Entenda Como a Arte pode Reduzir os Sintomas do Alzheimer
- 15 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Arte e Cultura
Na semana passada falamos aqui no blog sobre um projeto do MuBE, o Museu Brasileiro da Escultura, que promove atividades para pessoas com Alzheimer. Os idosos participam das exposições e também fazem trabalhos artísticos no ateliê acompanhados por arteterapeutas. Agora, uma pesquisa feita na Itália vem confirmar ainda mais a importância da arte para quem tem a doença!
A pesquisa foi realizada pelo Centro de Medicina do Envelhecimento da Universidade Católica de Roma, em conjunto com a Galeria Nacional de Arte Moderna da Itália. Os cientistas confirmaram que observar obras de arte pode melhorar bastante muitos dos sintomas da Doença de Alzheimer. Incrível, não é mesmo?
Como observar obras de arte pode amenizar sintomas do Alzheimer?
Os pesquisadores reuniram um grupo de pessoas com Alzheimer, alguns em fase leve e outras no estágio moderado. Eles fizeram visitas guiadas a uma pinacoteca com pinturas de artistas como Paolo Veronese, Domenico Morelli e Giuseppe de Nittis. Após isso, passaram por uma avaliação clínica e psicológica. E sabe o que aconteceu?
Foi confirmado que houve uma redução de 20% na frequência de alguns sintomas da Doença de Alzheimer, como ansiedade, apatia, irritabilidade e agressividade. Segundo Roberto Bernabei, diretor do Centro de Medicina do Envelhecimento, “Os resultados comprovam que visitar museus pode frear os primeiros sintomas da doença”. É importante lembrar que a visitação não causou nenhuma melhora no déficit cognitivo, mas sim nos sintomas falados acima.
Ainda assim, os efeitos benéficos duraram semanas e afetaram também quem acompanhou os idosos: “O teste feito antes e depois da visita pela galeria evidenciou uma notável redução do nível de estresse, não só em quem está mal, mas também nos acompanhantes”, explicou a geriatra Rossella Liperoti.
As atividades artísticas podem inclusive fazer parte da rotina da pessoa com Alzheimer. Quer saber como organizar esses e outros exercícios para frear o avanço da doença? Assista à aula sobre Rotina e Doença de Alzheimer, no Curso Gratuito Online para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer. É só clicar aqui e se cadastrar!