Será que Bactérias estão Causando o Alzheimer?
- 30 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
A maioria dos estudos sobre o Alzheimer, desde que a doença foi descoberta, se baseiam no acúmulo de placas beta-amiloide no cérebro. Essas placas, compostas por proteínas, seriam as responsáveis por lesar os neurônios pouco a pouco, o que causa os progressivos sintomas do Alzheimer. Agora, o que alguns pesquisadores descobriram vai além disso. Foram encontradas nos cérebros de alguns doentes componentes de bactérias. Será que elas teriam algo a ver com a doença?
A descoberta foi feita por cientistas do Departamento de Neurologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Depois de 4 anos de estudos, eles encontraram moléculas bacterianas em cérebros de 18 pessoas que tinham a doença. Em comparação com pessoas saudáveis, os doentes tinham altos níveis das bactérias E. coli K99 pili e LPS (lipopolissacarídeo).
O que a descoberta das bactérias pode trazer de novidade na luta contra o Alzheimer
Como é a primeira vez que esses componentes são encontrados em cérebros de pessoas com Alzheimer, os médicos ainda tem algumas dúvidas. A primeira delas é se as bactérias são mesmo as causadoras da doença ou se eles foram parar no cérebro depois da instalação do Alzheimer. Nesse caso, elas seriam a consequência e não a causa.
Porém, a melhor das hipóteses é que elas estejam mesmo relacionadas ao aparecimento da Doença de Alzheimer. Isso abriria novas portas para o tratamento e a prevenção: “Se o LPS causar a doença, podemos imunizar as pessoas contra ele ou tratar infecções relacionadas ao LPS com mais vigor do que fazemos hoje”, afirmou o professor de neurologia Frank Sharp, um dos pesquisadores que participou do estudo.
Enquanto os cientistas buscam por mais essa resposta, a melhor forma de combater o Alzheimer é a prevenção. Com a alimentação correta, prática de exercícios e treinamento para o cérebro é possível adiar a chegada da doença e manter as habilidades que os doentes ainda possuem. Quer conhecer essas técnicas? Cadastre-se no Curso Online Gratuito para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer. É gratuito! Clique aqui e se inscreva agora!
Adorei esse site o conteúdo é muito bem escrito. Parabéns 😉