Blog
Como dar banho em pessoas com Alzheimer acamadas
- 12 de abril de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Quando o assunto é “banho” em pacientes com Alzheimer, as realidades variam muito de caso para caso. Alguns pacientes não se importam de tomar banho, outros recusam fortemente essa atividade.
Em muitos casos, para o doente de Alzheimer, atividades como tomar banho diariamente e se vestir podem representar descontentamento e uma série de desafios. Para o cuidador, desafios maiores ainda: conseguir higienizar o doente mesmo quando ele está relutante.
Como todos os desafios que englobam o Alzheimer, para enfrentar o desafio do banho o cuidador precisa ter paciência, cuidado e amor.
Já demos algumas dicas para o banho dos doentes de Alzheimer aqui no blog, e hoje preparamos dicas específicas para o banho de doentes de Alzheimer acamados. Confira:
Antes de mais nada: Observe a temperatura da água
Antes de qualquer coisa verifique a temperatura da água antes do banho, garantindo que ela esteja agradável. Além disso, mantenha toalha e roupão próximos e, se possível, aquecidos.
Essa atitude evita a situação de deixar o doente só, confuso e com frio enquanto você busca uma toalha. Preparação é fundamental!
Transforme o banho em um momento agradável
Transformar a hora do banho em um momento de descontração só trará ganhos para o doente e para o cuidador!
Use o bom humor, distraia o doente e traga leveza para esse momento.
Uma dica é secar o corpo do doente com massagens delicadas para proporcionar uma sensação de relaxamento e conforto.
Dica: utilize um saco plástico para cobrir a cama
Se o banho for na própria cama e ela não possuir colchão à prova de água, a dica é colocar um saco plástico de tamanho grande e aberto embaixo do lençol da cama. Assim, o colchão não se molha durante o banho!
Prepare os materiais que vão ser usados com antecedência
Faça uma lista dos materiais que você vai utilizar e deixe-os separados com antecedência. Os materiais geralmente englobam:
- 1 Bacia média (com a água em uma temperatura média e agradável);
- 2 gazes limpas para os olhos;
- 2 esponjas (lembre-se de que elas devem ser macias e que você deve separar uma apenas para as genitálias);
1 toalha de banho, de preferência aquecida (uma dica é passar a toalha com ferro de passar roupa quente antes de dar o banho) ; - 1 colher (sopa) de sabonete líquido, aproximadamente, para diluir na água;
- Roupas limpas para vestir após o banho
Separe todos esses itens primeiro, e só depois parta para o momento do banho.
O banho: passo-a-passo
Sintetizamos o banho do doente acamado em doze passos:
- Cuidadosamente, traga o idoso para mais perto de você e retire o travesseiro da sua cabeça.
- Para começar, mantenha um lençol ou toalha por cima do doente, para evitar que ele pegue um resfriado
- Comece pelo rosto: lave os olhos do doente com as gazes molhadas ou um pano úmido. Comece a passar a gaze do canto interno do olho para o externo (de dentro para fora). Importante: não use sabonete ainda!
- Lave o rosto e as orelhas com uma das esponjas úmidas. Tome cuidado para que não entre água dentro do olho ou nos ouvidos, e em seguida seque o rosto do doente com a toalha.
- Só agora você vai colocar o sabonete líquido na bacia com água. Misture o sabonete na água e molhe a esponja na mistura.
- Levante o lençol na região superior do corpo do doente, e com a esponja já molhada, comece a lavar os braços, iniciando pelas mãos e subindo em direção às axilas. Em seguida, lave o peito e a barriga do idoso.
- Seque o doente com a toalha e coloque o lençol em cima dele novamente, mas desse vez, deixe as pernas de fora
- Lave as pernas com a esponja, começando pelos pés e indo até as coxas. em seguida, seque com a toalha. Tenha bastante atenção na hora de secar entre os dedos dos pés: se deixar molhado, o idoso poderá ficar com micose.
