida, o livro 100 Dicas Simples para Prevenir o Alzheimer vai ajudar!
Ausência conta a história de Ervin de Apolinário, um professor universitário que aos poucos vê sua incrível memória e conhecimentos começarem a…
O projeto Faça Memórias, do Museu Brasileiro da Escultura, leva idosos com Alzheimer para seus ateliês e exposições. A iniciativa visa melhorar a…
Além da doença, ela precisava lidar com a dor da perda. Foi então que veio a ideia de registrar o amor pelo filho em sua pele para sempre…
Vovô volta a ser criança é contado pelo ponto de um neto. Enquanto ele relata as atitudes do avô, conta também como a família vai se organizando para…
As prateleiras das livrarias estão cada vez mais cheias de livros sobre a Doença de Alzheimer. Conheça estas obras que selecionamos para você entender…
Ele ofereceu para tatuar pessoas que são diagnosticadas com Alzheimer. Não é qualquer tatuagem: tem um significado especial que pode ajudar essas…
Muitas vezes, nem ficamos sabendo quais celebridades tiveram a doença. Veja esta lista com alguns famosos que passaram por quadros de Doença de Alzheimer…
Vovô é um Super-Herói é o novo livro de Fernando Aguzzoli, que ficou conhecido após largar tudo para cuidar de sua avó com Alzheimer…
Desde que seu avô foi diagnosticado com Alzheimer, o cantor Edu Gueda e sua família notaram o quanto o idoso tinha dificuldades de memória. Muito ligado ao avô, ele conta que não ser reconhecido pelo ente querido foi um dos piores momentos de sua vida. Quem conhece o Alzheimer sabe que esta é uma situação que acontece bastante, mas que mesmo assim causa dor em familiares e amigos.
Ted McDermott tem 80 anos e mora no Reino Unido. Ele trabalhou a vida toda como cantor, e era bastante conhecido por saber todas as músicas decoradas. Porém, em 2013, Ted foi diagnosticado com Alzheimer. Muitos acreditaram que este seria o fim da incrível memória do idoso. Mas, isso aconteceu só em partes…
Leitura de poesia comprova que idosos com Alzheimer ainda conseguem recordar de trechos de livros ao ouvi-los. Quando lemos um texto que mexe com a gente de alguma forma, as palavras e versos tendem a ficar gravados para sempre em nossas memórias – mesmo em uma pessoa com Alzheimer.
O nome do projeto do fotógrafo italiano, Fausto Podavini, é Mirella. Com essas fotos, ele foi vencedor do prêmio World Press Photo na categoria “Daily Life Stories” por esta obra.