Avós que tomam conta dos netos têm menor chance de ter Alzheimer
- 6 de março de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Se antes, já não faltavam motivos para que avós e netos passassem um tempo juntos, agora tem um ainda melhor: avós que cuidam dos seus netos com frequência têm menos riscos de ter a doença de Alzheimer!
Um estudo, feito na Austrália, realizou testes cognitivos com 120 avós. O resultado foi a constatação de que aqueles que tomavam conta de seus netos pelo menos uma vez por semana obtiveram melhor desempenho nos testes.
A explicação é a de que cuidar dos netos uma vez por semana ajuda a manter os avós mentalmente ativos!
Toda atividade realizada na terceira idade é bem-vinda para o idoso. Cuidar dos netinhos pode contribuir para a satisfação pessoal, e promover o sentimento de “sentir-se útil”, tão importante para o bem estar.
Não exagere: os avós precisam de descanso
Por outro lado, ficar muito tempo tomando conta dos pequenos pode dar o resultado oposto.
Segundo o estudo, os avós, que tomavam conta dos netos 5 vezes ou mais na semana, obtiveram desempenho pior nos testes que avaliavam memória e velocidade de processamento mental.
A explicação é a de que a responsabilidade de cuidar dos netos com tanta frequência pode sobrecarregar o idoso, gerando estresse. Como consequência, seu desempenho nos testes cognitivos diminuiu.
É uma via de mão dupla: Ficar com os avós traz muitos benefícios para os netos também!
Há estudos que comprovam que crianças que cultivam relacionamentos fortes com os avós são mais generosas e apresentam menores taxas de ansiedade e depressão no futuro!
A explicação está na dedicação que os avós podem disponibilizar para os netos. Geralmente, quando são pais, as pessoas têm inúmeras preocupações com carreira e o impasse entre presença para os filhos e segurança financeira: ou seja, vivem cansados!
Já os avós não têm a responsabilidade do dia-a-dia na criação das crianças, o que torna o convívio mais leve. Além disso, na maioria dos casos, suas carreiras geralmente estão em processo de desaceleração ou já estão aposentados.
Tudo isso possibilita uma relação mais tranquila, calma e benéfica para ambos os lados!
Avós com Alzheimer e convivência com os netinhos
A relação entre netos e avós tem inúmeros motivos para ser estimulada nas pessoas com Alzheimer!
Além do benefício do estudo, a presença das pessoas queridas ajuda o paciente a enfrentar melhor a doença! Afinal, segundo a palestrante do Alzheimer360 Maria Leitão Bessa, “o melhor tratamento é o aconchego familiar”.
Essa palestra está disponível na plataforma de ensino online do Alzheimer360. Conheça agora e tenha acesso também a relatos emocionantes e inúmeras dicas de prevenção e tratamento!
Parabéns pela publicação , sempre tem novidades . Estou sempre buscando para estar mais bem informada. Pois cuido da minha tia com Alzheimer.