- Em seguida, lave a região íntima do idoso com a outra esponja. O movimento deve começar sempre pela frente e depois atrás. Para lavar o ânus do doente, a dica é virá-lo de lado. Assim, você aproveita para tirar o lençol dobrado das costas do doente e substituir por um seco.
- Seque a região íntima do paciente e, enquanto ele ainda está deitado de lado, lave as costas com a outra esponja umedecida. É muito importante lembrar de trocar novamente as esponjas, ok?
- Para finalizar o banho, deite o paciente sobre o lençol seco (que você colocou no passo 9) e retire o resto do lençol molhado. Estique o resto do lençol seco na cama, retire o lençol que estava cobrindo o paciente. No caso de você ter utilizado o saco plástico embaixo do lençol da própria cama para não molhar o colchão, retire o plástico ao mesmo tempo em que retira o lençol molhado do banho.
- Vista o doente com roupas limpas e do agrado dele.
Para lavar o cabelo do doente acamado
Exceto em casos discutidos com o médico, o ideal é que o número de lavagens do cabelo do doente por semana deve ser o número de vezes que a pessoa lavava o cabelo antes de ficar acamada.
Materiais utilizados na lavagem do cabelo
Assim como no banho comum, para lavar o cabelo da pessoa acamada o material deve ser separado antes do momento do banho. A lista é composta dos seguintes materiais:
- 1 toalha;
- Shampoo;
- 1 bacia com água em temperatura agradável;
- 1 copo de plástico;
- 1 sacola plástica ou uma outra bacia vazia;
- 1 escova de cerdas macias ou pente.
Passo a passo para lavar o cabelo do doente de Alzheimer acamado
Uma dica é lavar os cabelos no mesmo momento em que for dar o banho, já que ambas atividades podem molhar os lençóis da cama, e assim evita trocas excessivas de roupa de cama. Seguem os passos:
- Posicione o doente deitado de barriga pra cima, em direção aos pés da cama.
- Coloque o travesseiro debaixo das costas do doente de um jeito que sua cabeça fique levemente inclinada para trás
- Coloque o saco plástico ou a bacia vazia em baixo da cabeça do paciente para não cair água no chão e, em seguida, coloque uma toalha por cima
- Derrame sutilmente e lentamente a água no cabelo do paciente, com a ajuda do copo plástico. A dica é utilizar o mínimo de água possível para não molhar o colchão.
- Passe o shampoo no cabelo, massageando o couro cabeludo. Aproveite para relaxar o doente nesse momento com a massagem.
- Enxague o cabelo para tirar o shampoo com o copo plástico.
- Retire o saco ou a bacia que estava debaixo da cabeça e, com a toalha, seque o cabelo do doente.
Cuidados a serem observados
- Caso o doente possua curativos, evite molha-los. Caso isso ocorra, refaça o curativo.
- Após o banho você pode passar hidratantes e desodorantes no idoso. Isso aumenta o conforto do paciente e evita doenças de pele.
- Após lavar o cabelo, se possível, seque com um secador para que o idoso não fique com os fios úmidos e frios.
Penteie sempre os cabelos após lavá-los. Dê preferência a uma escova de cerdas macias, que evita de machucar o doente.
Como vemos, os cuidados com a pessoa com Alzheimer são inúmeros! Quanto mais bem informado o cuidador estiver, melhores serão os cuidados e, consequentemente, mais feliz o idoso ficará (e você também!)
Para se manter informado sobre todos os ângulos da doença de Alzheimer conheça a plataforma de ensino online do Alzheimer360! Nela, você encontrará dicas práticas e realmente úteis para você aplicar na sua rotina de cuidados. Clique aqui e faça parte!
Bom dia. Gosto muito das reportagens aqui escritas. Minha mãe inicia esse quadro dessa doença. Gostaria que vocês, publicasem interterimento para fazer com ela. Porque vive o momento,e em cinco minutos passados já esqueceu o que fez. Obrigada
E ótimo aprendo muito com Alzheimer 360 pois meu pai tem alzaime e aprendo muito. Indico a todos
Adorei o site, meus parabens!