Blog
Café é um grande aliado contra o Alzheimer
- 15 de março de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Alimentação Prevenção e Tratamento
Para quem gosta, agora tem mais um motivo para tomar aquele cafézinho: ele é um aliado forte na luta contra o Alzheimer!
Segundo estudos, a cafeína pode ser uma alternativa para ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento da doença já estabelecida!
O que foi descoberto
Um estudo realizado nos Estados Unidos utilizou 55 ratos geneticamente modificados para desenvolver sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer.
Os ratinhos que ingeriram quantidades de cafeína equivalentes a cinco xícaras de café por dia apresentaram uma reversão no quadro de perda de memória!
Além disso, foi constatada uma diminuição na produção da proteína beta-amilóide, que, como já sabemos, o seu acúmulo no cérebro danifica neurônios e isto está associado à doença de Alzheimer!
Como foi feito o estudo?
Os ratos passaram a apresentar problemas de memória aos 18 ou 19 meses, que é equivalente aos 70 dos humanos.
Quando os ratos chegaram nessa idade, os cientistas começaram a introduzir cafeína na água de metade dos ratos e os avaliaram durante dois meses.
Os ratos que consumiram a água com cafeína apresentaram resultados melhores em testes de habilidades motoras e de memória. Já os ratos que só ingeriram a água continuaram a apresentar baixo desempenho nos testes.
A pesquisa aponta ainda que a proteína beta-amilóide teve redução de 50% nos ratos tratados com cafeína!
Além disso, o café tem ação anti-inflamatória
Um outro estudo publicado na revista Nature Medicine, detectou uma associação entre o consumo de café e o controle de processos inflamatórios, principalmente entre as pessoas mais velhas.
Segundo o estudo, aqueles que consumiam mais cafeína estavam mais protegidos contra um estado crônico de inflamação. E, como sabemos, a inflamação crônica está ligada a doenças como o Alzheimer.
O trabalho avaliou amostras de sangue de 100 pacientes de todas as idades para identificar quais genes eram especialmente ativos entre os mais idosos. Foram achados trechos de DNA que são responsáveis por uma proteína associada a inflamações.
Esses genes, segundo o estudo, ficam mais ativos com a idade. Quanto mais ativos, maiores as chances de desenvolver doenças que envolvem processos inflamatórios.
Porém, o estudo constatou que aqueles que consumiam mais cafeína estavam mais protegidos contra um estado crônico de inflamação!
Pessoas que bebiam por volta de cinco xícaras de café por dia apresentaram níveis muito mais baixos na atividade desses genes ligados aos processos inflamatórios. Conclusão: a cafeína atuou inibindo e retardando o processo inflamatório!
Como ingerir o café
Lembre-se: é importante dosar a quantidade de cafeína ingerida. Segundo o estudo, a quantidade indicada é de aproximadamente 500 miligramas (mg) por dia.
Você sabe o que isso significa? Para ter uma noção, uma xícara de café (240 mL) pode variar entre 95 mg e 200 mg de cafeína.
Para cada 240 ml de bebida:
- Um copo de Café coado em geral tem entre 95 a 200 miligramas de cafeína
- O café instantâneo tem 60 a 120 miligramas
- Café expresso tem de 40 a 75 miligramas
- Chá Mate: de 20 a 30 miligramas
- Chá verde: contém de 25 a 40 miligramas
- Chá preto: de 15 a 60 miligramas
- Lembre-se: mesmo descafeinado, o café tem cafeína! Um copo de café descafeinado tem 2 a 4 miligramas de cafeína
É importante lembrar que o consumo em excesso de cafeína pode ser prejudicial, e a quantidade indicada varia de pessoa para pessoa.
Se você ou a pessoa que você cuida sofre de estresse, distúrbios gástricos, osteoporose consuma com moderação. Em todos os casos, consulte o médico para determinar a quantidade ideal, ok?
A alimentação é um dos pontos principais da prevenção do Alzheimer, e o café é apenas um dos inúmeros alimentos que podem ajudar. Para conhecer mais, ter acesso a receitas exclusivas que previnem o Alzheimer, assistir a aulas de diversos profissionais e ficar por dentro de todos os ângulos da doença de Alzheimer, conheça a plataforma de ensino do Alzheimer360! Clique aqui e conheça agora!
Adorei o site, meus parabens!
muito boa essas informações, vocês estão de parabéns por todas as matérias, Deus os abencões
Muito bom mesmo, estou sempre acompanhando as novidades , pois sou Cuidadora, é minha área Alzheimer e Parkinson!!!