Novo Estudo: Bactérias Intestinais podem Acelerar Chegada do Alzheimer
- 21 de fevereiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Como você deve saber, nosso organismo está cheio de bactérias. Mas, fique calmo! Elas tem ação importante para algumas funções do nosso corpo, como no intestino, por exemplo – é a tão conhecida flora intestinal.
O que alguns cientistas observaram é que algumas alterações nessas bactérias podem estar relacionadas à Doença de Alzheimer. E isso pode ajudar bastante para entender o problema e se prevenir mais cedo.
O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia. Eles compararam a flora intestinal de ratos sadios com aqueles que tinham o acúmulo de proteínas beta-amiloide do cérebro (as proteínas que lesam os neurônios, causando os sintomas do Alzheimer). A conclusão foi que os ratos “com Alzheimer” tinham composições diferentes nessas bactérias.
Bactérias acelerando o Alzheimer
Outro teste feito pelos cientistas foi transferir as bactérias, tanto dos ratinhos doentes quanto dos sadios, para outros ratos. Nesse caso, aqueles que receberam as bactérias dos animais doentes desenvolveram mais placas beta-amiloide no cérebro.
A conclusão é que, dependendo da situação das bactérias da flora intestinal, pode haver uma relação com o avanço mais rápido do Alzheimer. O benefício da descoberta é que ela aponta para novos caminhos possíveis de prevenção e tratamento da doença.
Segundo a pesquisadora Frida Fåk Hållenius, “Os resultados significam que podemos agora começar a procurar formas de prevenir a doença e atrasar o aparecimento dos sintomas”. Atualmente há formas de prevenir e frear o avanço do Alzheimer, para aqueles que não tem a doença e também para os que já enfrentam as dificuldades.
O primeiro passo é se informar. Uma boa dica para você é o Curso Gratuito Online para Cuidadores, que explica bastante sobre o Alzheimer e mostra diferentes formas de cuidado e estimulação. Inscreva-se e participe!